Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Módulo 5, slide 9 - Dúvida em ambiente operacional Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 04/03/2010 11:08
Olá Flávio!

Estava agora assistindo o slide 9 do módulo 5 e, ao acompanhar o esquema/fluxo da estratégia de serviço no lado direito do slide, procurei transpor para a minha realidade e surgiu-me uma dúvida: A Itil é voltada mais para a área de infra ou desenvolvimento também deve acompanhar os fundamentos da mesma? Deve ser utilizada pela área de TI como um todo?

Pergunto, pois trabalho na área de operações de um datacenter e seguidamente recebemos novas solicitações de serviços, os quais tratamos como "procedimentos operacionais" e, em sua grande maioria, de serviços que já estão em produção. Ou seja, é nos encaminhada a solicitação de monitoração (boa parte pela área de desenvolvimento) pela manhã e a tarde já devemos estar realizando-a.

Pelo que pude perceber, se estivéssemos sob a tutela da Estratégia de Serviços, esta monitoração deveria ser nos repassada quando o serviço proposto pelo desenvolvimento, ainda estivesse na estágio de Desenho.

E foi neste momento que me surgiu a dúvida se a área de desenvolvimento também deveria acompanhar as boas práticas propostas pela Itil.

Realizei um curso introdutório de Itil V2 patrocinado pela minha empresa, a um ano e meio atrás mais ou menos. A empresa estava iniciando a implantação da Itil, porém não foi adiante (não sei o porquê, talvez pela tão falada crise que surgiu mais ou menos naquela época), sendo que o curso foi ministrado somente para os profissionais da área de infra-estrutura.

Obrigado!

Edmundo

Re: Módulo 5, slide 9 - Dúvida em ambiente operacional Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 04/03/2010 11:26
Olá Edmundo,

a ITIL é modelo genérico para ser usado em qualquer empresa de TI. É importante que você perceba que a ITIL não tem processos para desenvolvimento de software e nem de hardware. O foco da ITIL é estabelecer processos para prover serviços aos clientes. Existe o modelo CMMI que é voltado para desenvolvimento de software e hardware.

Dentro de uma área de TI existem muitos processos, nem todos são cobertos pela ITIL. O foco da ITIL é o SERVIÇO, não focando muito no PRODUTO que vai ser desenvolvido como parte do serviço.

O nosso curso vai lhe dar uma visão do que a ITIL tem, quais são os conceitos e processos. Vai depender de você ter uma visão critica se o modelo se aplica ou não dentro do seu cenário. Talvez não se aplique na plenitude, talvez precise de adaptações. É esta a idéia dos modelos. Nenhum modelo reflete a realidade na totalidade, vão existir modelos melhores ou piores dependendo do cenário. Tente procurar ver o que está sendo apresentado dentro do curso para ver se ajudaria no seu ambiente. Acredito que quando você tiver completado o curso você conseguir visualizar melhor o ciclo de serviço e ver que parte do ciclo você usaria mais na sua empresa.

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso