Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Diferença premissas e riscos Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Gerenciamento do Escopo
Enviado em 24/02/2016 22:50
Boa noite professor,

Na vídeo aula, quando é abordado o tema sobre as premissas do projeto, é citado que as premissas são algo consideradas verdadeiras, mas que não temos certeza, inclusive temos que citar os impactos caso estas sejam falsas.

Na prática, o levantamento das premissas parece ser bastante parecido com o planejamento dos riscos, pois ambos consideram um evento que pode ou não acontecer e que irá gerar impactos no projeto. Como consigo diferenciar os dois no momento em que estiver realizando o planejamento do meu projeto?
Re: Diferença premissas e riscos Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Gerenciamento do Escopo
Enviado em 25/02/2016 10:20
Bom dia, Herick

Premissas são fontes de riscos, porque não está confirmado que de fato irá acontecer ou será como dito.  Levantar premissas não é a mesma coisa que levantar riscos. Premissas você considera porque você precisa estabelecer uma situação como base do seu planejamento no projeto, mesmo que ainda não seja confirmada ou 100% verdadeira. Por exemplo, você considera que o cliente vai  liberar determinados usuários (funcionários) para testar o software desenvolvido na data tal. Você considera isto porque está no seu escopo de projeto que tem que haver testes de aceitação e considera isto no cronograma em determinada data. Premissas são consideradas principalmente no planejamento de escopo. 

Já o risco é um evento incerto que pode acontecer, que pode estar relacionado a uma premissa e também a outros aspectos do projeto. Por exemplo, o cliente pode não conseguir liberar tais pessoas na data tal porque há muita demanda no negócio e as pessoas não tem tempo para isto, gerando assim um atraso na implantação do software. Isto é um evento de risco que pode ocorrer a partir de uma premissa. E há diversos outros eventos de riscos que não tem ligação com uma premissa, como por exemplo, um atraso no desenvolvimento pelo fato de não ter dominio em determinada tecnologia. 
Re: Diferença premissas e riscos Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Gerenciamento do Escopo
Enviado em 25/02/2016 19:54
Obrigado professor, excelente explicação.

Um abraço.
Re: Diferença premissas e riscos Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Gerenciamento do Escopo
Enviado em 28/02/2016 00:13
Algo bem interessante sobre as premissas é que quando elas se tornam falsas é preciso fazer um replanejamento, e deixar claro para o patrocinador que o nosso planejamento era válido enquanto as consideravamos verdadeiras, isso não entrava na minha cabeça de forma alguma.
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso