Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Diferenças: Processo, Papel(éis), Função, Incidente, Evento, Problema Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 02/03/2010 11:19
Baseando-se no fato de que as palavras acima podem gerar confusão quanto a suas definições, teria como definir recumidamente cada um deles e evidenciar a sua diferença para com os demais, levando-se em consideração os termos da ITIL ?
Re: Diferenças: Processo, Papel(éis), Função, Incidente, Evento, Problema Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 02/03/2010 11:31
Cristiano,

Diferença entre Papel e Função já foi discutido neste post:

http://www.tiexames.com.br/ensino/forum/read.php?8 ,2688

Conceito de Processo está no slide 24 do módulo 2. Está bem simples o que está no slide, tem até figura para entender uma estrutura básica de um processo.

Incidente explicado no slide 11 do módulo 7:

Incidente é uma interrupção não planejada de um serviço de TI ou uma redução da qualidade de um serviço de TI´.

Qualquer coisa errada com o serviço, que impossibilite ou dificulte o uso do serviço é um incidente. Existem exemplos no slide 11 do módulo 7.

Evento é explicado no slide 27 do módulo 7.

Um evento pode ser definido como qualquer ocorrência que tem significado para o gerenciamento da infrestrutura de TI ou entrega de serviço de TI e avaliação de impacto que um desvio pode causar aos serviços. Exemplo de evento: o aplicativo registrou no log que uma transação falhou na primeira tentativa. Isto não é um incidente, é apenas um evento, pois pode ser que na segunda tentativa a transação funcionou. O incidente só vai ocorrer quando de fato houver interrupção no serviço, quando o usuário não conseguir usar o serviço ou tiver dificuldades em usar o serviço.

.

Re: Diferenças: Processo, Papel(éis), Função, Incidente, Evento, Problema Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 09/03/2010 11:16
Boa noite Flavio,

quando um Incidente pode ou vira um erro ou problema?

Obrigada,

Waldênia

Re: Diferenças: Processo, Papel(éis), Função, Incidente, Evento, Problema Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 09/03/2010 11:24
Boa noite, Waldenia

Incidente NUNCA vira problema ou erro.

Quando não se conhece a causa do Incidente se abre um registro de problema para a equipe técnica realizar o diagnóstico e identificar a causa raiz (o erro propriamente). Existirão dois registros: um para o Incidente e outro para o problema. O incidente é fechado com a recuperação do serviço através de uma solução de contorno e o Problema é fechado somente com removação definitiva do erro da infraestrutura, sendo normalmente necessário efetuar uma mudança para remover o erro.

Reveja o slide 37 do módulo 7.

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso