Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Módulo 3 - Slide 10 - Operação de Serviço Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 02/03/2010 10:22
Boa noite Flávio,

Dentro da área de sistemas, quando um software que presta um serviço apresenta uma falha esta deve ser tratada como um Incidente ou Problema ?

Como o gerenciamento de incidentes visa restaurar o serviço o quanto antes em caso de falhas e, o gerenciamento de problemas busca soluções definitivas para que o incidente não se repita, em um caso de falha sistêmica o objetivo é corrigir a falha o mais rápido possível e, ao mesmo tempo, evitar que ela ocorra novamente.

Desta forma, como podemos relacionar uma falha sistêmica neste contexto ?

Obrigado.

Franco.

Re: Módulo 3 - Slide 10 - Operação de Serviço Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 02/03/2010 10:29
Boa noite, Franco.

O incidente você vai registrar quando existe uma falha no sistema e pode estar impedindo o usuário se usar o sistema. Sempre começa pelo registro do incidente e se trata este incidente para reestabelecer o serviço ao usuário.

O problema se registra quando o incidente já foi analisado e não se encontrou a causa raiz. Também pode existir o registro do problema quando há muitos incidentes recorrentes da mesma natureza. Um problema pode ser registrado neste caso para verificar por que acontecem tantos incidentes da mesma natureza.

Eu recomendo você assistir ao módulo 7, a sua dúvida sobre incidente e problema é muito antecipada no módulo 3. No módulo 3 apenas se tem um overview do ciclo de vida e nos módulos seguintes se explora os processos e conceitos.

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso