Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Quando a implementação da mudança começa? Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 06/12/2010 02:13
Flávio,

Há pouco falávamos a respeito de quando a PIR deveria ser aplicada e você respondeu "a PIR se aplica apenas se a mudança foi completada. O objetivo da PIR é verificar se a mudança atingiu os seus objetivos e se não gerou nenhum efeito colateral (incidentes). Se a mudança não foi implantada, foi reprovada antes, uma PIR não fará sentido."

Evidentemente eu concordo com você.No entanto, a questão agora é: quando é que de fato devemos considerar que a implementação da mudança começou?

Eu entendo que se o planejamento e elaboração foram concluídos, a RFC foi submetida a gestão de mudanças e então enviada para a aprovação, a implementação começou aí, ou seja, na fase de aprovação. Por quê? O esforço de elaboração e planejamento já foi feito; se for uma Signicant RFC, a data e hora de parada ou a mudança de processo já foi alinhada com o negócio, as evidências de teste e validação do usuário já foram feitas. Por isso, eu acreidot que a mudança começa na aprovação porque a fase anterior foi concluída. Assim sendo, eu entendo que a primeira parte da mudança (a aprovação) foi concluída mesmo que ela implique em abortar a implementação independente do motivo. Por isso, a revisão após a implementação(PIR) caberia para responder as seguintes questões:

Houve algum problema de planejamento que considerou uma maior abrangência da solução e por isso ela não foi implementada?

Houve uma mudança de escopo de última hora?

Houve falta de comunicação entre os envolvidos na mudança?

Houve falha no momento da implementação que impossibilitou a execução da Mudança?

Os aprovadores não respeitaram o lead time de aprovação?

Observe que todos esses questionamentos requerem respostas independente da execução da mudança.

Eu entendo que a somente na fase de planejamento e elaboração da RFC caberia cancelá-la sem PIR.

As fases da mudanças seriam:

Construção da mudança: planejamento e elaboração;

Atividades da mudança: aprovação, execução e encerramento.

Grato,

Waldir Paulino

Re: Quando a implementação da mudança começa? Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 06/12/2010 04:27
Caro Waldir,

minhas respostas são dadas pela minha interpretação sobre o que está escrito no livro da ITIL. O que não está declarado nos livros é meramente uma opinião particular.

Veja meus comentários com base no livro Service Transition - ITIL V3

Pag 94 - Revisão de Requisição de Mudança

Esta revisão é diferente da PIR. Está escrito lá que deve haver um procedimento para analisar todas as mudanças logadas e deve ser retornado para o iniciador os motivos pelos quais a mudança foi rejeitada. Todas as suas perguntas finais cabem nesta Revisão de Requisição de mudança. Acho que isto responde a sua principal dúvida.

A abordagem da PIR se aplica após a mudança ser completada. Não se usa este termo PIR para revisão de requisição de mudança. O termo já quer dizer: Revisão Pós implementação.

Pag 89 - Figura 4.2 Mostra fluxo de processo para lidar com mudanças. Observe que a coordenação da implementação da mudança começa após a mudança ter sido autorizada. Consta ainda em asterisco que esta implementação compreende construir e testar a mudança.

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso