Bom dia, Maurício
"Porem se pensarmos que este mesmo projeto sera realizado com entregas que poderão ter seus requisitos alterados a qualquer momento, certamente impactarão no prazo e obviamente poderão ter mudanças que afetarão no custo inicial projetado, por mais que haja repriorizações para uma entrega essencial."
No ágil o prazo deveria ser fixo e o escopo variável. Tentar prever o prazo logo nas primeiras semanas do projeto e acordar isto em contrato causa diversos problemas, porque na grande maioria da vezes (para não falar em todas) o time não consegue prever tudo o que vai acontecer e acaba então errando suas estimativas. Aí se quiser cumprir mesmo assim o prazo acaba entregando coisas com escopo deficitário ou com qualidade aquém do ideal. Ou então atrasa o projeto, descumprindo o contrato e gerando outros estresses.
No Ágil o prazo é fixo e o time faz o seu melhor para entregar o máximo de escopo dentro deste tempo.
"como evitar que o cliente não fique com a impressão de que o fornecedor desenvolvedor de software, aplicante do método Iterativo, não esteja sem saber dimensionar o tempo, ou como garantir o nível de alterações de requisitos ao longo do projeto de forma que o impacto não anule tudo o que já foi feito, e de forma que o cliente não queira entender de que algumas mudanças o projeto suportaria dentro do prazo mas tudo tem seu limite."
As entregas no ágil devem ser pequenas e incrementais. Ao invés de se fazer um única e grande entrega, faça entregas a cada poucas semanas. Dessa forma construirá um relacionamento de transparência e confiança, pois o cliente começa a acompanhar a entrega do projeto não baseada em um % de conclusão que está escrito em um status report de gerente de projetos, mas sim baseada em entregas reais e verdadeiras, então ele pode ver pedaços do seu software já em funcionamento. Pode ter certeza que neste método é muito mais muito mais difícil enganar o cliente.
"alguns clientes podem pensar que o método cascata assegura uma data a eles, em um contrato, e eles terão uma entrega de qualquer forma, não sei se me consegui esclarecer minha questão. "
Para que um projeto ágil funcione, é necessário que o cliente entenda de agilidade (ao menos o básico) e concorde com isso. Você precisará o convencer e ele terá que dar um voto de confiança ao time, que deverá retribuir fazendo o seu melhor e sendo altamente transparente. Confiança é a base!!
Abs