Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Gestão de Defeitos no Scrum Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Entendendo o Scrum
Enviado em 12/02/2020 07:10
Bom dia,

Observei no slide 18 do módulo 3 que bugs podem fazer parte do backlog do produto. Durante a etapa de testes dentro da Sprint os defeitos encontrados devem ser formalizados como? Deve se abrir um estória de usuário para documentar o erro e colocá-la no backlog? Se sim, devo inserir essa estória dentro da Sprint em andamento? Se não, como faço para ter software pronto ao final da Sprint? Caso eu insira o defeito como uma nova estória de usuário, como faço para gerenciar as estimativas da sprint e garantir que a correção não impacte a data fim da sprint? Caso use outra alternativa, como faço para documentar as metricas de defeito/qualidade do desenvolvimento? Isso não existe no Scrum?

Sei que são muitas perguntas mas estou muito interessado na gestão do dia a dia de projetos com Scrum.

Obrigado

Paulo
Re: Gestão de Defeitos no Scrum Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Entendendo o Scrum
Enviado em 06/04/2020 19:29
achei boa as dúvidas
Re: Gestão de Defeitos no Scrum Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Entendendo o Scrum
Enviado em 07/04/2020 10:49
 
 Bom dia, Rafael e Paulo.

Segue minhas respostas, ponto a ponto:


Ponto 1: "Observei no slide 18 do módulo 3 que bugs podem fazer parte do backlog do produto. Durante a etapa de testes dentro da Sprint os defeitos encontrados devem ser formalizados como?" 

O Scrum não é prescrito a este ponto. Quem vai definir se é necessário registrar ou não é o time. Faz sentido no seu contexto? É útil registrar? Vai agregar valor? Ok, então registre.


Ponto 2: "Deve se abrir um estória de usuário para documentar o erro e colocá-la no backlog? "

Mesma resposta do item 1. Converse com o time para identificar a melhor forma. Alguns vão abrir apenas tarefas ligadas a história, outros apenas farão sinalização da história com erro e sequer vão abrir uma tarefa. Observe seu contexto e veja o que funciona para você.
 
Ponto 3: "Se sim, devo inserir essa estória dentro da Sprint em andamento? Se não, como faço para ter software pronto ao final da Sprint?"

Os erros encontrados durante a sprint deveriam ser corrigidos dentro da sprint, para propiciar um incremento pronto. Como a gestão disso vai ser feita é particular de cada time. Deixar o incremento pronto é a "regra" que o Scrum nos impõe. O restante, cada time encontrará a sua forma de fazer.

Ponto 4: "Caso eu insira o defeito como uma nova estória de usuário, como faço para gerenciar as estimativas da sprint e garantir que a correção não impacte a data fim da sprint?"

A data fim da sprint é sempre fixa. A data nunca irá variar, o que irá variar é o escopo. Lembre-se que o grande objetivo é entregar a meta da sprint, não necessariamente todos os itens.

Com base nestas respostas, sugiro vocês refazem o módulo 3, talvez vocês deem agora outro significado para as mesmas palavras.

abs

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso