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Como preencher o formulário para inscrição da certificação PMP Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 1: Apresentação do curso e certificações do PMI
Enviado em 22/09/2016 18:30

Para atender aos critérios de elegibilidade da certificação PMP, os candidatos precisam preencher dados relacionados aos projetos em que participaram nos formulários de inscrição no site do PMI.  É sobre estes dados que irei discorrer neste tópico.Antes de fazer qualquer pergunta sobre como preencher os formulários no site do PMI, recomendo que você leia por completo este artigo e depois o tutorial de agendamento que se encontra na lista de material extra do curso. O tutorial de agendamento tem todas as telas do site do PMI explicadas. 


Conforme apresentado no módulo 1 deste curso, se você está se inscrevendo para o exame PMP® e tem uma graduação de bacharel ou licenciatura de no mínimo 4 anos, então você tem que ter acumulado 4.500 horas de experiência LIDERANDO E DIRIGINDO tarefas em projetos em pelo menos 3 anos. Se você possui apenas ensino médio ou completou uma graduação com duração menor que 4 anos (por exemplo, uma graduação de tecnólogo de 3 anos), então é necessário ter acumulado 7.500 horas de experiência em pelo menos 5 anos. Vale lembrar que não serão aceitos cursos de especialização/MBA para complementar os anos caso você não tenha uma graduação de pelo menos 4 anos.


A tabela abaixo apresenta todos os requisitos para ser elegível para o exame PMP:

Background educacional mínimo

Experiência em gerenciamento de projetos

Horas de treinamento em gerenciamento de projetos

Possuir grau secundário (ensino médio ou equivalente)

Possuir experiência de no mínimo 5 anos em gerenciamento de projetos, durante os quais no mínimo 7.500 horas liderando e dirigindo tarefas em projetos

35 horas de contato em treinamento formal

OU

Possuir grau de 4 anos (bacharel ou equivalente global)

Possuir experiência de no mínimo 3 anos em gerenciamento de projetos, durante os quais no mínimo 4.500 horas liderando e dirigindo tarefas em projetos

35 horas de contato em treinamento formal

 

Para atender às 35 horas de contato em treinamento formal pode ser utilizado o certificado de participação em nosso curso e-learning. Até hoje, com mais de 5 anos treinando candidatos PMPs, o nosso certificado nunca foi rejeitado na auditoria do PMI.


Às vezes os candidatos PMP têm dificuldade de entender os termos LIDERANDO e DIRIGINDO tarefas em projetos. Estas atividades devem estar relacionadas à gestão de equipes e à aplicação de técnicas de gerenciamento de projeto. Se você atuou, por exemplo, como um programador em um projeto de software, então você não acumulou experiência para a certificação PMP. O PMI quer que você tenha acumulado experiência no gerenciamento do projeto e não no conhecimento técnico para desenvolver um produto específico. Para ajudar a entender o que faz parte de liderança e direção, considere o que o PMI estabelece no currículo do exame PMP referente ao que se espera que um candidato conheça nos 5 domínios de conhecimento, que na verdade são os 5 grupos de processos do PMBOK:


Iniciação – Refere-se ao trabalho necessário para iniciar o projeto. Pode ser a identificação das partes interessadas, preparar um business case, selecionar um projeto e também pode envolver escrever um escopo de alto nível no termo de abertura do projeto.


Planejamento – Este é um domínio crítico no qual o gerente de projeto, em conjunto com a sua equipe, elabora a especificação do escopo detalhada e a EAP e identifica as tarefas/atividades para elaborar um cronograma. Outras atividades como alocação de recursos, análise do caminho crítico, elaboração de orçamento, planejamento de compras, planejamento de comunicação e análise de riscos também entram neste domínio.


Execução – Aqui o trabalho planejado é executado. Você garante a execução do seu plano em adesão à qualidade e ao planejamento do escopo. Você também monta e gerencia a equipe, aplica treinamento, engaja as partes interessadas, realiza reuniões, produz relatórios, etc.


Controle e monitoramento  Este domínio é para assegurar que o projeto está andando de acordo com os planos. O gerenciamento de mudanças é a atividade mais importante deste grupo. Controlar o escopo, manter o registro de riscos atualizado e gerenciar contratos com fornecedores cai sob este grupo.


Encerramento – Aqui deve ocorrer a aceitação final por parte do cliente. A documentação de todo o aprendizado durante o projeto precisa ser feita, documentos do projeto são arquivados e contratos são encerrados. Todas as formalidades necessárias para encerrar o projeto se enquadram neste domínio.


Preencher detalhes de experiência profissional no formulário da certificação PMP® é um processo simples, mas que requer alguns cuidados pois toda inscrição é validada por um auditor do PMI a fim de garantir que as informações estão completas e que realmente o candidato possui experiência relevante para merecer a certificação PMP. Após você preencher todos os formulários e submeter para validação, o PMI solicita pelo menos 5 dias úteis para esta validação. Se as informações não forem suficientes para comprovar a experiência, você receberá um e-mail do PMI com as constatações da pré-auditoria e a sua inscrição será reaberta para você editar e ajustar. Então, não há penalidade se a sua inscrição não for aprovada e você terá a chance de ajustar e enviar novamente. Para que você não perca tempo neste processo, vou passar as orientações a seguir. 

 

Quando você for documentar a experiência em gerenciamento de projetos, considere que os textos devem ser no idioma inglês. Para cada projeto você deverá preencher:


Informações sobre o projeto – Título do projeto, data de início e fim e o papel que você desempenhou no projeto. Há um outro campo chamado de indústria em que você trabalhou. É importante que o título do projeto já caracterize que a demanda em que você trabalhou foi um projeto. Exemplos de títulos (lembre que na sua inscrição você tem que traduzir para o inglês):

  Desenvolvimento de software de contabilidade 

 Desenvolvimento de e-commerce XYZ

 Implantação de solução ERP

 Treinamento de funcionários na solução XYZ

 Melhoria/implantação de processos XYZ

 Construção do edifício XXX

 

Detalhes da organização – Endereço físico, detalhes de contato, localização.


Organização de contato – E-mail e detalhes da pessoa de contato e a relação entre você e a pessoa de contato principal na organização. No caso de você ser selecionado para a auditoria, o PMI pode eventualmente contatar esta pessoa. Até hoje nunca vi isto ocorrer, mas é para este propósito que você tem que informar dados desta pessoa. E se você for selecionado para a auditoria completa, recomenda-se que você colete a assinatura desta pessoa para que ela ateste que o que você informou referente à sua experiência no projeto é verídico. Se você não tiver mais contato com esta pessoa atualmente, na auditoria você poderá informar uma nova pessoa de contato como testemunha.


Horas por grupo de processos – É necessário informar as horas específicas gastas em cada um dos 5 grupos de processos do PMBOK individualmente. Por exemplo, se você trabalhou 400 horas em atividades de liderança e direção no projeto, você terá que distribuir estas horas de acordo com os 5 grupos de processos. Veja uma tabela de exemplo: 


 

Horas de experiência

Título do projeto

Início do projeto

Fim do projeto

Seu papel no projeto

Iniciação

Planejamento

Execução

Monitoramento e controle

Encerramento

Total de horas

Projeto XYZ

Jun/16

Ago/16

Gerente de projeto

40

150

120

50

40

400


É importante notar que você precisa acumular 4.500 horas ao cadastrar todos os seus projetos, isto se você possuir um grau de bacharel ou licenciatura. E não é necessário que você tenha experiência em todos os grupos de processos em um único projeto, mas sim experiência em todos os grupos de processo no conjunto total de projetos. Também não há critério para a distribuição das horas em cada grupo de processo, então você distribui de acordo com o tempo de fato consumido nas atividades do grupo. 


Resumo de experiência no projeto – Aqui é que você deve ser bastante cauteloso, pois o auditor do PMI vai ler tudo o que você escreveu e determinar se realmente a demanda informada foi um projeto e se a sua participação no projeto foi relevante para determinar que liderou equipes e aplicou técnicas para gerenciar o projeto. É importante que você descreva em 500 caracteres as seguintes informações:

 Objetivo do projeto em uma única frase

• Resultado gerado pelo projeto em uma única frase

• Entregas relacionadas aos grupos de processos (Initiating, Planning, Executing, Monitoring and Controlling, and Closing). Você poderá abreviar como IN, PL, EX, MC & CL e descrever o que você fez em cada grupo de processo, se desejar. Por exemplo, se você informou que teve horas participando na iniciação do projeto, então é importante que você descreva na descrição qual entrega de iniciação você produziu. Se você informar que teve horas no grupo de iniciação, mas não descrever nenhuma atividade de iniciação, isto já vai chamar a atenção do auditor. Tome cuidado com isto!


Para te ajudar a produzir descrições nos seus projetos, segue um exemplo.

 

Project #1 Implementation of a CRM solution

Objective of the project: Acquisition and implementation of a CRM software to help sales staff manage contracts.
Outcome: Business process was mapped, CRM software was implemented, 50 users were trained to use the new software.

I worked as a project manager for the selection and implementation of a CRM. I led a team of business analyst, sales executives, and sales consultants. I conducted a project feasibility analysis and led RFP development. I created a project plan including WBS, schedule, cost, responsibility matrix, risk management, vendor management, and change management plan. I used Earned Value to track the project against baseline. I provided monthly progress report to the project sponsor. I closed the project with a lessons learned report and a plan for training the staff in CRM.


Recomendo que em cada projeto você tenha experiências diferentes. Evite copiar e colocar o mesmo texto descritivo para todos os projetos, pois se você fizer isto o auditor vai reprovar sua inscrição. Procure deixar evidente que você gerenciou uma equipe no projeto: mencione quantas pessoas gerenciou, quais tecnicas que aplicou e outros aspectos relevantes. Mencionar sobre a gestão de equipes vai demonstrar para o auditor que você teve experiência de liderança e gestão de pessoas. Referencie também as técnicas sugeridas pelo PMBOK para planejar, executar, monitorar e encerrar, tais como criar uma EAP (WBS em inglês) e um cronograma (schedule), entre outras. 


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A seguir você encontra uma lista de atividades que pode utilizar na descrição de seus projetos para cada um dos grupos de processos. Você pode copiar o que for pertinente à sua experiência e colar na sua descrição.  


Initiating:

• Conduct project selection methods to evaluate the feasibility of new products or services 

• Identify key stakeholders and perform analysis to gain buy-in and requirements for the success of the project 

• Define the scope of the project based on the organization need to meet the customer project expectations

• Develop the project charter and review it with key stakeholders to confirm project scope, risks, issues, assumptions and constraints as well as obtain project charter approval from the project sponsor

• Identify and document high level risks, assumptions and constraints using historical data and expert judgment 


Planning: 

• Identify key project team members and define roles and responsibilities to create a project organization structure to develop a communication plan 

• Create the work breakdown structure with the team to develop the cost, schedule, resource, quality and procurement plans

 • Identify project risks to define risk strategies and develop the risk management plan 

• Obtain project plan approval from the customer and conduct a kick off meeting with all key stakeholders 

• Define and record detail project requirements, constraints and assumptions with the stakeholders to establish the project deliverables 

• Develop the change management plan to define how changes will be handled to manage the triple constraints 


Executing: 

• Manage proactively the resource allocation by ensuring that appropriate resources and tools are assigned to the tasks according to the project plan 

• Execute the tasks defined in the project plan in order to achieve the project goals 

• Ensure a common understanding and set expectations through communication to align the stakeholders and team members 

• Improve team performance by building team cohesiveness, leading, mentoring, training, and motivating in order to facilitate cooperation, ensure project efficiency and boost morale 

• Implement a quality management plan to ensure that work is being performed according to required quality standards 

• Implement approved changes according to the change management plan 

• Obtain project resources in accordance with a procurement plan 

• Implement the approved actions and workarounds required to minimize the impact of project risks 


Monitoring and Controlling: 

• Measure project performance using appropriate tools and techniques 

• Verify and manage changes to the project scope, project schedule and project costs as defined in the change management plan 

• Monitor the status of all identified risks, identify any new risks, take corrective actions and update the risk response plan

• Ensure the project deliverables conform to quality standards established in the project quality plan 


Closing: 

• Formalize and obtain final acceptance for the project 

• Identify, document and communicate lessons learned 

• Archive and retain project records, historical information and documents (e.g., project schedule, project plan, lessons learned, surveys, risk and issues logs, etc.) in order to retain organizational knowledge, comply with statutory requirements, and availability of data for potential use in future projects and internal/external audits 

• Obtain financial, legal and administrative project closure (e.g., final payments, warranties, contract signoff) 

• Release all project resources and provide performance feedback 

• Create and distribute final project report 

• Measure customer satisfaction at the end of the project




Por favor, antes de postar qualquer dúvida, consulte também o tutorial de agendamento que se encontra na lista de material extra do curso. O tutorial de agendamento tem todas as telas dos formulários do site do PMI explicadas. 




Editado 19x. Última edição em 14/02/2017 12:33

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