Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


comparação na acertividade no prazo e custo de entrega entre modelos cascata e Iterativo incremental Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Parte 2 - Introdução ao Scrum
Enviado em 20/10/2017 03:14
Inúmeras vezes somos submetidos a fazer levantamentos de requisitos para o desenvolvimento de um projeto, e mediante todos os requisitos levantados traçamos a mão de obra que contem custo e prazo, obviamente que tudo não passa de uma estimativa.

digamos que este projeto seja acordado com o cliente que sera realizado da forma cascata, obviamente o cliente se assegura via contrato que a entrega sera feita e que o produto terá as funcionalidades contratuais, na data e no dia prometidos, pois foi uma compra comercial.

Porem se pensarmos que este mesmo projeto sera realizado com entregas que poderão ter seus requisitos alterados a qualquer momento, certamente impactarão no prazo e obviamente poderão ter mudanças que afetarão no custo inicial projetado, por mais que haja repriorizações para uma entrega essencial.

como evitar que o cliente não fique com a impressão de que o fornecedor desenvolvedor de software, aplicante do método Iterativo, não esteja sem saber dimensionar o tempo, ou como garantir o nível de alterações de requisitos ao longo do projeto de forma que o impacto não anule tudo o que já foi feito, e de forma que o cliente não queira entender de que algumas mudanças o projeto suportaria dentro do prazo mas tudo tem seu limite.



alguns clientes podem pensar que o método cascata assegura uma data a eles, em um contrato, e eles terão uma entrega de qualquer forma, não sei se me consegui esclarecer minha questão. E eu gostaria muito de argumentar com estes clientes mais conservadores, podem me ajudar por favor ?
obrigado

Guazelli


Re: comparação na acertividade no prazo e custo de entrega entre modelos cascata e Iterativo incremental Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1 - Parte 2 - Introdução ao Scrum
Enviado em 20/10/2017 10:20
Bom dia, Maurício

"Porem se pensarmos que este mesmo projeto sera realizado com entregas que poderão ter seus requisitos alterados a qualquer momento, certamente impactarão no prazo e obviamente poderão ter mudanças que afetarão no custo inicial projetado, por mais que haja repriorizações para uma entrega essencial."

No ágil o prazo deveria ser fixo e o escopo variável. Tentar prever o prazo logo nas primeiras semanas do projeto e acordar isto em contrato causa diversos problemas, porque na grande maioria da vezes (para não falar em todas) o time não consegue prever tudo o que vai acontecer e acaba então errando suas estimativas. Aí se quiser cumprir mesmo assim o prazo acaba entregando coisas com escopo deficitário ou com qualidade aquém do ideal. Ou então atrasa o projeto, descumprindo o contrato e gerando outros estresses. 
No Ágil o prazo é fixo e o time faz o seu melhor para entregar o máximo de escopo dentro deste tempo.

"como evitar que o cliente não fique com a impressão de que o fornecedor desenvolvedor de software, aplicante do método Iterativo, não esteja sem saber dimensionar o tempo, ou como garantir o nível de alterações de requisitos ao longo do projeto de forma que o impacto não anule tudo o que já foi feito, e de forma que o cliente não queira entender de que algumas mudanças o projeto suportaria dentro do prazo mas tudo tem seu limite."

As entregas no ágil devem ser pequenas e incrementais. Ao invés de se fazer um única e grande entrega, faça entregas a cada poucas semanas. Dessa forma construirá um relacionamento de transparência e confiança, pois o cliente começa a acompanhar a entrega do projeto não baseada em um % de conclusão que está escrito em um status report de gerente de projetos, mas sim baseada em entregas reais e verdadeiras, então ele pode ver pedaços do seu software já em funcionamento. Pode ter certeza que neste método é muito mais muito mais difícil enganar o cliente.

"alguns clientes podem pensar que o método cascata assegura uma data a eles, em um contrato, e eles terão uma entrega de qualquer forma, não sei se me consegui esclarecer minha questão. "

Para que um projeto ágil funcione, é necessário que o cliente entenda de agilidade (ao menos o básico) e concorde com isso. Você precisará o convencer e ele terá que dar um voto de confiança ao time, que deverá retribuir fazendo o seu melhor e sendo altamente transparente. Confiança é a base!!

Abs
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso