Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Dúvida Stakeholder (Cliente interno) Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 08/03/2016 19:56
Ola, tenho a seguinte dúvida, sou gerente de TI e tenho meus clientes internos, quem paga a conta e aprova minhas metas é meu diretor, porém, entendi que outros gestores pares a mim podem ser Stakeholder mesmo que não pagem a conta, mas eu presto um serviço direto a eles, exemplo, sustentação SAP, o gerente de controladoria a meu ver seria um Stakeholder muito forte para este serviço, correto?

Ou seja, são aqueles que tenho um relacionamento mais próximo, no qual preso algum tipo de satisfação direta ou ate mesmo alinhamento de prioridades. Além da diretoria, são gestores que funcionam como Stakeholder de algum serviço especifico. É isso?

Abs
Re: Dúvida Stakeholder (Cliente interno) Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 08/03/2016 20:04
Boa noite, Claudio

Clientes internos na sua organização são os departamentos ou as unidades de negócio que usam os serviços de TI, como RH, Marketing, Financeiro, Produção, etc, seja lá os departamentos/unidades que existem. Cada é um cliente interno que pode ser representado por um gerente de departamento/unidade.  A questão de pagar pelo uso do serviço nem sempre ocorre no cliente interno, não é isto que determina quem é o cliente interno, pois muitas empresas não fazem o rateio da conta de TI com os outros departamentos. 
Re: Dúvida Stakeholder (Cliente interno) Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 21/04/2016 13:11
Prezado Cláudio, 

Observado o slide 2-13, gostaria de colaborar neste tópico.

Quem é stakeholder (parte interessada), é stakeholder em relação a um serviço, processo, organização etc.

Portanto, todos aqueles em sua organização quem têm interesse nos serviços da sua gerência, esses são parte interessada em relação a esses serviços. Assim, Se outros gestores, ainda que não estejam na linha hierárquica, podem ser stakeholder dos serviços de sua gerência. Basta que tenham interesse neles.

Ter interesse significa consumir o serviço, depender de resultado, observar um desempenho, etc.

Espero ter ajudado.

Abs
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso