Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Métricas relacionadas ao resultado ou valor? Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 2 - Princípios orientadores da ITIL®
Enviado em 25/02/2021 16:11
Estou gostando muito dessa nova abordagem, e mindset, da ITIL 4. 
Já tentando incorporar essa ideia, prestando a atenção na explicação / material da aula, me fiz uma pergunta e gostaria de compartilhar ela no fórum (na verdade, tive vontade de conversar com alguém a respeito, rsrs) e saber a opinião/avaliação de vocês professores e colegas de curso.

No mód.2, vídeo que apresenta o princípio de valor "Comece por onde você está", no slide "Aspectos a considerar" (no pdf é pág. 91/382), temos que "É fundamental se concentrar em definir as métricas que se relacionam diretamente com o resultado."

Uai, pensei cá com meus botões... não, não! É fundamental concentrar as métricas que se relacionam diretamente ao VALOR, não ao resultado. Tá, entendo que há cenários em que seja difícil, mas me parece que a proposta seria de sustentar a ênfase no VALOR! 
Re: Métricas relacionadas ao resultado ou valor? Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 2 - Princípios orientadores da ITIL®
Enviado em 25/02/2021 16:27
Boa tarde, Matheus

Sim, o "resultado" precisa ter "valor".  Não há sentido ter resultados que não gerem valor. 

A ITIL está alinhada com o pensamento Lean. 

O que a ITIL quis dizer nessa frase é que as métricas precisam ter alinhamento com o resultado que se quer alcançar. Mas naturalmente há de estabelecer resultados que tenham valor para o cliente  e stakeholders. 



Editado 1x. Última edição em 25/02/2021 16:30

Re: Métricas relacionadas ao resultado ou valor? Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 2 - Princípios orientadores da ITIL®
Enviado em 25/02/2021 16:51
Certo Flavio, entendi. É que são apresentadas definições diferentes para resultado (outcome) e valor (value). E, na minha humilde visão (de apenas um aprendiz ;-) ), seria o caso de buscar concentrar as métricas naquilo que foi apresentado como "valor", por mais desafiante que seja, esse seria o foco.
E, por mais que a ênfase seja no valor, imagino cenários em que se faz necessário observar também as métricas para os resultados propriamente. 
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso
Filtro por categoria
Filtro por módulos