Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Móudulo 6: Propósito X Objetivos !!! Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 22/02/2010 10:01
Bom dia Flário

Ao estudar o Mòdulo 6 do Itil V3 e reler várias vezes o Slide 4 e 5, uma dúvida persiste em minha mente: Não consigui ainda claramente achar uma diferença prática entre "propósito" e "Objetivos".

No momento, ao comparar com as definições cultas encontradas em dicionários da lingua portuguesa, entendo que propósito é o que se propõe a fazer na referida etapa de transição, enquanto que Objetivos é o que efetivamente se fará. Contudo tais definições para mim me parecem muitos próximas e por isto estou te questionando sobre elas por aqui.

Seria possivel explanar suas diferenças com exemplos mais claros e aprofundados de modo que esta fique bem evidenciada ?

Será que consegui ser claro ?

Att,

Cristiano

Re: Móudulo 6: Propósito X Objetivos !!! Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 22/02/2010 10:12
Bom dia, Cristiano.

O Propósito indica para que serve alguma coisa. Exemplo: Qual o propósito de se ter o estágio Transição na organização? Está lá no slide um exemplo: Para planejar e gerenciar a capacidade e os recursos necessários para empacotar, construir, testar e implantar uma liberação (release) em produção.

O objetivo é o detalhamento do propósito, indicando o que tem que ser feito ou o que deve acontecer para que o propósito seja realizado. Os objetivos devem que estar alinhados com o propósito. Exemplo: Planejar e gerenciar os recursos para estabelecer com sucesso um serviço novo ou alterado em produção dentro do custo, qualidade e estimativas de tempo previstas. Isto quer dizer que tem ter uma abordagem estruturada para que se consiga fazer as implantações dentro do prazo custo e qualidade.

Para atender a um propósito pode ser necessário realizar todos os objetivos. Não existe na ITIL uma relação explicita de qual objetivo tem que ser alcançado para atender a um determinado propósito. E pode acontecer também do propósito se repetir no objetivo, em alguns casos o propósito não dá para ser quebrado em objetivo, ele será propósito e objetivo ao mesmo tempo.

As definições que você achou no dicionário estão apropriadas para a estrutura da ITIL. Sugiro você pegar estágio por estágio analisar os propósitos olhando para eles como se eles explicassem o porque de ter o estágio na organização. Depois olhe para os objetivos como se fossem meios de conseguir realizar o que está escrito lá no propósito. Você vai perceber que a estrutura vai fazer sentido.

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso