Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Liberação com percentual de falha Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 27/07/2017 11:46
Após se concluir a liberação de um update de um aplicativo, de cada 100 instalações 3 apresentaram erro de instalação por falta do entendimento de um pré-requisito de um IC que deveria constar na máquina do usuário.

A liberação pode ser concluída com sucesso? E a mudança?
Re: Liberação com percentual de falha Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 27/07/2017 12:04
Boa tarde, Rogério

Não tenho a menor possibilidade de lhe dar uma resposta. Falta cenário para entender a importância do requisito que deixou de ser atendido. De onde veio essa pergunta? É pergunta de simulado?
Re: Liberação com percentual de falha Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 27/07/2017 14:06
Eu pensei nessa hipótese porque há muito tempo quando eu fazia instalação/atualização de aplicativos em algumas máquinas o aplicativo não funcionava sabe-se lá porque, aí sempre tinha a solução de contorno que era formatar o SO para dar certo.

Vou tentar criar um cenário parecido com o dá época, o detalhe é que nessa época não existia o gerenciamento de nada, então vou adaptar para os dias de hoje.

A empresa ACME realiza a terceirização de serviços de contabilidade para diversos de seus clientes, ela possui um aplicativo de contabilidade adquirido da empresa XPTO, o total de usuários é por volta de 500. 

O aplicativo utiliza a arquitetura cliente/servidor e requer instalação em cada desktop.

Com a mudança das leis tributárias que entrariam em vigor no mês seguinte, a empresa XPTO criou uma atualização que seria distribuída no modo big bang na ACME através de um auto update do aplicativo que é executado conforme parametrização. O CCM da ACME, seus clientes e e a XPTO concordaram que o melhor horário da mudança seria por volta das 23h da sexta, pois aí teriam o final de semana para remediar possíveis casualidades.

A liberação ocorreu no dia e horário planejado e não durou mais que 2h, a equipe de liberação realizou o testes apenas por amostragem, cerca de 50 desktops, e tudo foi sucessivo.

A equipe de liberação informou a operação foi sucessiva e a mudança foi finalizada.

Na segunda feira, alguns usuários do sistema de faturamento reclamaram que o aplicativo não estava funcionando em seu desktop e contabilizando o número de incidentes abertos foi descoberto que de cada 100 desktop, o aplicativo não funcionava em 3.

A solução de contorno que a equipe de incidentes adotou para contornar o problema foi formatar o desktop para que o aplicativo funciona-se.


O gerenciamento de problemas descobriu que o aplicativo não funcionou por falta de uma dll do sistema operacional que é nativa e não estava presente nos desktops que falharam.


A minha dúvida é saber qual processo falhou, o gerenciamento de mudança seguiu o rito sumário da análise com a equipe de configuração e não constatou que poderia haver esta falha.

A esquipe de liberação construiu a atualização conforme PDS e a testou em diversos desktops.


Nisso tudo, qual processo falhou?
 








Re: Liberação com percentual de falha Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 27/07/2017 14:22
Boa tarde, Rogério

A questão é a que foi aceitado um risco de algo não funcionar no gerenciamento de liberação, pois os testes foram por amostragem e não completos. Até porque, fazer uma cobertura total do parque nos testes, os testes podem custar mais caro que a atualização em si. Então, se aceitou o risco e ai se resolve em operação. Se a amostragem tivesse sido maior, talvez tivesse sido identificado a falta dessa dll e uma solução de contorno já poderia estar presente ou então a dll ser instalada como parte do pacote de liberação. 
Re: Liberação com percentual de falha Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 27/07/2017 15:19
Boa tarde Flávio, 

Então vamos supor que se foi acordado que o teste da liberação seria só por amostragem então ele foi sucessivo, correto?



Se não foi acordado que ele e foi conduzido dessa forma então ele falhou?
Re: Liberação com percentual de falha Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 27/07/2017 15:28
Se a organização aceitaria um % de falha e por isso foi feito uma amostragem menor, então, essa liberação foi bem sucedida, ocorreu tudo dentro do que foi previsto/aceito. 
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso
Filtro por categoria