Formação ISO/IEC 20000 Service Manager - virtual ao vivo

Com extensão para ISO/IEC 20000 Lead Auditor com credenciamento da Exemplar Global, EUA

Este curso é ao vivo pela internet com opção de assistir às gravações por 12 meses. A prova final para obter o certificado registrado de Auditor Líder deve ser prestada em até 30 dias após a última aula ao vivo.

 

Esta formação inclui orientações para implementação da norma ISO/IEC 20000-1:2018, módulos complementares para suportar um SOC (Security Operations Center) e uma CSC (Central de Serviços Compartilhados). Além disso, forneceremos como bônus uma extensão para ISO/IEC 20000 Lead Auditor com Credenciamento pela Exemplar Global nos EUA.

 

A ISO/IEC 20000-1 é uma norma de sistema de gestão de serviços (SGS), podendo ser aplicada no contexto de um departamento de TI ou outras áreas da organização que atuam como provedora de serviços internos ou externos. Essa norma especifica os requisitos para planejar, estabelecer, implementar, operar, monitorar, analisar criticamente, manter e melhorar um SGS. Os requisitos incluem o desenho, transição, entrega e melhoria dos serviços para cumprir os requisitos do serviço.



Possui extensão para ISO/IEC 20000 Lead Auditor com certificado internacional acreditado pela Exemplar Global

 

A TIEXAMES está credenciada como "Recognised Training Provider (RTP)" pela Exemplar Global, principal entidade internacional de credenciamento de formações de auditores líderes. Consulte aqui nosso credenciamento. Com isso, após a aprovação na avaliação final, temos autorização para emitir o certificado de conclusão com a acreditação da Exemplar Global e garantir que sua capacitação será aceita internacionalmente.

Para que a formação fosse credenciada, nosso processo de ensino, os materiais utilizados, provas e os instrutores foram avaliados pela Exemplar Global conforme os rigorosos requisitos de qualidade.

A Exemplar Global (antiga RABQSA) é uma organização com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de programas de certificação para auditores e gestores de ISO. A Exemplar Global surgiu da fusão entre o US Registrar Accreditation Board (RAB) e a Quality Society of Australasia (QSA), com sede na Austrália. Conheça mais aqui.

Para receber o registro de capacitação na Exemplar Global, ao final do treinamento, os alunos precisam passar na prova de avaliação em português, composta por 40 questões de múltipla escolha. Será necessário acertar 75% das questões para a aprovação em 2 tentativas. Aqueles que não alcançarem essa porcentagem receberão somente o certificado de participação sem o registro na Exemplar Global. O prazo para prestar a prova é de 30 dias após a última aula ao vivo.

 

 

Esse conhecimento é aplicável fora da área de TI para Gestão de Serviços Corporativos?

A intenção inicial da norma ISO/IEC 20000-1 era aplicá-la ao gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI). Por isso, algumas vezes ainda é referida como a norma de gestão de serviços de TI (GSTI).

 

No entanto, ao longo dos anos, com as revisões e atualizações da norma, reconheceu-se que os princípios e práticas de gestão de serviços podem ser aplicados a outras áreas de serviço além da TI. Por isso, a norma foi estruturada de forma a ser aplicável para o gerenciamento de serviços de qualquer natureza.

Ao longo deste treinamento, traremos explicações e considerações para todas organizações que fornecem outros tipos de serviços (por exemplo, serviços financeiros, serviços de saúde, serviços educacionais, etc.) e como elas podem implementar e ser certificadas segundo a ISO/IEC 20000.

 

 

Atenção: este é um curso interativo!

Este não é um curso teórico e somente focado no exame! Durante as aulas, os alunos serão convidados a participar de discussões de cases. Consideramos que isso gera um aprendizado mais efetivo na formação de um profissional que pretende auditar de forma consistente, além de facilitar a aprovação no exame. Também consideramos que a participação dos alunos, compartilhando suas experiências, opiniões e dúvidas, enriquece as aulas. Portanto, não espere que um curso desse nível seja limitado apenas a apresentar slides.


Se você prefere aulas superficiais, sem discussões e só focadas no exame, então este curso não é indicado para você! Queremos ter alunos interessados no aprendizado colaborativo. Ao embarcar neste curso, esteja ciente de que haverá muitas interações, pois os alunos podem a qualquer momento fazer perguntas pelo microfone. Neste curso, passar no exame será uma consequência de um bom aprendizado colaborativo com a turma.

 

 

Próximas turmas previstas

Nenhuma turma programada no momento.

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Informe abaixo seus dados de contato que ao atingirmos o quorum mínimo de inscritos iremos lhe contatar para confirmar seu interesse em participar do curso.

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Informações sobre o curso

Objetivos do curso

Capacitar os participantes a compreender de forma prática os requisitos da norma ISO/IEC 20000-1, bem como desenvolver habilidades para implementar e auditar Sistemas de Gestão de Serviços (SGS), de modo que essa formação possa ser aplicada para formação de gestores como de auditores do SGS.

Os principais tópicos que serão explorados durante esta formação são:

  • Introdução ao gerenciamento de serviços de TI
  • Elementos que compõem o Sistema de Gerenciamento de Serviço (SGS)
  • Processos e requisitos relacionados à operação do Sistema de Gerenciamento de Serviço conforme a ISO/IEC 20000-1:2018 (versão internacional)
  • Como os processos de gestão de serviços suportam um SOC (Security Operations Center)
  • Como estruturar uma CSC (Central de Serviços Compartilhados)
  • Práticas de auditoria conforme a ISO 19011:2018

Público-alvo

Este curso é indicado para qualquer profissional que deseja entender em profundidade a norma ISO/IEC 20000-1:2018 para atuar como gestor ou auditor Sistema de Gestão de Serviços. O treinamento é especialmente recomendado para os seguintes públicos:

  • Profissionais de TI que atuam na gestão, operação ou manutenção de serviços de negócio e de TI;
  • Auditores internos e externos que desejam expandir seus conhecimentos na norma ISO/IEC 20000;
  • Gerentes e líderes de projetos de implantação da ISO/IEC 20000;
  • Consultores em gestão de serviços de negócio e de TI ;
  • Profissionais interessados em seguir carreira como auditores de sistemas de gestão de serviços de negócio e de TI.


Pré-requisitos:

Nenhum.

Formato do curso

As aulas serão ao vivo na plataforma de web conferência Zoom. Para isso, o aluno deverá ter uma conexão rápida com a internet (mais de 5 MB). O instrutor conduzirá a aula ao vivo apresentando slides e exercícios, assim como é em um treinamento presencial normal. Além disso, você poderá interagir em tempo real usando microfone ou chat. Serão realizados exercícios e simulados durante a duração do treinamento.

Além do acesso às aulas ao vivo, você receberá:

  • PDF dos slides apresentados durante as aulas.
  • 1 Simulado para a prova final de Auditor Líder.

Observação: o material somente estará disponível no primeiro dia do curso ao vivo.

Este curso terá 24 horas de aulas ao vivo com instrutor.

O conteúdo programático irá cobrir os módulos abaixo:

Módulo 1. Introdução ao gerenciamento de serviços
1.1 Principais conceitos de gerenciamento de serviços
1.2 Principais conceitos envolvendo a ISO/IEC 20000-1:2018

Módulo 2. O Sistema de Gerenciamento de Serviço (SGS)
2.1 Elementos críticos de um Sistema de Gerenciamento de Serviço
2.2 Principais conceitos do Sistema de Gerenciamento de Serviço

Módulo 3. A operação do Sistema de Gerenciamento de Serviço
3.1 Processos de portfólio de serviços (gerenciamento de catálogo de serviços, gerenciamento de ativos, gerenciamento de configuração)
3.2 Processos de relacionamento e acordo (gerenciamento de relações de negócio, gerenciamento de nível de serviço, gerenciamento de fornecedores)
3.3 Processos de oferta e demanda (orçamento e contabilização para serviços, gerenciamento de demanda, gerenciamento de capacidade)
3.4 Processos de desenho, construção e transição de serviços (gerenciamento de mudanças, gerenciamento de liberação e implantação)
3.5 Processos de resolução e cumprimento (gerenciamento de incidentes, gerenciamento de requisições de serviço, gerenciamento de problemas)
3.6 Processos de garantia de serviço (gerenciamento de disponibilidade de serviço, gerenciamento de continuidade de serviço, gerenciamento de segurança da informação)

Estruturação de uma Central de Serviços Compartilhada
Melhores práticas, Estruturação de equipe, Processos, Ferramentas

Estruturação de um Security Operations Center (SOC)
Melhores Práticas, Playbooks, Gerenciamento de Eventos e Monitoramento, Resposta a Incidentes, Gerenciamento de Vulnerabilidade

Extensão para Auditor Líder: Processo de Auditoria conforme a ISO 19011:2018
Conceitos-chave da auditoria, processo de auditoria, componentes da auditoria e preparação final para a função de auditor de auditor líder.

Wellington Mônaco - Módulos do Service Manager
Chief -Compliance Officer | Head de Governança de Privacidade e Proteção de Dados GMLATO Palestrante | Coaching & Instrutor Governança Corporativa, Governança de TI e Governança de Privacidade TIEXAMES
- Consultor Estratégico em Governança de TI e Governança Corporativa 30 anos
- Implementação de Soluções de Segurança da Informação (desde 1995)
- Implementação de Gerenciamento e Tratamento de Incidentes de Segurança da Informação (desde 1995)
- Auditor da ISO/IEC 27001 e ISO/IEC 20000(desde 2000)
- Consultor de Serviços Gerenciados e Central de Serviços Compartilhados desde 2005
- Jornada de Adequação e de Sustentação à LGPD (desde 2018)
- Implementação da Privacidade desde a Concepção e Privacidade por Padrão desde 2018

Anderson Santana - Extensão para Auditor Líder
Atua há mais de 20 anos em Auditorias, Consultorias e Treinamentos. Atuação em clientes de escopos variados (construção civil, mecânica, elétrica, comércio, produção, fábrica, química) implementando sistemas de gestão: ISO 9001 / PBQP-H (Sistemas de Gestão da Qualidade; incluindo a construção civil, além dos diversos ramos de atividades), ISO 14001 (Sistemas de Gestão Ambiental), OHSAS 18001 / ISO 45001 (Gestão de Saúde e Segurança), SA8000 – NBR 16001 (Sistema de Gestão para Responsabilidade Social), ISO IEC 27001 (Sistema de Gestão de Segurança da Informação), SASSMAQ; ISO 31000 (Gestão de Riscos); mapeamento de processos, indicadores de desempenho, legislação ambiental e de saúde e segurança, auditorias de primeira parte - segunda parte, treinamentos relacionadas às normas; consultoria para formação de preços e gerenciamento de custos e de projetos; NBR ISO/IEC 29110-4 (Engenharia de Software – Perfis de ciclo de vida para micro-organizações (VSEs)); ABNT NBR 15906 (Gestão empresarial para serviços notariais e de registro); ISO 19600 – Sistema de Gestão de Compliance e ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno. Houve conciliação com outras atividades.

Essa formação permite você obter 2 certificados de conclusão:
- ISO/IEC 20000 Service Manager como extensão universitária por Faculdade Credenciada pelo MEC
- ISO/IEC 20000 Lead Auditor registrado na Exemplar Global nos EUA.

Para receber o certificado de Auditor Líder registrado do diretório da Exemplar Global, os alunos deverão se submeter a uma prova de avaliação com 40 questões de múltipla escolha, sendo necessário acertar 75% das questões. Haverá 2 tentativas disponíveis. Aqueles que não atingirem essa pontuação após 2 tentativas receberão somente um certificado de participação da TIEXAMES. Há uma taxa de administração (R$ 350) para realização desse prova que está inclusa no valor do treinamento. A prova deverá ser realizada em até 30 dias após a última aula ao vivo do treinamento.

Para que você possa acompanhar as aulas ao vivo, será necessário:

  • Navegadores Firefox ou Chrome.
  • Computador com Windows e com acesso à internet estável (velocidade a partir de 5 MB).
  • Rede sem restrições de portas (não é recomendado fazer o curso em rede corporativa porque esta pode ter bloqueio nas portas necessárias ao software de webconferência).
  • Placa de som.
  • Microfone e webcam (opcionais, pois a interação do aluno poderá ser feita por chat).
  • Usamos a plataforma Zoom para transmitir as aulas ao vivo. Ela funciona em sistemas operacionais Windows e Mac. Para Linux, não garantiremos funcionamento adequado. É possível também o acesso através da instalação de aplicativo em Android e iOS. Entretanto, se o curso possuir dinâmicas de grupo, não será possível o acompanhamento sem um computador. As aulas gravadas são hospedadas no Vimeo e podem ser visualizadas em qualquer dispositivo.

Para assistir às gravações posteriormente, será necessário ter acesso irrestrito ao site do Vimeo.com. Usamos esse serviço para o streaming do vídeo.