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Gerenciamento de Incidente x Serviços Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 7 - Operação de Serviço - Parte 1
Enviado em 16/03/2013 11:49
Olá,

No relacionamento de incidentes com outros processo do ciclo de vida ( Módulo 7 - Slide 25 ), consta o relacionamento desse processo ( de gerenciamento de incidentes ) com o processo de Gerenciamento de Nível de Serviço ( da fase de Desenho ).

Ocorre que no modelo proposta de categorização do incidente ( Módulo 7 - Slide 19 ) o "serviço" não é um dos atributos citados como necessários para classificar um determinado incidente.

Como relacionar incidentes x serviços, de modo a obtermos controles e indicadores de quais serviços são afetados por determinados incidentes ?

Esse relacionamento ocorre de maneira direta ou indireta ?

Obrigado pela atenção,

___________

Marcos

Re: Gerenciamento de Incidente x Serviços Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 7 - Operação de Serviço - Parte 1
Enviado em 16/03/2013 03:46
Marcos,

no módulo 5 foi explicado que acordos de nível de serviços (ANS) podem ter "n" metas, incluindo meta de tempo de resposta para resposta a incidentes e resolução de incidentes. Sendo assim, se o processo de gerenciamento de incidentes produzir o seu relatório indicando o tempo médio, quantos incidentes foram atendidos dentro dos prazos, isto não ajuda a gerenciar o nível de serviço?

Re: Gerenciamento de Incidente x Serviços Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 7 - Operação de Serviço - Parte 1
Enviado em 16/03/2013 07:37
Flávio,

Ajuda, sem dúvida nenhuma !

Só que de maneira genérica...

Minha dúvida é se, fisicamente na ferramenta que suporta o atendimento na Central de Serviços, precisamos ter a determinação do serviço afetado !

Por exemplo :

Se o usuário reclama que está sem acesso a internet, podemos ter uma primeira indicação que o link da empresa caiu ( considere isso, apenas como um exemplo hipotético... ), afetando diversos serviços relacionados ( afinal, o link de internet afeta múltiplos serviços na organização). Nesse exemplo é bastante complicado determinar o serviço em tempo de atendimento, sendo, inclusive, afetados múltiplos ANSs por conta desse problema...

Por outro lado, o usuário pode reclamar sobre um sintoma em um módulo de aplicativo específico, que afeta apenas um módulo ( por exemplo... um erro na aplicação de faturamento do ERP ). Nesse exemplo é mais simples o serviço afetado pelo incidente, sendo que esse incidente afeta, pontualmente, apenas um serviço !

Minha dúvida é... devemos, ou não, identificar EXPLICITAMENTE o serviço no momento do registro do incidente ?

Obrigado,

_________

Marcos

Re: Gerenciamento de Incidente x Serviços Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 7 - Operação de Serviço - Parte 1
Enviado em 17/03/2013 01:51
Perfeito !

Muito Obrigado,

_________

Marcos

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