Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Eficaz x Eficiente Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 23/01/2016 00:08
Bom dia.

No quiz da página 32 do módulo 2 há uma questão sobre "Eficaz e Eficiente" que diz "Um provedor de serviços de TI acorda com o seu cliente que todos os incidentes serão resolvidos dentro do tempo limite...".

A resposta que eu selecionei foi "Eficiente" e o resultado apontado foi "Errado" com a justificativa que no exemplo o provedor de serviços não será eficiente pois terá muitos atendentes. (Veja Anexo)

Concordo com o fato de que o provedor de serviços será Eficaz se ele atinge os objetivos acordados mas discordo da afirmação de que não será eficiente pois o foco da questão é TEMPO, pois supondo que há 100 incidentes e tenha 10 atendentes, o atendimento para esses 100 incidentes levaria menos tempo do que levando em consideração que houvesse 5 atendentes, ou seja, o provedor de serviços seria mais eficiente. Seria Eficaz se caso a questão estivesse focando a solução dos incidentes. A solução sim pode ser Eficaz ou não, pois o incidente pode ter sido solucionado mas a inconsistência ou interrupção pode não ter sido sanada. Deve-se também levar em consideração que possam existir soluções de contornos mais eficazes do que outras.

Resumindo, a eficiência é solucionar todos os incidentes no tempo acordado e a eficácia é se as soluções realmente foram eficazes, ou seja, sanaram as interrupções.

Peço para que me expliquem caso eu esteja enganado.

Grato,

Danylo
Arquivos anexados:
  Quiz.png
Re: Eficaz x Eficiente Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 23/01/2016 00:19
Boa noite, Danylo

Recomendo rever novamente as definições de eficiência e eficácia no slide 31. As definições são de acordo com a ITIL e este quiz está considerando como resposta as definições da ITIL. A ITIL define que para ser eficiente é necessário atingir os objetivos com a quantidade mínima necessária de tempo, dinheiro, pessoas ou outros recursos. O que é diferente de eficaz que só leva em consideração a realização dos objetivos sem considerar o tempo e recursos. 

A afirmativa do quiz indica que os objetivos serão alcançados usando o dobro de recursos (pessoas) no suporte. Portanto, é somente eficaz e não eficiente. 
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso