Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Modulo 4, slide 14- Ativos de serviço Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 18/01/2011 09:22
Olá Professor,

Gostaria de um melhor esclarecimento sobre o conceito de ativos de serviços.

Entendi que é ele divido em dois tipos, porém não ficou muito claro para mim o que são ativos de serviços. O senhor poderia exemplificar de outra maneira pra mim por favor.

Obrigada,

Flavia Gobetti

Re: Modulo 4, slide 14- Ativos de serviço Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 18/01/2011 10:31
Ativo de serviço é um termo na ITIL que se refere a qualquer Recurso (algo tangivel) ou Habilidade (algo intangivel). Ativos de um Provedor de Serviço inclui qualquer coisa que pode contribuir para a entrega de um Serviço. Ativos podem ser qualquer um dos seguintes tipos: Gerência, Organização, Processo,Conhecimento, Pessoas, Informações, Aplicativos, Infra-estrutura e Capital Financeiro. Qualquer um destes itens citados é considerado um Ativo de Serviço.
Re: Modulo 4, slide 14- Ativos de serviço Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 09/12/2011 10:15
Flávio, bom dia

Este conceito também não ficou muito claro para mim.

Acho o conceito meio que parecido com Item de Configuração. Para mim parece que algumas vezes o ativo de serviço também seria um item de configuração. O problema é que já vi chamarem de ativo, um servidor e se referirem a ele somente como os itens da infraestrutura.

Mas você disse:

"Ativos podem ser qualquer um dos seguintes tipos: Gerência, Organização, Processo,Conhecimento, Pessoas, Informações, Aplicativos, Infra-estrutura e Capital Financeiro". Aí fiquei mmeio confusa.

Eu entendi o seguinte: que um ativo de serviço, pode ser um item de configuração e vive versa... mas também podem ser gerentes e processos! Aí que me confundiu.

Poderia explicar novamente, por gentileza.

Att, Thiciara Azevedo.

Re: Modulo 4, slide 14- Ativos de serviço Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 09/12/2011 10:37
Certo.

"[i]Ativo de serviço é o nome que a ITIL dá as coisas tangiveis e intangiveis usadas para fornecer serviço. São os ingredientes do serviço. É simple assim. Nada de complexo até ai."[/i]

Até aqui realmente é tranquilo.

Ativo de serviço (conforme módulo 4, slide 14) é dividido em 2 partes: recursos e habilidades.

Então posso dizer que um ativo de serviço, é um servidor, considerando que ele seria usado para entregar o serviço, e também faz parte da infraestrutura. E este servidor também será um item de configuração.

E também posso dizer que um ativo de serviço, é o processo definido para a entrega de um determinado serviço (como o processo definido para tratar problemas, por exemplo)... o que neste caso não é um item de configuração.

Seria isso?!

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso