Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Teste de Sentença vs Teste de Decisão Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Técnicas de Modelagem de Teste
Enviado em 16/05/2016 21:09
Boa Noite,
    Tenho muita dificuldade de entender e colocar em prática toda a teoria sobre Teste de Sentença e Teste de Decisão.
Gostaria de pedir ajuda, mas não com explicação teórica e sim com 2 ou 3 exemplos, explicando o porque do resultado e como se chegou aquele resultado.

Obrigada - é um capitulo que tenho muita dúvida e agradeço desde já a ajuda.  


Re: Teste de Sentença vs Teste de Decisão Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Técnicas de Modelagem de Teste
Enviado em 23/05/2016 22:12
Fernanda,

boa noite. 

As melhores explicações que eu poderia dar já estão no curso. Lá tem alguns exemplos de cada técnica e o porque de cada resultado. Para eu poder lhe ajudar melhor, poderia me informar qual a sua dúvida mais especificamente? 

O que eu posso fazer para tentar ajudar, é descrever abaixo o que é cada uma dessas técnicas novamente. Por favor, caso restem duvidas, me diga quais são, descreva elas, quem sabe aí consigo te ajudar melhor.


Técnica de Teste de sentença/comando

Sentenças são as linhas executáveis do programa, aquelas que normalmente realizam algum cálculo,  atribuição de variáveis, chamadas de funções ou procedures. Não entram nesta conta as linhas que possuem comandos de decisão como o IF, ELSE, END IF, WHILE, FOR, CASE, etc.

Teste de sentença ou comando, é então, uma técnica de modelagem de teste de Caixa-Branca na qual os casos de teste são modelados para executar as sentenças. A proposta do teste de comando é desenhar casos de teste que exercitem todas as linhas executáveis do código fonte dentro de um componente.

Utilizando esta técnica, a cobertura do teste é avaliada pela porcentagem de comandos executáveis que foram exercitados por um conjunto de casos de teste. A fórmula da cobertura é: Número de comandos executados dividido pelo total de linhas vezes 100%. Por exemplo: Um programa possui 100 comandos, onde 87 deles foram exercitados por um conjunto de testes. Logo a cobertura atingida pelos testes é de 87%.

Mas cuidado, medir a cobertura de testes de sentença sem utilizar uma ferramenta de automação é quase que impraticável. Existem ferramentas que ao se executar o teste, contam a quantidade de comandos executáveis que foram exercitados, do total possível.

No teste de comandos deriva-se os casos de teste para executar comandos específicos, normalmente para se aumentar a cobertura.  




Teste de Decisão

Teste de decisão é uma técnica de modelagem de teste de Caixa-Branca na qual os casos de teste são modelados para executar os resultados de DECISÃO dos código.  As decisões são linhas de código onde há duas ou mais possibilidades de execução com base em uma decisão que tem que ser feita. Para testadores com nenhuma experiência de desenvolvimento, uma decisão é um ponto em um programa onde você deseja que o sistema tome um de dois ou mais caminhos, dependendo do valor de uma variável. Um exemplo do nosso dia a dia pode ser "se está chovendo lá fora, então vou levar o meu guarda-chuva, caso contrário eu não vou levar‘. As decisões, são portanto, declarações de código como o comando IF, ELSE, DO WHILE, REPEAT – UNTIL, CASE, etc.

A diferença entre o teste de sentença e o teste de decisão, é que o teste de sentença analisa os comandos executáveis do código, enquanto o teste de decisão analisa as Decisões do código que são executadas. A preocupação do teste de sentença é fazer com que todas as linhas executáveis sejam testadas, não importando se todos os desvios do código foram testados. Já o teste de decisão é ao contrário: se preocupa em testar todas os resultados das linhas de decisão. Por exemplo: sempre que temos uma declaração IF no código, temos dois possíveis resultados: um verdadeiro e outro falso. O teste de decisão fará com que estes dois resultados, verdadeiro e falso, sejam testados.  Então o teste de decisão é utilizado para demonstrar que todas as decisões foram executadas pelo menos uma vez.

A cobertura do teste de decisão é medida por: Número de Decisões executadas dividida pelo número total de decisões vezes 100%.



um abraço,


Kelvin

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso