Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Passei no Exame - minha experiência Categoria: Depoimentos aprovados - Módulo: Não informado
Enviado em 18/12/2013 05:26
Olá Flávio e demais colegas,

É com grande alegria que escrevo este post para também compartilhar minha experiência. Acabei de ser aprovado no exame PMP!

A trajetória não foi fácil: fiz a prova pela primeira vez em papel (Julho/2013), passei por auditoria, enfrentei mudança na prova em função da nova edição do PMBOK, fiz nova prova hoje e aqui estou. Foi necessário investimento.

Não recomendo o exame em papel para quem tem problemas com tempo de prova. É o mesmo número de questões no mesmo tempo. Se você deixar para marcar o gabarito no final vai complicar – 200 bolinhas para pintar! As questões são exibidas nos dois idiomas e o caderno de prova fica com 90 páginas. Para revisar questões você tem que fazer seu controle à parte e sair folheando a prova. Tive que controlar o tempo com base em um relógio de parede (cruel!). E isso sem contar que leva umas 4 semanas para receber o resultado...

As orientações do Flávio são preciosas. Só adquiri o curso no final de Agosto e reiniciei a preparação para novo exame (não segui ao pé da letra porque já tinha bastante bagagem). Usei também o PMBOK (claro!), o livro da Rita (fantástico!), os simulados do FastTrack (também da Rita) e o fluxo de processo diagramado pelo Ricardo Vargas e sua equipe. Colei o diagrama num pedaço de papelão e vivia explicando para mim mesmo o que significava cada processo e, especialmente, as interações entre eles.

Nos últimos 4 dias eu fiz 3 simulados completos de 200 questões revisando em seguida (74.5% Rita, 82% Flávio e 71% Rita). Fez toda a diferença. Ainda assim consumi todo o tempo do exame, revisando a última questão faltando menos de 60 segundos. Os simulados me ajudaram a confirmar a estratégia de prova: quantidade de questões a cada hora, ritmo de prova, concentração versus cansaço. Rita dá um conselho importante: aprenda a lidar com o nervosismo e ansiedade antes da prova. Descanse para fazer a prova.

Flávio, lavei muitas pias de pratos lá em casa enquanto assistia suas aulas. Colocava o netbook no armário acima da pia. Respondi muitos quizzes com as mãos cheias de sabão. Enfrentei as dificuldades, não desisti e venci.

Abraço a todos e sigam em frente!

Re: Passei no Exame - minha experiência Categoria: Depoimentos aprovados - Módulo: Não informado
Enviado em 18/12/2013 05:41
Olá Erico!

Super parabéns!

Muito obrigado pelo relato. Certamente vai servir de motivação para outros alunos.

De fato o exame em papel tem esta grande desvantagem de "comer" um tempo precioso repassando respostas para o gabarito. A única vantagem é economia com o deslocamento até um centro CBT, mas que pode ser uma economia que não vale a pena por conta do risco de reprovar por falta de tempo.

Grande abraço, muito sucesso e boas festas!

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso