Curso e-learning preparatório para os exames
CAPM® e PMP® do PMI

Baseado no Guia PMBOK 5ª edição

Este curso prepara o candidato para os exames de certificação oficiais do PMI: CAPM® (Certified Associate in Project Management) e PMP® (Project Management Professional). Este curso é gravado em português e acompanhado de 3 simulados online de 200 questões em português no formato do exame PMP e 4 simulados de 150 questões em português no formato do exame CAPM. No Brasil você pode fazer o exame em alguns centros de testes PROMETRIC no idioma de auxílio português. PMP® e CAPM® são marcas registradas do PMI® (Project Management Institute).

 

Aproveite para prestar os exames PMP e CAPM antes da mudança início de 2018
Devido ao lançamento do Guia PMBOK 6 edição em setembro de 2017, o exame PMP mudará em 26 de março de 2018. O exame CAPM mudará na sequência, mas ainda sem data definida. O curso estamos oferecendo é baseado no PMBOK 5ª edição, que é a edição na qual os exames PMP e CAPM estão baseados no momento. Este curso indicado apenas para candidatos que irão prestar os exames antes da mudança. E somente início de 2018 iremos trabalhar no desenvolvimento de um novo curso baseado no novo guia PMBOK 6ª edição e este novo curso não será fornecido como como parte da atualização deste curso atual. Acesse o site do PMI para mais informações sobre as mudanças nos exames.



Carga horária:

40 horas

por apenas R$ 99,90 por aluno


Pode ser pago por boleto, depósito ou cartão de crédito. Há opção de parcelamento por cartão através do PagSeguro ou Bcash.

Simule o parcelamento Pague menos nos pacotes promocionais
Assistir demo > Assinar curso >
Compartilhe nas suas redes

Principais características do curso

  • Dezenas de alunos aprovados com nosso método
  • 40 horas de carga horária
  • Certificado válido para o exame
  • Slides com explicações em áudio
  • 1 ano de acesso para revisão
  • Tutoria com respostsa em até 1 dia útil
  • Acompanha 4 simulados de em português para CAPM (total de 600 questões) e 3 simulados para o PMP (total de 600 questões)
  • Acompanha material extra (resumo, mapas, fórmulas)

Explore os detalhes do curso

Objetivos do curso

O principal objetivo deste curso é fornecer uma base de conhecimento em gerenciamento de projetos que possa ser utilizada na preparação para o exame PMP® (Project Management Professional) do PMI® (Project Management Institute). Este curso também poderá ser utilizado por aqueles que estão se preparando para o exame CAPM® (Certified Associate in Project Management), já que o currículo deste exame é muito similar.

Durante este curso você irá:

  • Ter uma visão geral das credenciais do PMI, requisitos de elegibilidade e exames
  • Revisar e relembrar os principais termos e fundamentos no gerenciamento de projetos
  • Entender a estrutura (framework) de gerenciamento de projetos fornecida no Guia PMBOK 5ª edição
  • Explorar processos, conceitos, técnicas e ferramentas nas 10 áreas de conhecimento do Guia PMBOK® 5ª edição
  • Realizar exercícios de aplicação das técnicas e ferramentas usadas nos processos de gerenciamento de projetos
  • Familiarizar-se com questões do exame praticando quizzes e minissimulados
  • Entender o código de ética e conduta profissional do PMI®

Público-alvo

Este curso é indicado para:

  • Profissionais de projetos que desejam obter melhor entendimento de conceitos, ferramentas e processos de gerenciamento de projetos contidos no Guia PMBOK® 5a. edição de 2013.
  • Gerentes de projetos, stakeholders e membros de equipes de projeto que desejam obter a certificação PMP® ou CAPM® do PMI(Project Management Institute)

Pré-requisitos para fazer o curso


Já possuir uma base conceitual sobre gerenciamento de projetos, pois este é um curso voltado para preparação para o exame e não para introdução ao gerenciamento de projetos.

Pré-requisitos para se inscrever no exame

Além dos requisitos para fazer este curso, recomendamos observar os critérios de elegibilidade estabelecidos pelo PMI® para poder se inscrever nos exames. Veja na tabela abaixo os requisitos que o candidato deve atender para poder realizar o exame PMP:

Background educacional mínimo

Experiência em gerenciamento de projetos

Horas de treinamento em gerenciamento de projetos

Possuir grau segundário (ensino médio ou equivalente).

Possuir experiência de no mínimo 5 anos em gerenciamento de projetos, durante os quais no mínimo 7.500 horas liderando e dirigindo tarefas em projetos.

35 horas de contato em treinamento formal

OU

Possuir grau de 4 anos ( bacharel ou equivalente global).

Possuir experiência de no mínimo 3 anos em gerenciamento de projetos, durante os quais no mínimo 4.500 horas liderando e dirigindo tarefas em projetos.

35 horas de contato em treinamento formal

Ao se inscrever no exame de certificação PMP o candidato deverá informar o seu background educacional, experiência em gerenciamento de projetos, quantas horas de treinamento recebeu e em qual instituição realizou o curso. O certificado do nosso curso e-learning pode ser utilizado para comprovar que o candidato passou por 40 horas de treinamento formal em gerenciamento de projetos. Durante o curso nós instruiremos os alunos sobre como preencher o formulário de inscrição para o exame.

Leia o PMP Handbook para obter informações detalhadas sobre o processo de certificação.

Quem não conseguir atender a todos os requisitos da certificação PMP poderá optar pela certificação CAPM (Certified Associate in Project Management). Esta certificação foi criada para membros de equipe, partes envolvidas com projetos e gerentes de projeto que estão começando na profissão. Para prestar este exame basta que o candidato atenda aos requisitos abaixo:

Background educacional mínimo

Experiência em gerenciamento de projetos

Horas de treinamento em gerenciamento de projetos

Possuir ensino médio ou equivalente.

Não é necessário comprovar experiência em gerenciamento de projetos se o candidato passar por um treinamento formal nesta disciplina.

Se o candidato não passar por um treinamento formal de no mínimo 23 horas de carga horária, é necessário ter no mínimo 1.500 horas de experiência em gerenciamento de projetos.

23 horas de contato em treinamento formal.

O certificado do nosso curso e-learning pode ser utilizado para comprovar que o candidato passou por 40 horas de treinamento formal em gerenciamento de projetos.

Leia o CAPM Handbook para obter informações detalhadas sobre o processo de certificação.

Veja na relação de perguntas frequentes como este curso pode ajudar a sua carreira.

Formato do curso

O curso é composto por aulas com a explanação de conceitos teóricos, apresentação de exemplos práticos, dicas para o exame, minissimulados no final de cada módulo e simulados para o exame CAPM e PMP. São mais de 1.000 slides gravados com áudio, contendo explicações detalhadas sobre cada tópico como se você estivesse em um curso presencial. Ao todo são mais de 29 horas de gravação em áudio realizadas pelo instrutor certificado PMP e CAPM.

O tempo estimado para completar o nosso curso é de 40 horas, dependendo do desempenho do aluno nos exercícios. Para se preparar para o exame PMP recomendamos que o aluno realize pelo menos 80 horas adicionais de autoestudo e utilize alguma bibliografia complementar de apoio.

Você assiste ao curso utilizando o nosso ambiente de ensino virtual. As aulas gravadas ficam disponíveis no site e para assisti-las é necessário estar conectado à internet. Não oferecemos o download das aulas gravadas.

Condições de uso

  • A inscrição neste curso dá direito ao acesso de uma única pessoa. Mesmo que a empresa compre como pessoa jurídica, é necessário fazer uma inscrição separada para cada funcionário que será treinado. Será cobrado o valor normal para cada participante. Há descontos somente se a empresa inscrever acima de 2 participantes.
  • As aulas são gravadas: você pode assisti-las quantas vezes desejar pelo período de 12 meses. O curso pode ser ativado em até 6 meses. A partir da ativação contam-se 12 meses para completar o curso.
  • Todo material é em formato eletrônico. Você poderá fazer o seu download sem prazo de validade de uso. Não trabalhamos com material impresso ou em CD. As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via internet – não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que você possa imprimir.
  • O material deste curso é protegido por lei e somente pode ser utilizado pelo usuário cadastrado no site para ser usado como material complementar do curso assinado. Assim sendo, não é permitida a sua distribuição ou reprodução.

Além do acesso às aulas gravadas você receberá:

  • Certificado de participação no treinamento com 40 horas de contato. O certificado pode ser solicitado somente após o aluno assistir a 100% das aulas gravadas, concluir todos os exercícios e conseguir acertar acima de 50% nos minissimulados nos finais dos módulos.
  • 3 simulados online de 200 questões em português no formato do exame PMP (total de 600 questões). 4 simulados online de 150 questões em português no formato do exame CAPM. Além dos simulados online, você irá praticar dezenas de outras questões em português durante o curso através de minissimulados nos finais dos módulos (aproximadamente 25 questões por módulo). Estes simulados podem ser realizados quantas vezes você desejar durante o prazo de 12 meses. Não oferecemos download de nossos simulados.
  • Arquivos PDFs contendo os slides apresentados durante o curso.
  • Suporte via fórum de discussão para tirar dúvidas durante o curso. Todas as dúvidas relacionadas ao conteúdo do curso são respondidas em até 1 dia útil (geralmente respondidas em até 2 horas).

É importante alertar que nossos arquivos em PDF estão protegidos e seu conteúdo salvo em formato imagem para evitar a cópia indevida dos nossos textos. Permitimos apenas a impressão para uso pessoal. Nosso conteúdo é protegido por lei. Você somente poderá fazer uso do nosso material para o seu aprendizado e preparar-se para o exame.

Todo o material é em formato digital. Não enviamos nenhum material impresso pelo correio. Para assistir às aulas gravadas é necessário estar conectado à internet. Aulas e materiais complementares estão disponíveis na área restrita do site. Após confirmarmos o pagamento, seu acesso ao conteúdo do curso será liberado.

  • Recomendamos que os alunos adquiram uma cópia (eletrônica ou física) do PMBOK 5a. edição em português. A leitura do PMBOK é muito importante no preparo para o exame. Este material não será fornecido junto com o curso. Estamos praticando um preço super acessível para que você possa ter acesso a um bom curso e-learning preparatório PMP/CAPM, por isto não temos condições de incluir no valor do curso uma licença do Guia PMBOK. Se você se filiar ao PMI® poderá fazer o download de uma cópia autorizada do PMBOK em português. Durante o curso iremos instruir como se filiar ao PMI®.
  • O nosso curso e-learning aborda todo o assunto do exame PMP. Entretanto, para alguns alunos somente assistir às aulas gravadas pode não ser um método efetivo para ter o domínio completo do assunto do exame PMP. Por este motivo recomendamos realizar no mínimo 80 horas de autoestudo. Como sugestão de autoestudo para o exame PMP especificamente, recomendamos ler um capítulo Guia PMBOK ao final de cada módulo do nosso curso e também alguma outra bibliografia complementar.
  • Para se preparar para o exame de certificação CAPM não é necessário adquirir um livro complementar, a leitura do Guia PMBOK será o suficiente.

O conteúdo deste curso está organizado em 15 módulos e alinhado de acordo com o Guia PMBOK 5a edição.

Módulos do curso

  • Apresentação do curso e processo de certificação
  • Fundamentos do gerenciamento de projetos
  • Processos de gerenciamento de projetos
  • Integração
  • Escopo
  • Tempo
  • Custos
  • Qualidade
  • Recursos Humanos
  • Comunicações
  • Riscos
  • Aquisições
  • Responsabilidade Profissional e Social
  • Partes interessadas
  • Preparação para o exame

Flávio R. Pinheiro, ITIL Expert, PMP, etc.

Especialista na área de qualidade e processos na área TI e negócios. Tem 15 anos de experiência na área da Tecnologia da Informação. Atuou por vários anos na indústria de software como gerente de projetos e de desenvolvimento. Participou também como mentor de produtos para gestão de serviços de TI. Tem 10 anos de experiência com o uso da ITIL atuando como consultor em vários projetos de governança de TI. Há mais de 10 anos atua como instrutor em cursos relacionados com gestão de TI.

Tem formação como bacharel em Administração de Empresas pela FURB. MBA em Marketing de Serviços pela FGV. Master certificate in Applied Project Management pela Villanova University, EUA.

Possui várias certificações reconhecidas como ITIL Manager, ITIL Expert, COBIT Foundation, CTFL (Certified Tester Foundation pela ISTQB), PMP (Project Management Professional), EXIN ITSM Consultant based on ISO/IEC 20000 , BPM Expert Fundamental pelo OMG. Está entre os primeiros profissionais no Brasil que recebeu o título ITIL Expert.

Está credenciado a ministrar cursos oficiais do EXIN.

Na conclusão do curso, você receberá gratuitamente o certificado digital de participação no formato PDF. Para o certificado impresso, é cobrada uma pequena taxa extra de R$ 20,00, para cobrir as despesas relativas ao envio pelo correio. A solicitação do certificado impresso pode ser feita somente após o término o curso.

Para que você possa acessar as aulas gravadas, é necessário possuir as seguintes configurações em seu computador:

  • Placa de som para ouvir as aulas gravadas. É necessário também ter uma caixa de som amplificada para conseguir ouvir as aulas em um bom volume. Recomendamos fazer um teste na caixa de som a partir da aula demonstrativa.
  • Acesso rápido e irrestrito à internet: é recomendado um acesso com mais de 500 Kbytes e não pode haver bloqueio para download de arquivos MP3 na rede.
  • Navegador internet atualizado (Chrome, Internet Explorer 10 ou superior, Firefox ou Opera).
  • Plug-in Flash Player instalado no navegador.
  • Microsoft Word e Adobe Acrobat Reader para a leitura das apostilas.
  • Recomendamos computador com sistema operacional Windows e Mac. Para outros sistemas operacionais, faça um teste utilizando a aula demonstrativa deste curso. Se você conseguir visualizar os slides com áudio, significa que o seu sistema é compatível. Não recomendamos uso de dispositivos móveis e tablets, pois em nem todos é possível instalar Flash Player e o conteúdo deste curso está baseado em flash.

Por que estudar conosco?

  • Comece agora mesmo. Confirmado seu pagamento, você já pode acessar todas as aulas e materiais de apoio.
  • Certificado de participação. Ao final do curso, atendendo aos critérios exigidos, você poderá obter o seu certificado em PDF sem custo ou solicitar o envio do certificado impresso a uma taxa de R$ 20,00.
  • Centenas de aprovados. Já são muitos alunos que passaram por este treinamento e tiveram sucesso com apoio de nosso conteúdo. Veja relatos de quem já foi aprovado.
  • 1 ano de acesso e suporte garantido. Você poderá repetir o curso, se desejar, neste período e tirar dúvidas relacionadas. Se ainda assim não completar neste prazo, você pode solicitar meses adicionais para revisão a uma taxa de R$ 20,00 por mês.
  • Apoio durante todo o curso. Se tiver qualquer dúvida no conteúdo apresentado, você poderá interagir com o instrutor via fórum de discussão e terá uma resposta rápida em até 1 dia útil.
Inicie hoje seu curso
por apenas R$ 99,90 por aluno

Informações sobre o exame

Escolha abaixo o exame para obter os detalhes:


Resumo descritivo do exame Certified Associate in Project Managemen - CAPM®:

Público-alvo: profissionais com pouca experiência ou que desejam atuar no universo de gerenciamento de projetos. 

Pré-requisitos: não é necessário comprovar experiência em gerenciamento de projetos se o candidato passar por um treinamento formal nesta disciplina com no mínimo 23 horas de duração. Se o candidato não passar por este treinamento, é necessário ter no mínimo 1.500 horas de experiência em gerenciamento de projetos. As horas de experiência são registradas no formulário de inscrição no site do PMI. 

Nível de dificuldade: médio. Devido a ser um exame téorico sobre a estrutura do PMBOK, basta ter domínio da teoria para conseguir passar. 

Formato do exame: possui 3 horas de duração e é composto por 150 questões de múltipla escolha. Destas 150 questões, 15 são questões pré-teste que não serão usadas para pontuação. Para passar no exame CAPM o candidato deve acertar em torno de 65% das 135 questões válidas. Este percentual de acerto não é oficial, pois o PMI não divulga oficialmente o score mínimo para aprovação. 

Idiomas disponíveis: o exame é sempre em inglês, mas para este é possível solicitar a tradução auxiliar em português. Então, vai aparecer na mesma tela a questão em inglês e português. 

Instituto certificador: PMI. 

Onde realizar: o exame em computador (CBT) pode ser feito em todos os centros de testes PROMETRIC. O exame em papel (PBT) pode ser feito em sessões divulgadas no site da PROMETRIC

Certificado: o resultado de aprovação sai na hora. O certificado digital (em PDF) é liberado em até 3 dias após aprovação no exame CBT. . 


O exame Certified Associate in Project Managemen - CAPM® pode ser comprado e realizado a partir dos seguintes órgãos:
Órgão aplicador Taxa Valor em reais com IOF Observação Tutorial para compra direta no aplicador
PMI (via PROMETRIC) - Taxa para membros do PMI US$225.00 R$828,17* Ver tutorial
PMI (via PROMETRIC) - Taxa para não membros do PMI US$300.00 R$1.104,22* Ver tutorial
* Os valores em reais são baseados no valor do dólar turismo (qualquer pagamento com cartão de crédito utiliza este câmbio) e incluem o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 6,38%. O câmbio do dólar turismo utilizado para conversão em 11/12/2017 é de R$ 3,46 de acordo com o site http://economia.uol.com.br/cotacoes/. Não estão inclusos nos valores os impostos para emissão de nota fiscal.

Perguntas frequentes (FAQs)

O curso que a TIEXAMES oferece é credenciado pelo PMI®?

Não. Entretanto, nosso curso pode ser utilizado no preparo para os exames do PMI® e o nosso certificado de participação pode ser utilizado para atender aos critérios de elegibilidade estabelecidos pelo PMI®. O PMI® não obriga os candidatos a realizarem um curso em uma empresa credenciada como R.E.P. (Registered Education Provider) para poderem se submeter aos exames. É permitido utilizar como horas de treinamento formal em Gerenciamento de Projetos: cursos realizados internamente na sua empresa, cursos oferecidos por qualquer empresa de treinamento, cursos à distância (este é o nosso caso) e programas de educação continuada em universidades. Leia o Handbook do candidato na página 10 para confirmar o que está sendo mencionado aqui.

Este curso atende aos requisitos para os exames PMP e CAPM?

Sim. Para o exame PMP é necessário acumular no mínimo 35 horas de treinamento formal em gerenciamento de projetos e para o exame CAPM são 21 horas. Para ambos os exames a carga horária deste curso atenderá completamente.

Para participar deste curso preparatório CAPM/PMP é recomendado antes fazer o curso de Fundamentos em Gerenciamento de Projetos?

Sim. Nós recomendamos que o aluno já tenha um entendimento prévio sobre o que é Gerenciamento de Projetos antes de iniciar este curso preparatório, que é totalmente direcionado ao conteúdo do exame. Neste curso você irá entender todos os conceitos, técnicas e ferramentas para passar no exame. Se o aluno já tiver experiência prévia em Gerenciamento de Projetos ou já fez algum curso de introdução, vai conseguir aproveitar melhor o conteúdo deste curso. De qualquer forma, durante este curso nós vamos fazer uma revisão de conceitos básicos para que haja um nivelamento do conhecimento.

Qual a diferença entre a certificação CAPM e a PMP?

A certificação PMP (Project Management Professional) tem mais de 20 anos de existência (foi criada em 1984), é a mais procurada pelos profissionais e também a mais respeitada no mundo todo. Se você pesquisar em sites de oferta de emprego perceberá que muitas vagas para cargos de gerentes de projetos exigem que o candidato tenha a certificação PMP. Entretanto, para poder prestar o exame de certificação PMP os candidatos devem atender a todos os critérios de elegibilidade. Um destes critérios é o tempo de experiência em Gerenciamento de Projetos. Muitos profissionais nunca participaram de projetos e por isto não têm a experiência mínima para se tornarem elegíveis à certificação PMP. Para permitir aos profissionais sem experiência em Gerenciamento de Projetos também testarem o seu conhecimento, o PMI criou em 2003 a certificação CAPM (Certified Associate in Project Management). Esta certificação CAPM é ideal para estudantes que estão entrando no mercado de trabalho e para profissionais que gostariam de migrar para a área de projetos.

Os exames CAPM e PMP são diferentes?

Sim. O exame de certificação PMP é composto por 200 questões e o exame CAPM por 150 questões. Ambos os exames compreendem questões de todos os capítulos do Guia PMBOK. A diferença é que as questões do exame PMP serão mais dificeis, há muitas questões situacionais e o exame não é baseado somente no Guia PMBOK. Já o exame CAPM compreende questões mais objetivas e baseadas diretamente no Guia PMBOK.

Quantas questões tenho que acertar para passar nos exames?

O exame de certificação PMP tem uma duração máxima de 4 horas e é composto por 200 questões de múltipla escolha. Destas 200 questões, 25 são questões pré-teste que não serão usadas para pontuação. O PMI não divulga abertamente o score mínimo para passar nos exames, entretanto, com base em outras fontes, para passar no exame PMP o candidato deve acertar em torno de 61% das 175 questões válidas.

O exame de certificação CAPM possui 3 horas de duração e é composto por 150 questões de múltipla escolha. Destas 150 questões, 15 são questões pré-teste que não serão usadas para pontuação. Para passar no exame CAPM o candidato deve acertar em torno de 65% das 135 questões válidas.

Posso fazer os exames em português?

Sim. Os exames são sempre em inglês, mas o candidato pode optar na inscrição pelo exame com ajuda de uma segunda língua. Na tela do exame aparecerá sempre a questão em inglês e e se você optou por auxílio de uma segunda língua, aparecerá também a questão traduzida.

Não tenho nenhuma experiência em gerenciamento de projetos. Posso me tornar um PMP?

Não. Você deve atender aos critérios de elegibilidade para poder prestar o exame de certificação PMP. Se você não tem experiência suficiente ou não tem como comprovar esta experiência, recomendamos optar pela certificação CAPM.

Posso obter a certificação CAPM e mais tarde, quando tiver experiência, prestar o exame PMP?

Sim. Este é o caminho correto para quem não tem experiência em gerenciamento de projetos.

Se eu não preencher corretamente as horas de experiência em gerenciamento de projetos ou o background educacional, isto pode gerar algum problema?

Sim. O PMI escolhe aleatoriamente 10% das inscrições para auditoria. Se a sua inscrição for selecionada, você terá que enviar documentos que comprovem as informações que você cadastrou no formulário de inscrição. Os documentos que são solicitados na auditoria estão descritos na página 14 do handbook. Recomendamos agir de forma ética no momento da inscrição para evitar qualquer problema no futuro.

Se eu optar pelo exame PMP, de que forma tenho que informar minha experiência profissional?

Ao fazer a inscrição no site do PMI o candidato deve preencher um formulário especificando quantas horas ele se dedicou em cada grupo de processos de gerenciamento de projetos para cada projeto que ele participou ao longo da sua vida profissional. Se o candidato porventura cair no processo de auditoria do PMI, terá que imprimir este formulário de inscrição e coletar as assinatura das pessoas de contato. No formulário de inscrição para o exame deve ser informado para cada projeto uma pessoa de contato que sirva para confirmar que as horas informadas na inscrição são verídicas. Em geral esta pessoa de contato foi ou é um superior seu, mas na falta deste, pode ser indicado o cliente, patrocinador ou alguma parte interessada envolvida no projeto. Os procedimentos para inscrição no exame serão apresentados em detalhes durante o curso gravado. Somente se o candidato for selecionado para o processo de auditoria terá que enviar material para auditoria.

Tenho que ter atuado como gerente de projetos para ser elegível ao exame PMP?

Não. Seu papel em um projeto pode ter sido de colaborador, supervisor, gerente, líder de projeto, gerente de projeto, educador, consultor ou outro. Entretanto, você teve ter acumulado experiência liderando ou dirigindo tarefas de gerenciamento de projetos. Estas tarefas serão descriminadas no formulário online de inscrição para o exame PMP. Recomenda-se que o profissional tenha tido alguma experiência em tarefas envolvidas nos cinco grupos de processos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Não é necessário que no mesmo projeto o profissional tenha atuado em todos os cinco grupos de processos.

Participei de muitos projetos em uma empresa onde não trabalho mais. Posso informar estes projetos na minha inscrição para o exame PMP?

Sim. Lembre-se de que você deve informar também uma pessoa de contato nesta empresa que possa confirmar que você realmente atuou nos projetos informados na inscrição. Recomenda-se informar pessoas de contato que você consiga localizar facilmente caso você precise coletar as assinaturas delas para atender às exigências de auditoria do PMI. Se você não conseguir localizar nenhuma pessoa de contato para o projeto, recomenda-se não usar este projeto na experiência profissional para evitar qualquer contratempo na auditoria.

Estou no meu último ano do meu curso de graduação. Posso informar na inscrição para o exame PMP que já tenho o título de grau universitário?

Não. É necessário que o curso de gradução esteja completo no momento da inscrição para que você possa usá-lo para atender aos requisitos de educação. Quem não tiver o título de bacharel ou grau universitário equivalente terá que informar 7.500 horas de experiência em gerenciamento de projetos acumuladas em no mínimo 5 anos.

Tenho diploma de um curso superior de graduação com menos de 4 anos de duração, posso usá-lo para atender às exigências da certificação PMP?

Nos requisitos para a certificação PMP descritos no manual do candidato consta que para no mínimo 4.500 horas de experiência é necessário que candidato tenha uma graduação em bacharel ou equivalente global com grau de 4 anos. Se você realizou um curso de nível universitário com menos de 4 anos, consulte a sua instituição de ensino para verificar se a sua graduação fornece um título equivalente a bacharel. Para candidatos que não tem uma graduação com grau de bacharel ou equivalente global terão que informar no mínimo 7.500 horas de experiência em gerenciamento de projetos.

O que eu tenho que fazer se cair no processo de auditoria do PMI?

10% das inscrições nos exames do PMI são selecionadas aleatoriamente para o processo de auditoria do PMI. O candidato saberá se foi selecionado para auditoria logo após realizar o pagamento da taxa do exame no site do PMI. O PMI envia um e-mail para o candidato com instruções detalhadas para atender ao processo de auditoria. Se a sua inscrição for selecionada para auditoria, você terá que enviar pelo correio documentos que comprovem as informações que você cadastrou no formulário de inscrição do exame. Os documentos que são solicitados na auditoria estão descritos na página 14 do Handbook. Basicamente o que será solicitado são as assinaturas das pessoas de contato informadas nos projetos e cópias dos diplomas de faculdade e do curso de gerenciamento de projetos. O processo de auditoria é simples e você conseguirá atender facilmente às exigências se tiver fornecido informações corretas e verídicas no formulário de inscrição do exame.

O conteúdo do curso da TIEXAMES é suficiente para passar no exame PMP?

Nosso curso é preparatório e cobre os tópicos que podem cair no exame PMP. Entretanto, não garantimos que o nosso curso sozinho será suficiente para o aluno se preparar para o exame PMP. Recomendamos que o aluno tenha uma cópia autorizada do Guia PMBOK e use alguma outra referência bibliográfica para complementar o autoestudo (no caso do exame PMP). Recomendado aos candidatos à certificação PMP pelo menos 80 horas de autoestudo além das horas de participação em neste curso preparatório.

Quais livros a TIEXAMES recomenda utilizar como material de apoio no preparo para o exame PMP?

Recomendamos adquiriro livro Preparatório para o Exame PMP 8a. edição - Rita Mulcahy

Para se preparar para o exame CAPM é necessário adquirir material complementar?

Se o aluno já tiver conhecimentos básicos sobre gerenciamento de projetos, basta realizar este curso preparatório e leitura do Guia PMBOK para conseguir se preparar para o exame CAPM. Todo o conteúdo do exame CAPM está no Guia PMBOK. Os minissimulados e os 3 simulados de 150 questões que oferecemos são suficientes para se preparar para o CAPM.

Se eu não passar na primeira tentativa, tenho que pagar novamente a taxa integral do exame?

Não. Você pagará um valor menor. Os valores constam nos Handbooks dos exames.

O conteúdo do curso da TIEXAMES está atualizado para o exame PMP currículo 2016?

Sim.

Este curso contempla as novas mudanças do Guia PMBOK 5a. edição?

Sim.

Posso solicitar o certificado de participação antes de completar todo o curso?

Não. Somente iremos fornecer o certificado de participação em nosso curso se o aluno completar todas as aulas, realizar os exercícios e obter uma média de acerto de 50% nos minissimulados nos finais dos módulos.

Eu recebo algum material por correio?

Não, todo o material é eletrônico. Você irá baixar os slides em PDF, assistir às aulas e usar os simulados online através da área restrita do site. Ao fazer a inscrição no curso você informará seu e-mail e uma senha de acesso ao ambiente de ensino virtual.

Eu posso gravar as aulas com áudio no meu computador?

Não. As aulas gravadas somente podem ser acessadas se você estiver conectado à internet. Para estudo offline disponibilizamos os slides apresentados pelo instrutor em formato PDF.

Tenho suporte para tirar dúvidas ao comprar o material?

Sim. A TIEXAMES oferece no seu ambiente de ensino virtual o acesso ao fórum de discussão onde o aluno poderá enviar dúvidas ao instrutor do curso referente ao conteúdo apresentado nos slides. As dúvidas são respondidas normalmente no mesmo dia. O prazo máximo de resposta é de até 1 dia útil (24 horas de segunda à sexta-feira). Utilizamos o fórum de discussão para compartilhar as dúvidas com outros alunos. A dúvida de um aluno pode ser também a sua dúvida. Nosso fórum também permite a você enviar dúvidas privadas para o instrutor, sem ter que compartilhá-las. Nosso suporte se limita apenas às dúvidas relacionadas ao conteúdo do curso.

Quanto tempo eu tenho para utilizar o simulado no site?

12 meses a partir da data de liberação. Após este período, se você não conseguir ser aprovado no exame poderá solicitar mais um período gratuitamente. Os slides em PDF que você baixar no seu computador não têm limitação de uso.

Posso utilizar o material deste curso para outros fins?

Não. Este material é para seu uso exclusivo e não poderá ser revendido nem distribuído sob qualquer forma.

Inspire-se com depoimentos de quem já passou pelos nossos treinamentos

Veja todos os depoimentos

  • Obrigado Prof. Flavio pelo excelente conteudo e didatica do curso. Consegui a certificação CAPM e ganhei mais confiança para fazer o PMP. Esta é a terceira certificação conquistada estudando pelo TI Exames. Uma dica que eu deixo é o livro H...
  • Gostaria de agradecer os elaboradores do curso e do instrutor. Grata. Foi realmente valioso para preparação. Conteúdo rico em conteúdo, focado, bem explicado e exemplificado. Gostaria também de compartilhar informações sobre o agendamento e dia do...
  • No dia 05/12/17 fiz o exame PMP e passei. O curso da TI exames foi minha base de estudos para a certificação, a didática do material é muito boa e contribuiu muito para o entendimento e preenchimento de lacunas no meu conhecimento. Também utilizei o ...
  • Recentemente passei na prova de certificação PMP e gostaria de deixar aqui meu agradecimento ao TI Exames pelo excelente material gravado, aulas de revisão, simulados e resumos. O TI Exames + um curso presencial foram minhas bases de estudo! Valeu T...
  • Fiz a prova de certificação PMP neste mês fui aprovado! Que alívio, a prova não é nada fácil, tem inúmeras questões situacionais em que mais de uma resposta parece ser apropriada, exige muita atenção e muita dedicação nos estudos. As dicas fornecidas...
  • Bem, tudo o que eu tinha para falar, o Renato, aprovado no CAPM na sexta-feira, 24/11, já falou. Era para eu ter realizado o meu no mesmo dia, mas a certificadora teve alguns problemas e foi remarcado para hoje, mas tudo correu muito bem. O que ten...
  • Hoje fiz o exame para a certificação CAPM e fui aprovado com Above Target em 90% das disciplinas de gerenciamento de projetos.Estudei para o exame PMP, porém no momento de pagar a prova resolvi mudar de exame, talvez por questões éticas mesmo. Agr...
  • O curso superou as minhas expectativas e foi um dos motivos que me fizeram passar na certificação PMP. Recomendo sempre a TI exames!
  • O curso tem ótimo didática, com simulados separados por área e grupos de processos. Tem um custo benefício EXCELENTE!
  • Fui aprovada no exame CAPM. Parabéns à TIEXAMES e ao professor Flávio pelo conteúdo do curso, as explicações e dicas que foram essenciais para a minha aprovação. Obrigado!
  • Fui aprovado em 2015, porque o conteúdo deste treinamento da TI Exames é perfeito. Fazer os simulados ajudam muito a treinar o tempo para o exame.
  • Fui aprovada no exame PMP, agradeço a equipe da TI Exames, principalmente pelo excelente material, dicas e as aulas de revisão, ministradas pelo Prof. Emerson Saldanha.
  • Finalmente consegui passar no exame PMP e o curso do tiexames foi fundamental nessa jornada. As aulas são muito boas, me auxiliaram a entender todo o conteúdo do exame e juntamente com os simulados e as dicas do professor consegui ser aprovado. Volta...
  • Fui aprovado no exame PMP (06/11/17) estudando por este curso da TIExames e com a leitura Pmbok... a dica mais importante que eu posso compartilhar... assistam o curso quantas vezes puderem... não tem "decoreba"... entender os processos é a melhor tá...
  • Fala galera... Realizei a prova do PMP no último dia 06. Deu tudo certo, graças à Deus! O Curso da TI Exames + Rita Mulcahy + PMBOK é a fórmula ideal para ser aprovado... estudem e tenham foco!
  • Fui aprovado no curso PMP! Agradeço muito o apoio e a preparação oferecida pelo TIEXAMES.
  • Fiz ontem (03/11/2017) a prova de certificacao PMP na Prometric aqui em Montreal, Canada com a traducao em Portugues (boa traducao). Consegui ser aprovado com a nota Above Target apos 4 horas de prova Algumas dicas: 1 - Eu nao li o livro da Rit...
  • Fiz um curso presencial custeado pela minha empresa, porém recebi o voucher para a prova CAPM apenas um ano depois. Não tinha tempo o suficiente para ver todas as aulas e me dediquei apenas nos simulados. No momento da prova me surpreendi, pois a pro...
  • Consegui a tão cobiçado certificação P.M.P. , foi uma luta, muito estudo e dedicação, e no fim a recompensa, aprovado P.M.P, nada melhor que chegar nesse fim de ano com uma certificação como esta, o curso da T.I. exames me ajudou muito, porém é preci...
  • Hoje aprovado fui aprovado na certificação PMP e agradeço ao TIEXAMES pelo ótimo curso preparatório e pelos preços acessíveis. O conteúdo do curso está bem alinhado com o exames, recomendo!