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Utilidade vs Garantia Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 2 - Introdução ao gerenciamento de serviços - Parte 1
Enviado em 26/07/2018 09:59
Oi Flávio! Tudo bem?

Então, quanto a questão 9 do Quizz Final:

"Se um serviço oferece muitas funcionalidades que ajudam o negócio a melhorar o desempenho de suas atividades de negócio, podemos afirmar que esse serviço tem muita:"

A resposta que o sistema acusou corretamente foi: Utilidade.

De fato, não discordo, uma vez que ele tem muitas "funcionalidades". Porém, quando é falado que o DESEMPENHO do negócio é melhorado, entendo que o negócio não só alcança seu objetivo, mas também ele consegue alcançar seu objetivo da melhor forma (mais rápido, ou algo do tipo), que é um aspecto que está ligado não a funcionalidade, mas a eficiência, velocidade, etc. Desta forma, por que seria incorreto dizer que o serviço tem muita garantia? Penso que ambas alternativas estariam corretas.

Obrigado.
Re: Utilidade vs Garantia Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 2 - Introdução ao gerenciamento de serviços - Parte 1
Enviado em 26/07/2018 10:37
Bom dia, Carlos

Recomendo rever figura e gravação do slide 20 módulo 1 - parte 1. 

O que entrega desempenho para um negócio não é garantia e sim a utilidade. De nada adianta ter um mega servidor, super potente, super disponível, super seguro se não tem nada rodando sobre ele que permita o negócio aproveitar este servidor.  

Se um negócio precisa, por exemplo, enviar um comunicado a 1.000 clientes em menos de 30 minutos, um serviço de CRM pode fazer isso de forma automatizada melhor que o envio manual de email por e-mail via MS Outlook. Isso é aumento de desempenho ne negócio. 

A GARANTIA existe exclusivamente para sustentar a entrega da UTILIDADE exigida ou esperada pelo negócio. A garantia não existe para aumentar o desempenho do negócio.  A falta de garantia impacta no uso da utilidade que por sua vez impacta no desempenho do negócio.  Entao a entrega de desempenho está relacionada DIRETAMENTE pela utilidade e depois pela garantia. 
Re: Utilidade vs Garantia Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 2 - Introdução ao gerenciamento de serviços - Parte 1
Enviado em 26/07/2018 11:19
Entendi, Flávio. Muito obrigado!

O que me confundiu um pouco foi o slide slide 19 (módulo 2, parte 1), onde é feito uma analogia de utilidade e garantia, com requisitos funcionais e não funcionais, respectivamente.
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