Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Gerência de Mudanças - Quando abrir uma mudanda? Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 02/02/2011 10:21
Pessoal, boa noite,

gostaria de compartilhar uma experiência que vivemos a bastante tempo e peço a opinião de todos.

Acredito que a resposta será NEGATIVA, mas é importante escutar as opiniões diferentes.

Todos os anos sabemos que ocorrerá o Horário de Verão em algumas regiões e durante o período são tomadas algumas ações para preparar o ambiente para o dia programado. Essas ações preparativas requerem uma solicitação de mudança normalmente, porém fica a pergunta:

No dia da virada entrada ou saída do horário de verão não é realizada nenhuma intervenção ambiente, porém sabemos que ocorrerá uma mudança automática e que poderá não funcionar adequadamente, portanto se faz necessária uma solicitação de mudança programada?

Existem alguns casos que no dia da entrada e saída requerem intervenção manual, e estes sim necessitam de uma solicitação, porém para os casos AUTOMATÍCOS acreditamos não haver necessidade, pois so fossemos utilizar essa lógica teríamos que ter milháres de mudanças para todas as possíbilidades de problemas que possam acontecer.

Acredito que a cultura da empresa neste caso pesa muito, devido aos problemas passados que ocorreram, portanto estou buscando acabar com isso, uma vez que não terá intervenção no dia, logo não precisamos de uma solicitação programada e sim caso ocorra algum incidente, será realizada a abertura no momento da ocorrência.

Horário de verão na empresa onde trabalho é uma movimentação muito grande e o raspaldo de solicitação aberta é utilizada como evidência de planejamento.

O que vocês acham disto?

Obrigado.

Re: Gerência de Mudanças - Quando abrir uma mudanda? Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 02/02/2011 10:37
Prezado Sandro,

cada organização pode tratar da maneira que achar mais conveniente, que funcione e que minize os riscos.

Para os casos automaticos, na minha opinião, uma mera tarefa agendada no outlook do responsável pela infra para verificar se a hora do servidor foi ajustada automaticamente já seria o suficiente. Para os casos que exigem intervenção humana, e se este ajuste tiver riscos, pode ser tratado como uma mudança programada, se não tiver riscos, também trata como uma tarefa agendada. O nível de controle sempre depende da complexidade e dos riscos envolvidos. Para uma TI pequena isto dai é algo que não é de grande preocupação, para uma TI de uma grande corporação, este controle pode ser assunto de pauta para uma reunião.

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso