ISO/IEC 20000:2018 - Gestão de Serviços de TI - virtual ao vivo

Este curso é ao vivo pela internet com opção de assistir às gravações por 12 meses.

 

Este curso ajudará você a desenvolver as habilidades e conhecimentos fundamentais, permitindo a participação em times organizacionais que trabalham no gerenciamento de serviços de TI . A ênfase está no Sistema de Gerenciamento de Serviço e nos processos de gerenciamento de serviços, especificamente, os principais conceitos e a terminologia básica do gerenciamento de serviços de TI baseada na ISO/IEC 20000-1:2018 (considerar ABNT versão 2020).

Professor com experiência

A Prof. Anderson Santanta tem mais de 17 anos de experiencia realizando consultorias e auditorias em sistemas de qualidade, segurança da informação e gestão de riscos.

 

Preratório para o exame EXIN

O conteúdo desse curso cobrirá o essencial para o exame EXIN IT Service Management Foundation based on ISO/IEC 20000:2018. Este exame valida o conhecimento de um profissional sobre:
• a introdução ao gerenciamento de serviços de TI;
• o Sistema de Gerenciamento de Serviço (SGS);
• a operação do Sistema de Gerenciamento de Serviço.

 

 

Próximas turmas previstas

Nenhuma turma programada no momento.

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Informações sobre o curso

Objetivos do curso

Este curso tem como objetivo primário fornecer uma orientação sobre os requisitos da norma ISO/IEC 20000-1:2018 e conceitos fundametais sobre gestão de serviços, conforme requeridos pelo currículo do exame do EXIN. Com o conteúdo desse curso você terá condições de melhorar processos de suporte e entrega de serviços dentro de um departamento ou provedor de serviços de TI.

Os principais tópicos que serão explorados durante este curso são:

  • Introdução ao gerenciamento de serviços de TI
  • Elementos que compõem o Sistema de Gerenciamento de Serviço (SGS)
  • Processos e requisitos relacionados à operação do Sistema de Gerenciamento de Serviço conforme a ISO/IEC 20000-1:2018

Público-alvo

Destina-se a todos que desempenham um papel ou possuam interesse em entender como operacionalizar um bom gerenciamento de serviços de TI. O público-alvo inclui mas não se limita a:

  • Gerentes;
  • Euipes de negócio e supervisão;
  • Líderes de equipe;
  • Arquitetos de serviço;
  • Arquitetos de TI e / ou planejadores;
  • Consultores de TI;
  • Gerentes de auditoria de TI / auditores;
  • Gerentes/colaboradores de segurança de TI;
  • Gerentes de programas / projetos;
  • Fornecedores, fornecedores líderes e seus fornecedores subcontratados;
  • Clientes de provedores de serviço.

O curso é aplicável a indivíduos de qualquer tamanho ou tipo de organização que estão atualmente envolvidos (ou estarão no futuro) planejando, implementando, mantendo, supervisionando ou avaliando a segurança da informação, como parte de um SGSI baseado na ISO/IEC 27001 . 


Pré-requisitos:

É recomendado ter noções de conceitos de segurança da informação. Recomendamos completar o curso Information Security Foundation do EXIN antes de embarcar nesse curso.

Formato do curso

As aulas serão ao vivo na plataforma de web conferência Zoom. Para isso, o aluno deverá ter uma conexão rápida com a internet (mais de 5 MB). O instrutor conduzirá a aula ao vivo apresentando slides, assim como é em um curso presencial normal. Além disso, você poderá interagir em tempo real usando microfone ou chat. Serão realizados exercícios, quizzes e simulados durante a duração do curso.

Além do acesso às aulas ao vivo, você receberá:

  • PDF dos slides apresentados durante as aulas.
  • 2 simulados baseados no exame do EXIN

Observação: o material somente estará disponível no primeiro dia do curso ao vivo.

Este curso terá 14 horas de aulas ao vivo com instrutor.

O conteúdo programático irá cobrir os módulos abaixo:

1. Introdução ao gerenciamento de serviços de TI
1.1 Principais conceitos de gerenciamento de serviços de TI
1.2 Principais conceitos envolvendo a ISO/IEC 20000-1:2018

2. O Sistema de Gerenciamento de Serviço (SGS)
2.1 Elementos críticos de um Sistema de Gerenciamento de Serviço
2.2 Principais conceitos do Sistema de Gerenciamento de Serviço

3. A operação do Sistema de Gerenciamento de Serviço
3.1 Processos de portfólio de serviços (gerenciamento de catálogo de serviços, gerenciamento de ativos, gerenciamento de configuração)
3.2 Processos de relacionamento e acordo (gerenciamento de relações de negócio, gerenciamento de nível de serviço, gerenciamento de fornecedores)
3.3 Processos de oferta e demanda (orçamento e contabilização para serviços, gerenciamento de demanda, gerenciamento de capacidade)
3.4 Processos de desenho, construção e transição de serviços (gerenciamento de mudanças, gerenciamento de liberação e implantação)
3.5 Processos de resolução e cumprimento (gerenciamento de incidentes, gerenciamento de requisições de serviço, gerenciamento de problemas)
3.6 Processos de garantia de serviço (gerenciamento de disponibilidade de serviço, gerenciamento de continuidade de serviço, gerenciamento de segurança da informação)

Anderson Santana
Atua há mais de 17 anos em Auditorias, Consultorias e Treinamentos. Atuação em clientes de escopos variados (construção civil, mecânica, elétrica, comércio, produção, fábrica, química) implementando sistemas de gestão: ISO 9001 / PBQP-H (Sistemas de Gestão da Qualidade; incluindo a construção civil, além dos diversos ramos de atividades), ISO 14001 (Sistemas de Gestão Ambiental), OHSAS 18001 / ISO 45001 (Gestão de Saúde e Segurança), SA8000 – NBR 16001 (Sistema de Gestão para Responsabilidade Social), ISO IEC 27001 (Sistema de Gestão de Segurança da Informação), SASSMAQ; ISO 31000 (Gestão de Riscos); mapeamento de processos, indicadores de desempenho, legislação ambiental e de saúde e segurança, auditorias de primeira parte - segunda parte, treinamentos relacionadas às normas; consultoria para formação de preços e gerenciamento de custos e de projetos; NBR ISO/IEC 29110-4 (Engenharia de Software – Perfis de ciclo de vida para micro-organizações (VSEs)); ABNT NBR 15906 (Gestão empresarial para serviços notariais e de registro); ISO 19600 – Sistema de Gestão de Compliance e ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno. Houve conciliação com outras atividades.

Ao completar todos os requisitos do curso, você receberá um certificado digital de participação no formato PDF.

A TIEXAMES não envia mais certificados impressos pelo correio.

Para que você possa acompanhar as aulas ao vivo, será necessário:

  • Navegadores Firefox ou Chrome.
  • Computador com Windows e com acesso à internet estável (velocidade a partir de 5 MB).
  • Rede sem restrições de portas (não é recomendado fazer o curso em rede corporativa porque esta pode ter bloqueio nas portas necessárias ao software de webconferência).
  • Placa de som.
  • Microfone e webcam (opcionais, pois a interação do aluno poderá ser feita por chat).
  • Usamos a plataforma Zoom para transmitir as aulas ao vivo. Ela funciona em sistemas operacionais Windows e Mac. Para Linux, não garantiremos funcionamento adequado. É possível também o acesso através da instalação de aplicativo em Android e iOS. Entretanto, se o curso possuir dinâmicas de grupo, não será possível o acompanhamento sem um computador. As aulas gravadas são hospedadas no Vimeo e podem ser visualizadas em qualquer dispositivo.

Para assistir às gravações posteriormente, será necessário ter acesso irrestrito ao site do Vimeo.com. Usamos esse serviço para o streaming do vídeo.