Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Matriz Utilidade x Garantia - Módulo 4 Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Estratégia de Serviço
Enviado em 29/03/2014 01:49
Prezado Flávio,

o slide 15 do Módulo 4 traz uma definição do que seja Utilidade (o que o serviço faz) e Garantia (como o serviço é entregue), e a "soma" dos dois sendo igual ao Valor Criado. Porém, no slide 16 a definição é estendida, segundo o glossário da ITIL, sendo representada por uma expressão lógica em forma de circuito lógico. Ora, antes (slide 15) é apresentada uma soma, e depois (slide 16) um produto. Além disso, você não acha que a expressão está incorreta? Veja, se eu tenho várias entradas na Utilidade (representada por uma porta OU), apenas preciso de um Verdadeiro para gerar uma saída Verdadeira. Isto não seria correto em alguns casos, pois o Cliente poderia considerar "Apto para o propósito" a presença de mais de uma funcionalidade. Portanto, considero que a expressão lógica, utilizada para representar a criação de valor não resolve para todos os casos.

Como exemplo vou tomar o slide 18 "Exercício 1 - Solução": Para um Cliente X estar "Apto para o propósito" significa ter "Catálogo de endereços de contato" E "Filtro Antisspam..." E "Permite criar pastas....". Ou seja, se não tiver estas funcionalidades não está Apto para o propósito..

Espero ter sido claro. Obrigado.

Roberto Nascimento.

Re: Matriz Utilidade x Garantia - Módulo 4 Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Estratégia de Serviço
Enviado em 29/03/2014 10:11
Prezado,

no diagrama do slide 16 no que se refere a utilidade um serviço tem oferecer funcionalidades que suportem o desempenho esperado para o negócio OU removam restrições do negócio.

Exemplos:

Um serviço /aplicativo de controle de estoque permitirá a empresa controlar o estoque com mais agilidade. Neste caso o aplicativo está aumentando o desempenho de um atividade de negócio. Serviço de ecommerce permitirá o negócio vender pela internet. Então, está removendo uma restrição (barreira física de vendas).

Geralmente um serviço é desenvolvido para aumentar desempenho OU remover restrições. É isto que está sendo representado e explicado no slide 16. A expressão OU significa que o serviço pode servir para um propósito ou para outro.

No exercício do slide 18 você teria que levantar todas as funcionalidades que PODERIAM ser úteis. Talvez nem todas sejam necessárias em uma empresa, cada cenário é um cenário com necessidades diferentes.

O que é mais importante nisto tudo é você entender o que é utilidade e o que é garantia e que os dois juntos são necessários para entregar valor. Na sua empresa você deve adaptar os conceitos conforme for necessário.

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso