Fórum de discussão
Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.
Enviado em 16/02/2010 11:42
Atuo como consultor de implantação de um ERP, e estou realizando o curso para ter acesso a conhecimentos que possam contribuir com a evolução dos processos de minha atividade, uma vez que somente a gestão de projetos não satisfaz e atende todas as necessidades deste complexo serviço.
Assim gostaria de verificar se o que eu etendi do conceito provedor de serviço, cliente e negócio dentro da minha atividade esta correto, pois acredito que estes conceitos se transformam em cada situação. Então temos abaixo os seguintes personagens:
Empresa Alfa: Tem como atividade comercial fornecer ERP especializado na atividade rural
Suporte Alfa: Setor da empresa Alfa que tem por objetivo esclarecer as dúvidas de funcionamento do ERP para os usuários do cliente.
Desenvolvimento Alfa: Setor da empresa Alfa que tem a função de desenvolver (programar/criar) o ERP.
Empresa Beta: Empresa que comprou o ERP da empresa Alfa para gerenciar suas atividades
Usuario Beta: Funcionário da empresa Beta que utiliza o ERP da empresa Alfa para realizar suas tarefas dentro da empresa.
Situação 1:
Usuário Beta entra em contato com o Setor de suporte da empresa Alfa porque não esta conseguindo emitir um relatório.
Provedor de Serviço: Suporte da Empresa Alfa, pois o serviço será solucionar o problema do usuário Beta.
Cliente: Usuário Beta, pois o mesmo tem uma demanda
ecessidade que precisa ser atendido.
Negócio: Seria a empresa Alfa que através de seu ERP cria a oportunidade de serviço
Situação 2:
Continuando o processo da situação 1, no atendimento realizado o setor de suporte não identificou o problema como o uso inadequado do ERP pelo usuário, e encaminha para o setor de desenvolvimento da empresa Alfa analisar se o problema não técnico do produto.
Provedor de Serviço: Setor de Desenvolvimento, no qual terá uma tarefa de analisar o relatório que o usuário beta estava tentando emitir para verificar se o probelma é de caracteristica técnica do ERP
Cliente: Setor de suporte que precisa da análise técnica do relatório para continuar e solucionar o problema do usuário beta e concluir seu atendimento
Negócio: ???
Então a minha dúvida é conforme a situação os agentes podem ser transformados, como na situação 1 o setor de suporte era o provedor de serviço e na situação 2 é o cliente?
Segunda pergunta,quais critérios precisamos analisar para identificar o agente "negócio" nas situações?
Obrigado.
Enviado em 16/02/2010 11:52
Você tornou os conceitos muito complexos.
Se você trabalha em uma empresa que desenvolve software e também fornece suporte aos seus clientes, a sua empresa é um Provedor de Serviço Externo. Entenda que a sua empresa como todo é um Provedor de Serviços. E dentro da sua empresa as áreas de suporte e desenvolvimento são apenas funções do Provedor de Serviço. O seu cliente é sempre a empresa externa para que você fornece serviço.
Mantenha os conceitos de forma simples para que você consiga acompanhar o curso.
Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.
Leia a licença de uso