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Técnicas para solução de conflitos Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 9 - Gerenciamento dos Recursos Humanos
Enviado em 26/06/2016 10:57
Olá,

Por que a técnica para solução de conflitos denominada Colaborar é definida como a melhor considerando que na técnica comprometer haverá também uma negociação com as partes? Quero dizer, o GP nessas 2 técnicas irá conversar com as partes para resolver o problema e eu não consigo diferenciar que tipo de conversa ou resultado podem ser diferentes entre as 2 técnicas que fazem uma ser melhor que a outra. Vale lembrar que chegar num consenso pode ser definido como chegar num acordo e esse conceito de perde-ganha, ganha-ganha é um pouco subjetivo já que eu posso ter a satisfação das 2 partes simplesmente porque houve uma negociação favorável, onde as propostas foram aceitas, então se há satisfação, é estranho dizer que houve perda. 

Atc,
Re: Técnicas para solução de conflitos Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 9 - Gerenciamento dos Recursos Humanos
Enviado em 26/06/2016 20:27
Boa noite, Bruno

Observe no slide 66 que a técnica Comprometer resolve temporariamente porque implica em fazer com que cada uma das partes ceda um pouco para entrar em um consenso. Geralmente no perde-perde ambas as partes não ficam plenamente satisfeitas, há apenas um certo grau de satisfação conforme já está no slide. Exemplo: devido a corte no orçamento tem que remover algumas funcionalidades do produto e duas partes interessadas serão afetadas e ambas não concordam em remover certas funcionalidades. Como não há colaboração para aceitação, o patrocinador ou uma gerencia pode sugerir cortar fundacionalidades de cada parte interessada,  e ambas saem com sentimento de perda. Na técnica Colaborar é deixado as duas partes interessadas dialogarem, é examinado todas as alternativas e em algum momento ambas vão chegar em um acordo do que cortar de funcionalidades ficando assim com o sentimento de saíram ganhando. 

 O exemplo do que negociar pode ser para qualquer aspecto do projeto. Muitas vezes uma melhoria que parece ser bom para uma parte interessada é ruim para outras duas, então o negociador tem que trabalhar para que as duas partes se convençam de que a melhoria trará benefícios para ambas as partes. Perde-Perde ou Ganha-Ganha o que vale é o sentimento de que saíram ganhando ou perdendo.  Este sentimento é da parte envolvida na negociação. Subjetivo ou não, ele é um sentimento. 

Editado 2x. Última edição em 26/06/2016 20:36

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