Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


como medir o tempo de entrega real de uma sprint Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Introdução ao Scrum
Enviado em 14/04/2020 12:33
Como podemos medir o tempo de entrega de uma sprint, junto ao cliente, se ele pode sempre questionar e sugerir melhorias ? 
Ex: Sprint entregue em janeiro, cliente solicita alterações, sprint novamente entregue em final de janeiro, cliente solicita novas alterações, agora sprint entregue em fevereiro, cliente novamente solicita alterações e dai por diante.
Como mensurar a entrega das sprints nesses casos
Re: como medir o tempo de entrega real de uma sprint Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Introdução ao Scrum
Enviado em 14/04/2020 14:04
Boa tarde, Ricardo

Se o cliente está solicitando modificações, é sinal que o produto provavelmente está ficando mais próximo do que ele *realmente* deseja, ou seja, entregando mais valor ao cliente. 

No Scrum o objetivo não é entregar "um relatório" ou "um cadastro", mas atender as necessidades do cliente, deixando-o plenamente satisfeito.

abs
Re: como medir o tempo de entrega real de uma sprint Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Introdução ao Scrum
Enviado em 14/04/2020 15:30
Boa tarde Kelvin, entendi, mas uma dúvida que paira é :
Quando vamos orçar o projeto precisamos também validar um prazo final para esta entrega correto ?
Como é tratado dentro do Scrum, essa tratativa e consequentemente os atrasos nas entregas devido as "n" alterações solicitadas pelo cliente ?
Entendo que o objetivo maior do scrum é a entrega de valor agregado ao negocio do cliente, mas em geral o cliente também quer que a entrega seja agil e repeite os prazos iniciais.

Questiono esse ponto, pois já passei por clientes exigentes que solicitavam n alterações no projeto porém "batiam" na tecla que as datas deveriam ser mantidas, independente das alterações realizadas.

Obrigado mais uma vez.
Re: como medir o tempo de entrega real de uma sprint Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Introdução ao Scrum
Enviado em 16/04/2020 10:21
Bom dia, Ricardo

No ágil o prazo é fixo e o escopo é variável. Define-se uma data de entrega e então time e cliente COLABORAM continuamente para entregarem o máximo possível de escopo, que atenda as reais necessidades do cliente, sempre baseado nos 5 valores do Scrum e nos pilares de transparência, inspeção e adaptação.

É uma mudança de paradigma em relação ao tradicional. Eu explico isso no módulo 4 (que você ainda não cursou),  no slide 45. 

As alterações dos clientes não são consideradas atrasos para o Scrum. Se o cliente pediu algo diferente, é porque ele está vendo valor naquilo. Não existe escopo "fechado" no Scrum. O Escopo é sempre aberto.

Abs

Kelvin
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso