Blog

itil

ITIL 4 será lançada no início de 2019

ITIL 4 está a caminho!

Lançada pela primeira vez em 1989, a ITIL foi republicada em um novo formato em 2000, reformulada a partir de um ciclo de vida de serviço em 2007, passou por uma leve atualização em 2011 e uma nova versão está confirmada para início de 2019.

Novo nome – ITIL 4

A AXELOS, mantenedora da ITIL, está atualmente trabalhando na atualização dos principais livros da ITIL. Trata-se de um projeto que está em andamento há 2 anos e envolve centenas de profissionais de todo o mundo.  Essa nova atualização está sendo chamada de “ITIL 4”.

A edição atual (de 2011) é conhecida pela comunidade como “ITIL v3”, então foi natural que o novo nome fosse ITIL 4. Embora, note uma sutileza: não é ITIL v4, mas ITIL 4.

Por que a ITIL está mudando?

A ITIL é uma biblioteca das boas práticas para o gerenciamento de serviços de TI que é atualizada com certa frequência para acompanhar as tendências e evolução dos negócios.  A útilma edição é de 2011 e desde então muita coisa aconteceu, os ambientes de negócio mudaram com a transformação digital e novas práticas de gestão sugiram (DevOps e Lean IT, por exemplo). Então é natural que a ITIL precisasse ser atualizada para continuar sendo relevante.

A ITIL 4  conterá muitos dos processos que você já conhece da edição 2011, porém com novas orientações e melhor alinhamento com as novas práticas de gestão, além ter com objetivo suportar o negócio na transformação digital e entrega de serviços digitais.

O esquema de qualificação profissional na ITIL 4 vai mudar?

Sim. A AXELOS disponibilizou em setembro/18 informações prévias do novo esquema de qualificação para os centros de treinamento. Porém temos que cumprir o acordo de confidencialidade e por isso não podemos fornecer muitos detalhes sobre esse novo esquema.  O que podemos antecipar é que o novo esquema será mais simplificado, não haverá tantos cursos/exames como esquema atual. Os títulos das credenciais também irão mudar, somente permanecerá o título Foundation e Master, os demais títulos e currículos das formações intermediárias serão diferentes.  O ITIL 4 Foundation será pré-requisito para realizar os novos cursos intermediários e haverá opção de migração para quem tiver iniciado seus estudos/certificações na ITIL v3. 

Vale a pena esperar sair a ITIL 4 para iniciar seus estudos/certificações?

Iniciar os estudos para conhecer mais sobre a ITIL, é algo que você pode começar desde já, pois os conceitos e processos de gerenciamento de serviços da ITIL v3 são ainda aplicáveis e geram valor para as organizações.  Entretanto, é preciso analisar estrategicamente algumas questões sobre investimento em certificação, especialmente se você está pensando em investir na certificação Foundation agora no final de 2018. 

Se você pretende ficar somente no nível ITIL Foundation e não pretende investir em certificações intermediárias na ITIL 4, é válido investir no exame atual, pois a certificação ITIL Foundation não expirará.

Se você pretende obter o titulo ITIL Foundation agora e na sequência continuar investindo em certificações intermediárias na ITIL v3, não haverá perda alguma, pois você pode, quando tiver alcançado 17 créditos no esquema da ITIL v3, realizar o curso e exame de transição para ITIL 4. É praticamente certo que os cursos e exames do esquema da ITIL v3 sejam mantidos em paralelo durante 2019 para que os profissionais possam completar suas formações iniciadas e no final fazer a migração para ITIL 4. Considere que o conteúdo dos cursos intermediários da ITIL v3 é ainda altamente relevante para a realidade das organizações, então investir nessas certificações ainda é algo que agrega valor na sua profissão. 

Se você pretende obter o titulo ITIL Foundation e na metade de 2019 investir em certificações intermediárias na ITIL 4, é melhor aguardar para prestar o exame ITIL 4 Foundation no início de 2019, caso contrário você vai ter que pagar duas vezes por esse exame. Considere que o ITIL 4 Foundation será pré-requisito para realizar os novos cursos intermediários do novo esquema. É importante considerar que os novos cursos intermediários da ITIL 4 serão liberados somente no segundo semestre de 2019.  Também é importante considerar que o novo exame ITIL 4 Foundation será liberado iniciamente somente em inglês e não há previsão de tradução para o português. 

Haverá opção de migração para quem possuir certificações da ITL v3?

Sim. Para quem for certificado ITIL Expert ou possuir 17 créditos a partir das certificações intermediárias, haverá a única opção de fazer um curso/exame de transição para ter seu conhecimento atualizado em relação aos novos elementos da ITIL 4, além de permitir receber o novo título equivalente ao ITIL Expert no novo esquema.  Isso permitirá que o profissional inicie seus estudos pelo esquema da ITIL v3 e termine com um curso de transição para ITIL 4. 

Não está sendo considerado de curso e exame de migração para o nível Foundation. Então quem possuir somente a certificação Foundation, se quiser fazer cursos intermediários do novo esquema da ITIL 4, terá que primeiro realizar o exame ITIL 4 Foundation. 

E como ficam os cursos da TIEXAMES?

Certamente iremos lançar novos cursos baseados na ITIL 4 em 2019. Porém é importante deixar claro que os cursos atuais estão baseados na ITIL edição 2011 e serão válidos somente para prestar os exames baseados nessa versão. Esses cursos não serão atualizados. Em vez disso serão desenvolvidos novos cursos para o esquema da ITIL 4.

É importante considerar que quando há um lançamento de uma nova versão da ITIL, é geralmente fornecido um prazo de alguns meses para que os candidatos consigam prestar o exame na versão anterior.  Então se você tem algum curso em andamento, fique atento após o lançamento da ITIL 4 em relação ao prazo limite para prestar o seu exame. 

Nós temos uma turma de ITIL MALC planejada para final de novembro de 2018, esta será a última oportunidade para que você obtenha o seu título de ITIL Expert antes das mudanças.  Consulte mais informações abaixo: 
http://www.tiexames.com.br/novosite2015/curso_aovivo_ITIL_MALC.php

Resumo das mudanças

O que sabemos até agora sobre sobre esta atualização:

  • A próxima versão da ITIL será chamada ITIL 4.
  • Será liberada até o primeiro trimestre de 2019. As datas específicas ainda não foram divulgadas.
  • Os elementos centrais da ITIL atual permanecerão na ITIL 4.
  • A atualização incluirá orientações práticas sobre como a ITIL pode ser adotada em conjunto com práticas como DevOps, Agile e Lean.
  • Haverá um novo esquema de qualificação e um módulo de transição para quem já possuir o título ITIL Expert ou 17 créditos a partir das certificações intermediárias da ITIL v3. 
  • Esta é uma iniciativa liderada pela comunidade. O ITIL Development Group, agora com mais de 2.000 membros, está ajudando a orientar o desenvolvimento da  ITIL 4.

Acompanhe notícias sobre a ITIL 4 na página abaixo: 
https://www.axelos.com/itil-update

Tags: