Blog

Certificações

Mudanças para obtenção de Professional Development Units (PDUs)

Todas as certificações do PMI, exceto a CAPM, requerem um acúmulo mínimo de PDUs a cada três anos. O registro destas PDUs é obrigatório para que o profissional mantenha a certificação ativa e continue com conhecimentos relevantes e atualizados. A quantidade mínima de PDUs a serem acumuladas varia de acordo com a certificação:

  • 60 PDUs no ciclo de 3 anos para as certificações PMP, PfMP, PgMP e PMI-PBA
  • 30 PDUs no ciclo de 3 anos para as certificações PMI-ACP, PMI-SP e PMI-RMP

As duas principais formas de obter PDUs são recebendo conhecimento e contribuindo com a profissão. Existem diversas formas de receber conhecimento. A principal é realizando cursos cujos conteúdos se aplicam ao contexto de gerenciamento de projetos. Considere que 1 hora aula em um curso é igual a 1 PDU.

A partir de 1 de dezembro de 2015 foi implementada uma atualização no programa de Requisitos de Certificação Continuada (CCR) e introduzido o que é conhecido como triângulo de talentos. Neste triângulo são identificadas as três competências críticas para os gerentes de projetos: gerenciamento técnico de projeto, liderança e gerenciamento estratégico e de negócios.

Na competência gerenciamento técnico de projeto entram conhecimentos, habilidades e comportamentos relacionados a domínios específicos de projetos e gerenciamento de programas e de portfólio.

Na competência liderança entram conhecimentos, habilidades e comportamentos específicos orientados para a liderança que ajudam uma organização a alcançar seus objetivos de negócios.

Na competência gerenciamento estratégico e de negócios entram conhecimentos e experiências em indústria ou organização que melhore o desempenho e proporcione melhores resultados de negócios.

A partir de agora é necessário reportar PDUs de educação associadas às três competências deste triângulo. Para cada competência existe um número mínimo de PDUs que precisam ser reportadas de acordo com a certificação. A tabela abaixo detalha este número mínimo.

ATIVIDADES EDUCACIONAIS

Competências

PMP, PgMP, PfMP e PMI-PBA

PMI-SP, PMI-ACP e PMI-RMP

Gerenciamento técnico de projeto

8

4

Liderança

8

4

Gerenciamento estratégico e de negócios

8

4

Qualquer uma das competências

11

6

Mínimo de PDUs educacionais

35

18

Para a certificação PMP, por exemplo, é necessário que das 60 PDUs no ciclo de 3 anos, no mínimo 35 sejam relacionadas à educação e destas pelo menos 8 PDUs em cada uma das três competências críticas. Antes da mudança no CCR, o profissional poderia registrar PDUs de cursos sem classificação no triângulo. A partir de agora é necessário que ele faça cursos de forma a cumprir o mínimo de 8 PDUs em cada competência.

Alguns exemplos de cursos que se alinham a cada competência:

- No gerenciamento técnico de projeto: gerenciamento avançado de projeto, técnicas para melhorar a EAP, coleta e documentação de requisitos, gerenciamento de riscos, etc. Ou seja, engloba qualquer curso que cobre técnicas para melhorar o seu gerenciamento de projetos. Se você fizer cursos, por exemplo, de MS Project, de gerenciamento ágil com Scrum, estes vão cair nesta categoria. 

- Em liderança: negociação, comunicação, motivação, resolução de problemas, resolução de conflitos, etc. Ou seja, engloba qualquer curso que cobre aspectos relacionados a pessoas e que pode ser aplicado no seu projeto. Se você fizer cursos, por exemplo, de Couch ou que abordem qualquer aspecto que ensine a ser um bom líder, estes vão cair nesta categoria. 

- No gerenciamento estratégico e de negócios: finanças, marketing, conhecimento do produto, conhecimento da indústria, visão de negócios, alinhamento de estratégias de inovação/de mercado/de diferenciação/de clientes, etc.  Ou seja, engloba qualquer curso referente a uma disciplina voltada para a área de negócios de uma empresa. Se você fizer cursos, por exemplo, de Balanced Scorecard, marketing digital, gerenciamento de processos de negócio (BPM), estes vão cair nesta categoria. 

É possível obter múltiplas PDUs de em um único curso. Por exemplo: se você completar um curso de ITIL Foundation de 24 horas da Ti.exames, 8 horas são relacionadas a gerenciamento estratégico. Sendo assim você registrará 16 PDUs como gerenciamento técnico e 8 PDUs como gerenciamento estratégico.

Outra mudança no CCR foi a diminuição do número máximo de PDUs para as atividades de contribuição, como atuar como profissional na área de gerenciamento de projetos, escrever artigos, ministrar treinamentos e palestras, trabalhar como voluntário no PMI. Para a certificação PMP, por exemplo, este número máximo passou para 25 PDUs. E o total de PDUs na atuação como profissional de projeto passou para 8 conforme a tabela abaixo.

ATIVIDADES DE CONTRIBUIÇÃO (GIVING BACK)

Competências

PMP, PgMP, PfMP e PMI-PBA

PMI-SP, PMI-ACP e PMI-RMP

Criação de novo conhecimento em gerenciamento de projetos

Não pode exceder o total de 25 para toda a categoria

Voluntariado

Não pode exceder o total de 25 para toda a categoria

Atuação como profissional de projeto

8

4

Máximo de PDUs de contribuição

25

12

Note na tabela acima que não existe número mínimo de PDUs para estas atividades de contribuição. Então, se o profissional PMP, por exemplo, quiser cumprir os 60 PDUS no ciclo de 3 anos poderá informar apenas PDUs relacionadas à atividades educacionais.  É muito comum alguns profissionais informarem apenas PDUs educacionais por não estarem mais atuando como gerentes de projetos. 

Se você acessar o sistema de registro de PDUs na página https://ccrs.pmi.org/ vai notar que foi atualizado e um novo dashboard é exibido para mostrar o mínimo de PDUs que precisam ser registradas e quantas faltam em cada competência.

Para mais informações, consulte o link abaixo:
http://www.pmi.org/certification/ccr-updates/know-the-details.aspx