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Dúvidas Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Estratégia de Serviço
Enviado em 19/09/2013 01:02
Boa tarde Flavio.

Estou no módulo 4 das aulas e já surgem dúvidas em relação a aplicação da ITIL e seus estágios.

Uma dúvida básica: em um processo onde é preciso migrar a base de dados do ERP de um servidor para outro mais robusto e atualizado, é simplesmente uma atividade (processo) ou pode ser considerado um serviço? As vezes me parece questão de semântica de acordo com a visão do processo.

Usarei esse tópico para tirar mais dúvidas em vez de abrir vários tópicos. (tu)

Obrigado.

Re: Dúvidas Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Estratégia de Serviço
Enviado em 19/09/2013 01:07
Boa tarde, Anderson.

O exemplo não é de serviço de TI conforme vimos no módulo 2.

É uma atividade de mudança.

Esta atividade será programada/agendada conforme o processo gerenciamento de mudanças do módulo 6. Convém que mudanças como esta sejam planejadas e aprovadas por este processo.

Re: Dúvidas Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Estratégia de Serviço
Enviado em 19/09/2013 01:16
Obrigado pelo esclarecimento.

O cliente pode ser o próprio provedor de serviço? Em empresas prestadoras de serviços com número baixo de funcionários, uma mesma pessoa pode realizar um serviço para gerar valor a si mesmo. Como avaliar a aquisição de um sistema em um ambiente onde são utilizadas planilhas para controle de carteira de clientes. Em caso de um microempreendedor, ele seria o próprio cliente. Isso pode ocorrer e é natural?

Obrigado e excelente material.

Re: Dúvidas Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Estratégia de Serviço
Enviado em 24/09/2013 04:40
Boa tarde Flavio.

No livro 2 - Desenho de Serviço, temos o processo de Gerenciamento de Fornecedores, cujo um dos objetivos é Obtenção de Valor para o dinheiro a partir de fornecedores e contratos.

Gostaria que esclarecesse melhor esse conceito, pois está meio confuso "Obtenção de valor para o dinheiro".

Seria retorno sobre investimento?

Obrigado

Anderson

Re: Dúvidas Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Estratégia de Serviço
Enviado em 24/09/2013 05:51
O tipo de mudança padrão, no estágio de transição de serviço, passa pelo CCM?

O fato de serem pré-aprovadas quer dizer que já passou pelo comitê?

Obrigado.

Re: Dúvidas Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Estratégia de Serviço
Enviado em 27/09/2013 11:36
Bom dia Flavio.

Em relação a Operação de Serviço - Gerenciamento de Problema

Um incidente nunca vira um problema, deve-se manter um registro separado de incidente e de problema.

O problema é a causa do incidente.

Eu preciso mesmo abrir um registro para todos os problemas dos incidentes?

Exemplos: incidentes de prioridade baixa, ou um incidente em que já aplico a solução definitiva, há a necessidade de registrar o problema para efeito de documentação?

O problema pode ser resolvido diretamente no incidente?

Obrigado

Anderson

Re: Dúvidas Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Estratégia de Serviço
Enviado em 01/10/2013 01:57
Boa tarde, Flavio.

Tenho um estudo de caso prático onde me veio uma dúvida em aplicação das práticas e processos da ITIL.

A empresa X utiliza o serviço de ERP para atender as necessidades operacionais e de negócio da empresa.

Os usuários registraram via serviço de helpdesk que não estão conseguindo acessar o sistema, reportando o seguinte alerta: "O número de acessos foi excedido!"

O incidente foi registrado pela central de serviço e foi aplicada uma solução de contorno: solicitar aos usuários que não estão usando o sistema de ERP a fecharem a conexão, para liberar mais acessos a quem precisa.

É gerado um um registro de problema. A solução de contorno e os incidentes relacionados são registrados no problema.

A solução para o problema é adquirir novas licenças do sistema, uma vez que a empresa está com nova filial e o número de licenças extras foi esgotado.

Nesse momento: deve-se trabalhar com o gerenciamento de mudança, criando um requisito de mudança e solicitando ao financeiro a aquisição de novas licenças ou deve-se envolver a melhoria contínua de serviço e seus processos?

A resolução do problema é uma mudança ou melhoria nesse ambiente?

Obrigado.

Re: Dúvidas Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Estratégia de Serviço
Enviado em 01/10/2013 02:21
No exemplo, uma mudança seria se fosse decidido trocar o ERP para outro com melhor custo-benefício em relação as licenças?

Riscos + reinstalações.

Re: Dúvidas Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Estratégia de Serviço
Enviado em 02/10/2013 08:14
Bom dia, Flavio.

No gerenciamento de desenho de serviço, o gerenciamento de continuidade de serviços de TI, na análise de impacto no negócio tem como análise as obrigações legais que a empresa deve cumprir.

Com isso, devo supor que a empresa ser multada devido a falha na entrega de arquivos legais (xmls para receita federal,etc) é uma questão a ser tratada neste processo?

Anderson

Re: Dúvidas Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Estratégia de Serviço
Enviado em 03/10/2013 08:57
Bom dia, Flavio.

Estou revisando a fase de Transição e, no Gerenciamento de Mudança, na Mudança Padrão está assim:

"Este processo vai determinar quais são as mudanças consideradas padrão e estas serão atendidas pelos processos cumprimento de requisição ou gerenciamento de acesso".

Então, no meu exemplo sobre licenças do ERP, posso considerar que mesmo fazendo uma requisição, é um tipo de mudança?

Você comentou que só seria mudança se corresse risco na troca da chave ou reinstalação.

Anderson

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