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Product owner - Detalhamento do item de backlog Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 2 - Papéis no Scrum
Enviado em 05/08/2019 14:59
Olá!

No slide 8, diz que um time deve ser multifuncional e ilustra um membro do time que desempenha as atividades de teste e escrita de requisitos. No slide 12, ao falar sobre as atribuições do PO, no último tópico diz que "Os requisitos devem chegar para o Time de Desenvolvimento em um nível de detalhe suficiente para que esse possa realizar seu trabalho (Casos de uso, histórias de usuário)". A dúvida é: quem é o responsável pela escrita dos casos de uso? O PO ou algum membro do time de desenvolvimento?

Outra coisa, se uma empresa X contrata uma empresa Y para desenvolver um aplicativo, o PO deve ser um funcionário de qual das duas?
Re: Product owner - Detalhamento do item de backlog Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 2 - Papéis no Scrum
Enviado em 05/08/2019 15:30
Boa tarde, Douglas

a responsabilidade de deixar os itens do backlog do produto preparados é do Dono de Produto, mas ele pode delegar esta atividade ou contar com apoio de outros profissionais (mas mesmo assim permanece responsável).

O scrum não prescreve como os itens do backlog do produto precisam ser preparados. É uma escolha do time scrum usar histórias de usuário, casos de uso ou qualquer outro método.

Tipicamente o PO faz parte da equipe que está produzindo o software, mas nada impediria dele ser o própria cliente.

abs

Kelvin
Re: Product owner - Detalhamento do item de backlog Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 2 - Papéis no Scrum
Enviado em 06/08/2019 13:31
Oi Kelvin!

Se o PO pertence à equipe que está produzindo o software, como ele tem autonomia para decidir se o produto está ok, ou quando uma release deve ser liberada? Essa decisão não cabe ao cliente? O cliente é quem possui conhecimento profundo sobre o negócio, que pode orientar o time de desenvolvimento sobre o que deve ser produzido. Não seria ele o PO ideal? Porque caso o PO pertença à equipe que vai produzir o produto, em que momento ele recebe conhecimento suficiente para ter essa autonomia para decidir sobre os itens de backlog? Se o cliente vai ter que repassar esse conhecimento para ele, não seria mais fácil o próprio cliente ser o PO e se comunicar diretamente com o time de desenvolvimento?
Re: Product owner - Detalhamento do item de backlog Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 2 - Papéis no Scrum
Enviado em 06/08/2019 14:29
Boa tarde, Douglas

há várias e várias configurações possíveis e isso vai depender muito do contexto que você está inserido. O Scrum Guide não determina se o PO é o próprio cliente ou não, portanto você poderia ter um PO que faz parte do cliente ou que faz parte do time. Como tudo na vida, existem fatores prós e contra para cada tipo de configuração.

Mas em qualquer tipo de configuração, o PO deveria ser um especialista no negócio. Se o software for sobre contabilidade, então dele deveria conhecer muito sobre este tema. Se o software for sobre farmácias, então ele deveria conhecer muito sobre este universo. Desta forma ele poderá fazer muito melhor o seu trabalho de entregar valor. 

abs

Kelvin


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