Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Backlog de Iteração Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 6 - Parte 1 - Iterações, planejamento da iteração e definição de pronto
Enviado em 31/01/2018 10:36
Após a aula há um questionário e tenho dúvidas em relação a uma das perguntas: 3) O time está no meio de uma iteração quando o Dono do Produto pede para adicionar uma nova funcionalidade no backlog da iteração. Qual deveria ser a posição do time e por quê? [Código de referência: 8493]

A resposta apresentada como correta foi: C) Opor-se a isto, visto que o backlog da iteração é fixo.

Concordo que deve opor-se a isto, mas não entendo porque o backlog da iteração é fixo visto que durante a sprint, outras tarefas podem surgir e estas devem ser alocadas no backlog da iteração, como um entregável. Então, poderia me ajudar a entender se o backlog da iteração é fixo realmente ou não, por favor?
Re: Backlog de Iteração Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 6 - Parte 1 - Iterações, planejamento da iteração e definição de pronto
Enviado em 31/01/2018 20:54
Ola Wesley,

Sou novo por aqui e nem sei se posso mesmo responder isso, uma vez que ainda não fiz as provas. Mas baseado em experiencia, tentarei de ajudar.
o BACKLOG da iteração ( Sprint Backlog) pode ser considerado como um acordo de entrega entre o time e o P.O ( Dono do produto) Este acordo consiste em uma entrega de valor, que foi mensurada pelo time a ser entregue no periodo do Sprint ( Time slot) qualquer alteração nesta lista de entregas equivale a uma quebra de acordo e deverá ser , em primeiro momento rejeitada pelo time. Mas se for algo grave, como mudança de tecnologia ( o que invalida qualquer entrega acordada) o Sprint deve ser interrompido e novo sprint com novas user stories deve ser iniciado ( Nova negociação com o Time  e o P.O). ( Quebra da user stories em atividades menores de preferencia com um dia de trabalho - detalhe: as atividades são medidas em horas..as User stories medidas por effort ( dificuldade).

Uma coisa que acho que esta te confundindo é o conceito de user stories e atividades. As atividades ou tasks são criadas pelo time ao quebrar a user stories. Uma nova atividade pode ser criada pelo time durante o sprint ( Iteração) se for necessária para o cumprimento da user storie.Isso não significa aumento da dificuldade ou do periodo do sprint.

Re: Backlog de Iteração Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 6 - Parte 1 - Iterações, planejamento da iteração e definição de pronto
Enviado em 01/02/2018 21:33
Boa noite, Wesley

As iterações são um comprometimento do time para realizar um pacote de trabalho. E uma vez que a iteração começa, é importante tentar protegê-la para que o time possa realizar esse compromisso. O cliente pode sempre adicionar funcionalidades ao backlog do produto, mas o backlog de iteração deveria ser estático uma vez que a iteração inicia. 

De fato pelo scrum "puro", o backlog da sprint não é tecnicamente fixo, mas entenda que podem haver questões como essa no ACP por ele não se tratar de um SCRUM "puro", ok!? Ademais, a única alternativa que faz algum sentido é essa, todas as outras não fazem sentido, então as vezes temos que escolher aquela que faz mais sentido ou a que seja a melhor resposta entre todas.
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso