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Valor de um Serviço. Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Estratégia de Serviço
Enviado em 16/03/2013 12:21
Flavio, bom dia!

Esta é a minha primeira postagem neste forum, e ao ler sobre o valor de serviço, do modulo 4 slide 11, me deixou uma duvida enorme, pois o meu conceito de valor de serviço, era o quanto de mão de obra eu poderia dispensar apos a automatização deste serviço, ou seja, quantidade de funcionarios, e valores pagos a eles e beneficios, pois alguns seriam realocados mas a maioria seria demitido, esta economia seria o valor do serviço.? A forma que esta descrita na aopstila me deixou um valor que nao entendi como chegar nele.

Lazaro

Re: Valor de um Serviço. Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Estratégia de Serviço
Enviado em 16/03/2013 04:00
Boa tarde.

O termo [u]valor[/u] se refere aos [u]beneficios[/u] que o serviço propicia ao cliente, qualquer beneficio, incluindo o que você mencionou. A economia que um serviço propicia é um beneficio, mas não é só isto que gera valor. Valor é a importância que o serviço tem para o cliente e esta importância está relacionada ao que o serviço possibilita ao cliente durante o seu uso. Serviço de e-mail, por exemplo, tem valor para uma empresa porque ela depende deste serviço para enviar documentos, comunicados, para parceiros e clientes, em qualquer lugar do mundo, de forma rápida e barata. Se o serviço de e-mail estiver fora ou ele não enviar a mensagem rapidamente, este vai continuar entregando o valor (beneficios) esperados pela empresa?

De qualquer modo, recomento ouvir as explicações sobre o valor de serviço na aula gravada do módulo 4.

Re: Valor de um Serviço. Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Estratégia de Serviço
Enviado em 16/03/2013 07:43
Lazaro,

Se o Flávio me permitir, gostaria de complementar a resposta anterior com o seguinte comentário : existem valores tangíveis e intangíveis...

O que vc citou em seu post original, é um exemplo de valor tangível... pois conseguimos calcular ( até com facilidade ) a economia que podemos obter com a substituição de pessoas por uma solução automatizada qualquer.

Existem outros tipos de valor, em contrapartida, que são muito mais difíceis de mensurar, mas que também agregam valor aos serviços de TI. Por exemplo : como valorar a satisfação do cliente quando efetuamos uma migração de sistemas, na fase de transição, sem impacto algum aos usuários ?

Nesse exemplo, geramos valor... mas em uma medida muito mais difícil de ser avaliada.

Abraços,

_________

Marcos

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