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Enviado em 04/06/2014 09:21
Estou no início do curso e desde já lhe parabenizo pela excelente metodologia de ensino.
Estava no módulo 2 e ao terminar fiquei com uma dúvida, onde o senhor explica e define sobre serviços, gerenciamento de serviços, provedores de serviços em TI, processos, papéis etc.
A pergunta é: A depender da organização, um serviço (que contém vários processos/atividades) pode ao mesmo tempo fazer parte de um novo processo cuja sua abrangência é maior?
Ou seja, podemos por um serviço dentro de um outro processo no qual este processo faça parte de um serviço de maior abrangência na organização?
Abraço e parabéns pelo material elaborado e explicado.
Att, Joelan Sobrinho
Enviado em 04/06/2014 09:42
Não consegui contextualizar a sua pergunta. Não é possível responde-la. Se você tiver algum exemplo na sua organização, posso dizer se o seu raciocionio está coerente ou não.
Os serviços de TI (e-mail, voip, CRM, ERP, intranet, etc...) podem ser utilizados por vários processos de negócio (vendas, faturamento, folha de pagamento, cobrança, etc). O mesmo serviço de TI pode ser utilizado por mais de um processo de negócio.
Não sei se você está fazendo confusão entre serviço e processo. Existem os processos de TI que são necessários para desenvolver, implantar e manter os serviços. E existem os processos de negócio de uma empresa que usam serviços de TI.
Enviado em 04/06/2014 10:14
Uma empresa que é uma revenda de software de automação comercial. Nela possui os serviços de implantação e suporte do sistema para seus clientes.
Pelo que entendi, os serviços seriam: Implantar e prestar suporte ao sistema para os clientes.
Dentro dessa implantação (serviço) existem vários processos/atividades.
Dentro do suporte deste sistema (serviço) existem também vários processos/atividades.
Porém, para que seja implantado um sistema em um cliente, primeiro passa pelo processo de venda, processo de levantamento de documentos/contratos, etc.
Neste caso, os serviços Implantação e Suporte dependem dos processos de venda (como forma de pagamentos, etc) e do processo de levantamento de documentos e formas de contrato.
Por isso a minha dúvida. Mas como o senhor falou: "Os serviços de TI podem ser utilizados por vários processos de negócios."
Essa sua colocação serviria para este mini-cenário demonstrado aqui?
Att, Joelan Sobrinho
Enviado em 04/06/2014 10:27
Realmente não posso colocar o ITIL na totalidade da organização.
Obrigado pelo esclarecimento Flávio.
Att, Joelan Sobrinho
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