Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Modulo 1 (2 de 3) - Valor secundários do manifesto ágil Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Modulo 1 - Parte 2 - Agilidade e o manifesto ágil
Enviado em 23/12/2023 20:14

Muito boa tarde mestre!!

Não ficou claro para mim nas aulas os tais "valores secundários" do manifesto ágil, entendi apenas que haviam 4 valores:


(1) individuo e iteração entre eles mais que processos ferramentas 

(2) Software em funcionamento mais que documentação abrangente 

(3) colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

(4) Responder a mudanças mais que seguir um plano. 


Ficaram claros os princípios e seus objetivos, mas o manisfesto fala sobre benefícios secundários? Pude observar na correção das perguntas do quiz que são considerados como benefícios secundários:


(1) A documentação de software, processos e ferramentas

(2) negociação de contratos

(3) planos de projetos a seguir, 


Tenho entendido como algo que vão de encontro com o modelo adaptativo e os 4 valores anteriores, afinal, queremos manter o minimo de documentação e o foco na comunicação da equipe, o foco na equipe e não em gerar documentações extensas de processos e ferramentas, a negociação de contrato tem que estar aberta a mudanças e entrega de valor ao cliente e plano a seguir é minimo, com iteracoes que serao elaboradas de maneira progressiva.

 

Sendo assim, a pergunta 12 me confundiu muito ao dizer que seria um VALOR SECUNDARIO a NEGOCIACAO DE CONTRATO e como justificativa de resposta, listar os 4 valores onde reforça a colaboração com o cliente mais que a negociacao de contrato, nao entendo que a negociacao de contrato seria um VALOR.

 

Devo entender que por exemplo, no primeiro valor (1) individuo e iteração entre eles mais que processos ferramentas, individuo e iteracao é um valor primario e processos e ferramentas um valor secundario? É essa a logica? Ou seja, em uma abordagem agil devo observar ambos os pontos, priorizando o primeiro? No valor (2) Software em funcionamento mais que documentação abrangente, Software em funcionamento seria o valor primario e documentação abrangente um valor secundario?

 

Espero ter conseguido explicar minha duvida, acabei errando as perguntas relacionadas ao tal valor secundário, nao ficou claro para mim na aula.

Re: Modulo 1 (2 de 3) - Valor secundários do manifesto ágil Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Modulo 1 - Parte 2 - Agilidade e o manifesto ágil
Enviado em 26/12/2023 10:33
Bom dia, Joao

No Manifesto Ágil, os quatro valores principais são apresentados em pares, onde cada par compara um valor primário com um valor secundário. O Manifesto Ágil declara:

  1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas.
  2. Software funcionando mais que documentação abrangente.
  3. Colaboração com o cliente mais que negociação de contrato.
  4. Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Portanto, "Negociação de contrato" é considerado um valor secundário, em contraste com o valor primário de "Colaboração com o cliente". Essa foi a lógica da pergunta. Considera que quando fala "colaboração com cliente mais que negociação de contrato" significa que a colaboração é mais importante que a negociação, o que não significa dizer que não haverá nenhuma negociação. 


Editado 1x. Última edição em 26/12/2023 10:35

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso