Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Definição de ´Done´ - pronto Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Clique no botão ao lado para acessar os simulados online deste curso
Enviado em 06/11/2018 23:52
Olá
Estou com duvidas em relação a definição de pronto.

Em algumas questões do simulado por exemplo, algumas afirmações que no meu raciocínio eu acabo me confundindo:

No processo de uma SPRINT o PO é o que diz que um item esta PRONTO ou não. Isso normalmente acontece na reunião de revisão de sprint,
Algumas questões dizem que o Time de Desenvolvimento que diz que um item esta PRONTO, e que o PO não interfere nesse ponto.

Entendo que o time scrum que define o que é estar PRONTO no seu processo, e que o timr de desenvolvimento que diz que esta pronto um item feito , e ao mesmo tempo  passa pelo PO o aval de concordar com o item pronto. correto?

Como raciocinar com as questões?
Tenho errado algumas vezes, e acredito não ter entendio bem essa diferença

Obrigada 
Re: Definição de ´Done´ - pronto Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Clique no botão ao lado para acessar os simulados online deste curso
Enviado em 07/11/2018 09:11
Bom dia, Melissa

certo, vamos ver se consigo te ajudar então.

O time de desenvolvimento é o responsável último por cumprir a Definição de Pronto e entregar um incremento PRONTO. Pronto significa que não há mais trabalho restante para ser feito em todos os itens que foram colocados no incremento, e portanto o incremento está potencialmente liberável.

Então digamos que os Itens A, B, e C foram planejados para serem feitos em determinada sprint. Ao final  da sprint, o time de desenvolvimento conseguiu fazer TUDO o que estava na definição de pronto para os itens A e B, mas para o item C as atividades de testes não foram finalizadas. Então neste caso, somente os itens A e B devem fazer parte do incremento. O item C não deve ser incorporado ao incremento e volta portanto para o backlog. Tudo isso é de responsabilidade do time de desenvolvimento.


No final da sprint, ocorre a reunião de revisão da sprint, onde o time de desenvolvimento mostra o incremento pronto para o Dono de Produto e então o dono de produto "aprova" este incremento. O que é este "aprovar"? É dar feedback ao time sobre aquilo que foi produzido e está "pronto" de acordo com a definição de pronto. Neste momento o Dono de Produto fala o que ele gostou, o que não ficou bom, o que precisa melhorar, etc. Ele também pode incluir itens adicionais ao backlog do produto para complementar ou ajustar algum desenvolvimento. Por exemplo: ao ver a tela de emissão de pedidos, o Dono de Produto percebeu que será necessário ter uma funcionalidade para duplicar pedidos. Neste cenário, o Dono de Produto inclui esta funcionalidade no backlog do produto para priorizá-la. Agora, se o Dono de Produto encontrar algo de muito errado, vamos suporte que na emissão de pedido o calculo do desconto estava errado, ele pode pedir para que o item seja removido do incremento, mesmo ele estando "pronto". Mas este tipo de coisa deveria ser a excessão e se acontecer, time de desenvolvimento, dono de produto e scrum master devem refletir sobre isso na reunião de retrospectiva, buscando ações para que isso não ocorra mais.





Editado 1x. Última edição em 07/11/2018 09:13

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso