Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Mais um gerente de projetos certificado PMP Categoria: Depoimentos aprovados - Módulo: Não informado
Enviado em 30/05/2012 05:09
Hoje fiz a prova na Prometric e fui aprovado.

Algumas conclusões e dicas: a prova não é fácil, mas isso não era nenhuma novidade. Me esmerei em planejar o próprio estudo, o dia da prova e a prova em si. Sério.

Estudos

Em relação aos estudos, filtrei o curso da TI Exames, o livro da Rita e o PMBOK. Não saí atirando para todo lado, isso estaria fora do escopo (rs). Já é assunto demais para estudar, se usar muitas fontes confunde muito. Óbvio, chequei se todas as fontes estavam atualizadas, usando conteúdo do PMBOK 4a. Ed. Lia o capítulo do PMBOK primeiro. É uma leitura áspera, mas importantíssima. Em seguida assistia aos vídeos da TI exames do mesmo capítulo. Resolvia os exercícios, me esforçando para já de primeira tentar médias acima de 7. Por último lia o livro da Rita do mesmo assunto e fazia o mini-simulado da área que tem no final de cada capítulo, agora elevando minha meta para pelo menos 8. Nem sempre consegui, mas me acostumei a ler e reler as questões para não sair chutando qualquer coisa. Isso me ajudou muito na prova.

Seguindo a dica da própria Rita, repeti todo o processo. Sim, tudo de novo, desde o começo. E mais uma vez, só que aí em ordem aleatória (não segui os capítulos na ordem na terceira vez).

Simulados

São importantíssimos, diria fundamentais. Quanto mais, melhor, porém precisam ser de boas fontes. Sem dúvida o melhor de todos é o Fast Track da Rita também, mas é caro para uso individual, por sorte tive acesso ao Fast Track do PMO da empresa à qual presto serviço oficialmente. Uma dica da TI Exames e de fato funciona é não repetir o mesmo simulado. Novos simulados forçam a gente a pensar de outra maneira sobre os mesmos temas. Por isso os simulados do www.pmptotal.com.br foram de grande valia para mim, tinham enunciados bem diferentes das questões da Rita.

Os simulados da TI Exames são ótimos, bem próximos aos da prova, porém as questões da prova normalmente são mais longas. Entretanto, na maioria das vezes é blá blá blá e a questão poderia ser resumida em uma linha.

Não adianta fazer os simulados sem analisar as respostas, principalmente as erradas. Identifiquei lacunas nos conhecimentos (parafraseando a Rita) e estudava mais aquela área que não fui tão bem. Fiz isso até que minhas médias em todas as áreas de conhecimento ficaram parecidas, acima de 8 nas primeiras tentativas.

Cálculos

Não é um bicho de sete cabeças. Não mesmo, as questões são fáceis e precisam muito mais de lógica do que de matemática. O problema é realmente interpretar as questões, não decorar fórmulas. Isso já soa como clichê para você? Pois é mesmo, mas usaria o termo heurística agora. Na minha prova entre questões de puro cálculo (GVA) e método do caminho crítico (que classifiquei como cálculo porque exigiam anotações), não foram mais do que 10 questões.

O dia da prova

Sim, exigiu planejamento. Coloquei o termo de agendamento da Prometric, com um documento com foto em um envelope dentro do carro, um dia antes. Vai que eu esquecesse? Marquei minha prova para 8h30 e moro aproximadamente 30 Km do local da prova, em Belo Horizonte. Saí de casa às 6h30, duas horas antes e valeu a pena, cheguei às 7h30 no local da prova, calmamente procurei estacionamento, encontrei o local específico e aguardei. Aproveitei para revisar anotações e mapas mentais, embora a ansiedade não deixou captar mais nada.

A prova em si

Seguindo a dica do Flávio, aproveitei os 15 minutos de tutorial para fazer o "download" das coisas que não podia esquecer. Decorei (foi a única coisa mesmo) a página 43 do PMBOK português. Treinei muitas vezes antes do dia da prova a reproduzir os 42 processos na ordem certa. Também anotei logo as principais fórmulas que lembrava para garantir que isso eu não precisaria mais me preocupar durante a prova, já tinha anotado enquanto a cabeça estava fria. E vou dizer, essa dica vale ouro, ajuda demais mesmo, principalmente a questão da ordem dos processos de planejamento.

Eu anotei em uma folha em quatro colunas as questões em: OK, dúvida, difícil, cálculo. A ideia era responder as 200 questões no menor espaço de tempo possível. Em 4 horas teria que responder 25 questões a cada 30 min, então fiquei monitorando o tempo por aí também. Quando chegava uma questão de cálculo, só anotava o número dela na coluna Cálculo, chutava qualquer coisa e ia pra próxima. Questões que eu tinha certeza que estavam certas, marcava na coluna OK e as que eu tinha "quase certeza" da resposta na coluna Dúvida. As que mereciam uma revisão, ou eu não tinha a menor ideia da resposta, em Difícil. Quando cheguei na questão de número 100, levantei e fui ao banheiro. Lavei o rosto, dei uma alongada. Não foram mais do que 3 minutos, mas faz muita, mas muita diferença. Continuei na mesma estrategia da 101 até a 200. Levantei novamente, lavei o rosto, alonguei. Na sequência, as questões de cálculo precisariam ser resolvidas. Elas poderiam demorar, mas provavelmente seriam fáceis. Dito e feito. Na sequência, as difíceis, pois ainda tinha chance de tentar interpretar melhor, anotar pedaços da questão, pensar. Já estava tudo respondido mesmo, então já não tinha a pressão de entregar a prova com questões em branco. Resolvidas as difíceis, parti para a revisão das classificadas como "Dúvida". Tinha marcado elas para revisão, então foi só passando para a próxima. Ao final, faltavam só 10 minutos para encerrar a prova.

O coração vai à boca quando envia-se a prova e aguarda-se o resultado. Pior, antes de vir o resultado, há uma pesquisa de satisfação, para aumentar a taquicardia. Estava tão nervoso que o proctor foi quem leu o almejado CONGRATULATIONS.

Passei com Proficiência em Execução e Moderadamente Proficiente nas demais áreas de conhecimento usando estas dicas.

Estudei por apenas 3 meses e sozinho, realmente em estado de imersão no assunto. Nem telefone atendia... Não participei de cursos presenciais.

Espero que estas dicas ajudem quem estiver empenhado em estudar.

Re: Mais um gerente de projetos certificado PMP Categoria: Depoimentos aprovados - Módulo: Não informado
Enviado em 31/05/2012 08:24
Super Parabéns, Marco!

Agradeço imensamente seu depoimento aqui muito bem escrito. Você passou uma visão bem real da exame e do que deveria ser considerado no plano de estudos. Se todos os candidatos conseguissem ter esta sua disciplina, a taxa de aprovação na primeira tentativa seria bem maior.

Desejo muito sucesso e que a certificação PMP seja um bom propulsor na sua carreira.

Grande abraço.

Re: Mais um gerente de projetos certificado PMP Categoria: Depoimentos aprovados - Módulo: Não informado
Enviado em 29/06/2012 07:44
Nobre colega,

Muito obrigado por partilhar sua luta, "método" e vitória. Sua partilha ajudará a todos....principalmente a mim...;)

Sucesso....Parabéns

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso