Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Serviços de apoio X Processo Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 09/08/2016 12:13
Olá Flávio. 
Primeiramente parabéns pelo curso e pelas explicações, sempre bastante claras e objetivas.
Assim como outros alunos, também fiquei em dúvidas nas diferenças entre serviços de apoio e processo. Já li os outros tópicos semelhantes mas gostaria de explicar melhor minha dúvida.
Na verdade os conceitos estão claros, mas fiquei imaginando se um determinado processo não pode ser considerado como um serviço de apoio. No exemplo da lavagem de pratos percebi que ele tem as três características de um serviço de apoio descritas no slide 16: 
 - Necessário para que o serviço principal seja entreque.
 - Pode ou não ser "visível" ao cliente, que não o percebe como um serviço de fato
 - É fator básico para que o cliente receba o serviço principal "real", no caso desfrutar do buffet.

Consigo visualizar também todos os elementos de um processo, mas me pergunto se não poderíamos enxergar esse processo como "Serviço de lavagem de pratos"?
É claro que se o trabalho com a lavagem fosse executado por uma empresa terceirizada seria considerado um serviço e teria todos os 5 estágios citados pela itil. Mas o trabalho sendo executado pela equipe do próprio restaurante também não poderia ter os mesmos estágios e elementos que definem um serviço?
Sei que ainda estou no início do curso então devem faltar conceitos que me fariam diferenciar melhor o serviço de apoio de um processo, por isso gostaria de orientação nesse sentido.
Gostaria de saber o que esse processo tem a mais, ou o que ele não tem para que não seja considerado um serviço.
Obrigado Flávio!
Re: Serviços de apoio X Processo Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 09/08/2016 12:20
Boa tarde, Sidney

Esse processo pode ser visto como um serviço, não há problema.  São conceitos que podem ser adaptados de acordo com o contexto.


xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso