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Assinatura correta Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 25/03/2011 08:52
Olá Flávio, bom dia. Minha dúvida não é exatamente com relação ao curso, mas compreende os certificados que obtive sucesso através de vocês. Então, por enquanto já consegui os certificados Itil, Cobit e Iso 20000. Qual seria a maneira correta de descrevê-los como uma forma de assinatura juntamente com meu nome. Seria dessa forma abaixo:

Eduardo da Costa Amorim, Itil V3 Foundation, Cobit 4.1 Foundation, Iso 20000 Foundation

No caso, eu devo colocar o descritivo "Foundation", ou apenas Iso 20000 já estaria correto por exemplo?

No caso da Itil e Cobit, é preciso colocar as versões, "V3" e "4.1" também?

Qual seria a maneira mais ideal de descrever essa assinatura?

Obrigado

Re: Assinatura correta Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 25/03/2011 12:00
Bom dia, Eduardo.

Não existe regra com relação a assinatura. Cada um usa da forma que achar mais coerente. O próprio instituto de exame não estabelece nenhuma recomendação sobre isto. Você pode usar do jeito que você mencionou no post.

Eu não uso em meus e-mails e particularmente acho que é algo inapropriado. Tem gente que coloca o curriculo todo na assinatura do e-mail, eu acho que fica feio, horrivel. Algumas empresas maiores proibem citar certificações na assinatura do e-mail da empresa. A assinatura do e-mail corporativo é nome da pessoa, cargo/função/departamento, telefone de contato e só. Eu acho que isto é o correto, senão fica esta concorrencia de quem tem a assinatura maior. Tem gente que chega a colocar até os idiomas que fala, qual a gradução que fez. Isto é fora de propósito. Será que interessa ao cliente isto?

A certificação deve ser citada no curriculo, pois o contratante vai avaliar as certificações do candidato, elas têm peso na hora da seleção, é uma comprovação do seu conhecimento. No seu relacionamento do dia-a-dia com clientes ficar exibindo a certificação no cartão de visita ou e-mail não agrega nada. Você vai construir o seu relacionamento usando outros recursos, não a certificação. O cliente vai te avaliar, te respeitar, te reconhecer, te elogiar, pelo seu trabalho, pela sua competência e não pelas suas certificações.

Como profissionais de TI somos pressionados pelo mercado a termos muitas certificações ao longo da nossa carreira. Tem gente que já tem 20, 30 certificações e coloca isto tudo na assinatura. Então nada melhor do que uma assinatura "clean" apenas informações relevantes para os seus destinatários. Talvez apresentar uma outra certificação relevante na assinatura, isto se a empresa permitir. Agora citar todas as certificações na assinatura, eu particularmente acho feio, causa a mim a impressão de que o profissional está mais interessado em mostrar seus títulos consquistados do que suas outras qualidades. Entretanto, esta é a minha opinião. Quem quiser usar as certificações na assinatura, pode usar a vontade do jeito que achar coerente.

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