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Módulo 04, parte 1 - Exercício Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Parte 1 - Gerenciamento de requisitos
Enviado em 04/03/2019 16:23
OBS: As histórias definitivamente seriam muito melhor trabalhadas com mais tempo. Senti visivelmente que alguns temas ficaram gigantescos, outros mais enxutos.

Épico:
Emitir pedidos

Como um cliente, eu quero realizar um pedido dos itens do catálogo de produtos para comprar produtos on-line, sem sair de casa.

Histórias:

1- Como um cliente, eu quero acessar o site/ portal de produtos, para visualizar os produtos ofertados pelo portal:

    Critérios de aceitação:
    - O portal deve ser web;
    - O portal pode ser acessado por um computador/ notebook, ou pelo navegador do celular;
    - Se acessado pelo celular, o portal deve possuir menu responsivo para melhorar a navegabilidade do usuário;
    - Na página inicial, o portal deve exibir com destaque os produtos mais vendidos, limitados em 10 unidades;
    - Os produtos listados na página inicial devem ser exibidos um abaixo do outro, com ordem do mais vendido aparecendo no topo da página, até o décimo item em volume de vendas.
    - O portal deverá possuir um campo de busca, para qualquer página acessada do portal (menu superior);
    - O portal deverá possuir a opção de login ou criação de usuário (menu superior);
    - O menu, disposto na área esquerda da tela, deverá listar os produtos na ordem: categoria > subcategoria > marca específica;
    - Se o usuário clicar em categoria, ele acessa a página da categoria selecionada, que deverá listar todos os produtos (ordenados em ordem decrescente) baseados em volume de vendas (do mais vendido para o menos vendido), que estejam contidos naquela categoria;
    - Se o usuário clicar em subcategoria, ele acessa a página da subcategoria selecionada, que deverá listar todos os produtos (ordenados em ordem decrescente) baseados em volume de vendas (do mais vendido para o menos vendido), que estejam contidos naquela subcategoria;
    - Se o usuário clicar em marca, ele acessa a página da marca selecionada, que deverá listar todos os produtos (ordenados em ordem decrescente) baseados em volume de vendas (do mais vendido para o menos vendido), que estejam contidos naquela marca.

2- Registro dos produtos (segmentar por 3 camadas):

    Critérios de aceitação:
    - Os produtos serão registrados no banco de dados com os seguintes campos obrigatórios: nome, descrição, estoque, vendidos_semana, vendidos_mes, vendidos, categoria, subcategoria, marca e código da imagem;
    - Todos os produtos com estoque superior a zero deverão ser aptos a exibir no portal;
    - Os dados devem ser dispostos de forma a facilitar consultas por categoria, subcategoria, marca, vendidos_semana.
    - Quando o estoque de um produto chegar a zero, ele não deve ser descontinuado do banco de dados.

3- Vincular ao produto uma imagem exclusiva:

    Critérios de aceitação:
    - O repositório de imagens deve ser armazenado em um banco de dados a parte;
    - Cada imagem deve conter um código de imagem associado;
    - As imagens não poderão ultrapassar o limite de 300kb;
    - Todas as imagens devem estar no formato .jpg

4- Criação do perfil do usuário, para acompanhar pedidos vigentes e histórico:

    Critérios de aceitação:
    - Para o perfil do usuário completo, ele deve informar no cadastro nome completo, cpf, endereço de entrega, telefone (com ddd), data de nascimento, compras realizadas;
    - Em compras realizadas, listar todas as compras que o cliente fez, dividindo entre entregues, em andamento e canceladas;
    - As compras devem ser listadas por até 5 anos no perfil do usuário, com a opção de ele poder realizar consulta do históico completo;
    - O portal não deverá armazenar dados de cartão do usuário.

5- Criação de lógica para solicitação de pedido:

    Critérios de aceitação:
    - Para cada produto adicionado ao carrinho, o mesmo deve ser atualizado;
    - O produto adicionado ao carrinho do usuário não deve ser removido do estoque;
    - Se houver ao menos um produto no carrinho, exibir botão finalizar compra e exibir carrinho;
    - Se usuário selecionar botão exibir carrinho, listar todos os produtos adicionados, com a opção de remover ou finalizar compra;
    - Em qualquer momento, o usuário pode clicar no botão finalizar compra;
    - Se usuário nao estava autenticado antes de clicar no botão finalizar compra, solicitar login quando clicar neste botão;
    - Se usuário fez logoff antes de finalizar a compra, limpar o carrinho;
    - Se sessão do usuário expirou durante a compra, e usuário não renovar a sessão em 5 minutos, limpar o carrinho;
    - Se usuário clicou em finalizar compra, exibir opções de pagamento por boleto, transferência ou pagseguro;
    - Se transação foi concluída, produtos não devem ser decrementados até que o pagamento seja efetivado;
    - Quando efetivado o pagamento, decrementar unidades dos produtos das respectivas tabelas.

6- Criação de lógica para cancelamento de pedido:

    Critérios de aceitação:
    - Uma vez finalizado o produto, o usuário poderá visualizar o botão Cancelar o pedido, na página do pedido, no perfil;
    - Botão pode ser exibido até o momento que o produto foi enviado. Se enviado, remover o botão;
    - Se o usuário selecionou cancelamento do pedido e o pagamento não foi efetuado, atualizar o pedido para cancelado;
    - Se o usuário selecionou cancelamento do pedido e o pagamento nao foi efetuado, atualizar o pedido para cancelado, e proceder com a devolucao do valor pago.
Re: Módulo 04, parte 1 - Exercício Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Parte 1 - Gerenciamento de requisitos
Enviado em 07/03/2019 10:27
Bom dia, Vitor

show! este é o caminho. Depois o time vai melhorando as coisas por meio da inspeção e adaptação.

Kelvin
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