Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Módulo 7 - Slide 32/33 - Requisição de Serviço Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 11/05/2010 10:40
Flávio, boa noite,

Uma solicitação na central de serviços da TI para que seja realizada uma atualização em um conjunto de registros no banco de dados (não devido a um incidente) pode ser tratada como uma requisição de serviço, mesmo havendo a necessidade de aprovação formal por parte do gestor da área solicitante antes deste atendimento ser realizado ?

Pergunto isso pois uma mudança padrão não seria aquela pré-aprovada ?

Obrigado.

Re: Módulo 7 - Slide 32/33 - Requisição de Serviço Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 11/05/2010 10:48
Boa noite, Franco.

Existem requisições de serviço que podem ser pequenas mudanças e não precisam de aprovação porque não tem risco. Você tem que definir na sua organização o que deve ou não deve passar pelo gerenciamento de mudança conforme o grau de risco. Se você considera que o pedido tem risco e precisa de aprovação do gerente de mudança, comitê ou grupo técnico, coloca para passar pelo gerenciamento de mudança, senão trata como requisição de serviço. Uma requisição de serviço também pode necessitar de aprovação. Liberação de um novo PC para um usuário é uma requisição de serviço que não tem risco mas pode exigir aprovação de alguém. Analise com cuidado os objetivos dos processos. Gerenciamento de Mudança existe para reduzir riscos no que vai ser alterado na infraestrutura.

Quanto ao seu exemplo, só você pode definir se os registros que serão alterados e os procedimentos que serão usados para alterar os registros oferecem riscos à organização. Normalmente alterar registros em base de dados é ARISCADO!

Re: Módulo 7 - Slide 32/33 - Requisição de Serviço Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 11/05/2010 11:11
Flávio, boa noite,

Entendendo que haveria um certo grau de risco o mais correto seria reclassificar a Requisição de Serviço, que entrou via central de serviços, como uma Requisição de Mudança na ferramenta de helpdesk ?

Obrigado.

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso