Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Como tratar os bugs dentro de um time Scrum Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Iniciando a Sprint
Enviado em 12/10/2019 16:08
Sabe-se que o backlog do produto é a base para a reunião de planejamento da Sprint. Desta reunião teremos como saída o backlog da sprint, mas ainda não consegui perceber como funciona o tratamento de bugs dentro do Scrum. 

Bugs que surgem após a fase de teste devem ser inseridos no backlog do produto? 
E se esse bug for crítico e parar a operação do cliente devemos tratá-lo de que forma?
Deve-se reservar um tempo para atuação do desenvolvimento em bugs que surgirem em produção?

Poderia fazer observações em como tratar bugs com esse framework?
Re: Como tratar os bugs dentro de um time Scrum Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Iniciando a Sprint
Enviado em 15/10/2019 14:08
Boa tarde, Elson

O scrum presupôe que ao final da sprint tenhamos um incremento de software pronto e potencialmente liberável. Isto significa que precisa ter qualidade suficiente para ser colocado em produção. Sendo assim, os bugs que são encontrados durante o desenvolvimento da sprint deveriam ser corrigidos na própria sprint, como parte do processo de desenvolvimento. Não há necessidade de item para o backlog do produto (se forem corrigidos na própria sprint, o que deveria ocorrer sempre ou quase sempre).

Já os bugs que são encontrados em produção, estes sim, devem ser adicionados ao backlog do produto para priorização e posterior correção. O time de desenvolvimento pode reservar um tempo (10%, 20% por exemplo) da sprint para atuar em bugs urgentes e que não podem esperar pela próxima sprint.

abs

Kelvin
Re: Como tratar os bugs dentro de um time Scrum Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Iniciando a Sprint
Enviado em 18/10/2019 20:59
Boa noite, Kelvin!

Não sei se posso me intrometer na pergunta alheia.

Se sim, gostaria de focar na parte da pergunta do Elson sobre os bugs críticos.

Por mais que seja uma premissa que a sprint entregue um incremento pronto (critérios de pronto atendidos) e potencialmente liberável, creio que possa "escapar" um bug crítico que pare a operação do cliente. Nesse caso, talvez o processo de criar um item de backlog, priorizar e selecioná-lo na próxima reunião de planejamento da sprint não atenda a urgência causada pelo bug.

Nesse caso, como encaixar isso no Scrum? Isso se constitui em uma exceção (isto é, nesse caso o Time Scrum atuaria provisoriamente em desacordo com a metodologia?) ? Ou talvez essa situação deva ser tratada em outros processos da organização, como as salas de crise, por exemplo?

Desde já agradeço!
Re: Como tratar os bugs dentro de um time Scrum Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Iniciando a Sprint
Enviado em 18/10/2019 22:21
Boa noite, Heron

é por isso que na resposta original eu coloquei o seguinte:

"O time de desenvolvimento pode reservar um tempo (10%, 20% por exemplo) da sprint para atuar em bugs urgentes e que não podem esperar pela próxima sprint."

Na prática o bug urgente que for reportado deveria ser corrigido o mais rápido possível pelo time. Reservando tempo na sprint para este tipo de situação as coisas são mais facilmente gerenciadas.

Lembrando que esta é apenas umas das opções que existem para organizar coisas desta natureza. Uma outra poderia ser separar pessoas (time de sustentação) para corrigir erros, caso o volume seja muito grande. Cada opção tem seus pontos positivos e negativos que precisam ser avaliados antes da escolha. Certamente não haverá uma opção só com pontos positivos.

abs
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso