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Dono do Produto Insatisfeito Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Compreendendo o Scrum
Enviado em 23/10/2015 12:21
Imagine o seguinte cenário: 

Na sprint review o dono do produto reclama que o software não atendeu as expectativas, que o time de desenvolvimento não entendeu a necessidade do negócio, enfim frusta a expectativas de todos (stakeholders time scrum).

Para piorar a situação esta sprint é fundamental para o lançamento do serviço da empresa previsto para daqui a 3 dias e, devido ao volume dos itens apontados como não-atende, o time de desenvolvimento não tem como realizar a entrega dentro dentro desta restrição (3 dias):

Dúvida:
- O que fazer? Como o Scrum trata esta situação?
- Qual o papel do Srum Master e do time de desenvolvimento nesta situação?
- O que acontece com a planejamento dos próximos itens do backlog do produto?
- Como esta situação poderia ter sido evitada?


Re: Dono do Produto Insatisfeito Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Compreendendo o Scrum
Enviado em 23/10/2015 16:59
Cristiano, é uma premissa do SCRUM que todo o time (Dono do Produto, Scrum Master e Time de Desenvolvimento) esteja comprometido. 

Diante do cenário apresentado, me fica a dúvida se a aplicação do SCRUM está sendo efetiva ou se está apenas adotando um novo processo de desenvolvimento, sem a mudança de cultura necessária. Trabalhar este item é responsabilidade do Scrum Master.

Além disso, entendo que isso só ocorreu devido a um não acompanhamento pelo PO do andamento do projeto. Isso é uma exigência do SCRUM: o PO tem que estar próximo da equipe e disponível para auxiliar o time de desenvolvimento a atingir o objeto do projeto e com isso maximizar o Retorno do Investimento (ROI).

Devido a este não acompanhamento/proximidade, o time pode ter desenvolvido o produto errado ou o que é um pouco menos grave, ter desenvolvido itens com a prioridade errada. 

Não acredito que faltando apenas 3 dias para uma entrega importante, seja descoberto que o time não entendeu a necessidade do negócio.

Pelas informações apresentadas, isso me parece mais um sintoma do que uma causa.

Nesta situação, entendo que não há o que ser lançado nesta data. Será necessário adiar o lançamento deste serviço.


Essas são minhas observações diante do que conheço do SCRUM.


Re: Dono do Produto Insatisfeito Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Compreendendo o Scrum
Enviado em 25/10/2015 15:47
Boa tarde, Cristiano. 

Fica claro que nessa situação houve falha no planejamento da Sprint, as histórias de usuários não estavam claras o suficiente e pode não ter havido comunicação adequada entre a equipe de desenvolvimento e o dono do produto durante a sprint para tirar dúvidas. Estas falhas do processo Scrum são discutidas na reunião de retrospectiva e as melhorias no processo implementadas para a próxima sprint. 

Não se espera que uma situação desta ocorra na sprint final na véspera de lançamento do produto em operação. Isto é tipico em primeiras sprints.  Se usa sprints com duração menor quanto maior for o risco do projeto, justamente para avaliar os incrementos e fazer as adaptações nas próximas sprints.  Se isto ocorrer na véspera de lançamento do produto e não há mais tempo, o que demonstra um não comprometimento e irresponsabilidade total de todas as partes envolvidas no projeto, a equipe scrum vai se reunir e decidir o que melhor fazer para salvar projeto ou o negócio paga pela falta de comprometimento das partes envolvidas. Não existe fórmula mágica para isto. O Scrum não foi pensado para resolver situações trágicas deste tipo. Ele foi pensado para que isto não ocorra. 

O papel do Scrum Master é facilitar a ocorrência da reunião de retrospectiva e se identificadas as causas das falhas foi a falta de conhecimento em técnicas, como uso de histórias de usuários, ensinar o dono produto a detalhar melhor suas histórias de usuário. Se foi identificado que a equipe de desenvolvimento não teve acesso ao dono do produto para tirar dúvidas, cabe ao Scrum Master conversar com o Dono do produto e explicar como isto vai afetar o resultado final.  O papel do Scrum Master é remover os impedimentos que existem na equipe de desenvolvimento. 

Editado 2x. Última edição em 25/10/2015 15:53

Re: Dono do Produto Insatisfeito Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 3 - Compreendendo o Scrum
Enviado em 25/10/2015 22:53
Cristiano, apenas para complementar as respostas já dadas...


No contexto colocado por você temos inúmeros cenários que podem ter ocorrido, cada qual com seu problema e sua solução.

Cenário 1: As sprints anteriores já vinham apresentando problemas.
Perceba que para ter um cenário de desastre total como você descreveu, as outras sprints também devem ter falhado. Porque não é por uma sprint falha que todo o objetivo e meta vai por água abaixo. Então neste caso, os problemas precisariam ter sido resolvidas nas sprints anteriores, e se não foram pode ter sido por falta de comprometimento do time, falta de habilidades do Scrum Master ou falta de conhecimento generalizado.

Cenário 2: Priorização errada
Se as primeiras sprints tivessem sido executadas corretamente e apenas a última deu problema e isso afetou tão negativamente a entrega  ao cliente, então a priorização do PO foi errada, porque deixou itens importantes demais para entregar na última sprint.

Então veja que para saber o que precisa ser feito e o que exatamente deu errado, precisa-se de mais informações a respeito do contexo geral.

um abraço,

Kelvin


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