Blog

itil

Exames ITIL serão oferecidos somente pela PEOPLECERT em 2018

A partir de janeiro de 2018, os exames de ITIL serão oferecidos por um único instituto de exames designado pela AXELOS, que é a mantenedora da ITIL. Trata-se da PEOPLECERT.  Os institutos EXIN, APMG, BCS e outros que tinham licença para oferta de exames de ITIL perderam a concorrência e não oferecerão mais estes exames a partir de 2018.

Você não deve se preocupar com mudança nos institutos e nem com os nossos cursos, pois, apesar das modificações, os exames continuarão como estavam e os nossos cursos estão atualizados para os currículos atuais de cada exame ITIL. O que mudou é que, em vez de você prestar um exame de ITIL pelo EXIN, terá que prestá-lo pela PEOPLECERT.

É importante deixar claro que o EXIN continuará crescendo com os seus programas de qualificação existentes, como os relacionados a Cloud, Lean IT, Agile, Devops, ISO/IEC 20000, ISO/IEC 27001. Este instituto deixou somente de oferecer os exames de certificação do portfólio da AXELOS, que inclui os de ITIL, PRINCE2, M_o_R, entre outros.

Em resumo, ficou assim:

  • Até final dezembro de 2017, foi possível prestar os exames de ITIL pelo EXIN ou outro instituto ainda credenciado pela AXELOS.  
  • Os exames comprados diretamente da PEOPLECERT são bem mais caros. Recomendamos que você compre o voucher conosco, pois é mais barato desta forma. Consulte nesta página os valores. A compra de voucher, que é exclusiva para nossos alunos, pode ser solicitada no e-mail contato@tiexames.com.br
  • Ao prestar um exame de ITIL pela PEOPLECERT, o currículo e as questões são exatamente os mesmos do EXIN ou de outro instituto, pois os exames de ITIL são desenvolvidos pela AXELOS e os institutos apenas estavam os distribuindo.  Então, não se preocupe: não haverá mudança de conteúdo de exame. 
  • A PEOPLECERT oferece exame remoto online com fiscalização em tempo real, mas não dispõe de exame remoto gravado igual ao EXIN. Ou seja, será necessário agendar  a prova e interagir com um fiscal. Mas isso não é problema, pois a agenda da PEOPLECERT é bem flexível. Isso significa que você pode agendar para o mesmo dia e em qualquer horário.  Embora algumas pessoas tenham receio de fazer exame online por conta de riscos de queda de energia ou conexão de internet, prestar a prova neste formato é muito mais acessível que se locomover até um centro de testes local.  E o fato de interagir com um fiscal permite que qualquer questão técnica seja solucionada rapidamente. Clique aqui para instalar um aplicativo para testar os pré-requisitos técnicos do seu ambiente. 
  • A PEOPLECERT não oferece o exame de ITIL Foundation presencial pela PEARSON VUE em português, ele somente está disponível em inglês. Porém, optando pelo exame remoto, o candidato poderá realizar todos os exames em ITIL que já estavam disponíveis em português (Foundation, OSA, RCV, PPO, SOA e MALC). 
  • É possível também comprar o exame presencial em português a partir de um centro de treinamento credenciado na sua região. Porém, você vai pagar bem mais caro que o exame remoto. Se fizer muita questão de realizar o exame presencial local, então você terá que contatar diretamente o centro para comprar e agendar a prova. Alguns centros podem não vender o exame sem você ter feito o treinamento presencial lá, isso vai de acordo com a política de vendas de cada um. Clique aqui para localizar centros no Brasil. Temos parceria apenas com a IT Partners, em São Paulo, para que você possa comprar e realizar a prova presencial na sede deles. Acesse esta página  para comprar o voucher e informe o código promocional SPECIAL para obter 15% de desconto. 
  • Não há comunicado oficial para alteração de currículo de exames e nem do banco de questões existentes para 2018. A única alteração é a exclusividade da PEOPLECERT como instituto realizador dos exames ITIL. Há um projeto de atualização dos livros da ITIL em curso e com possibilidade de lançamento para final de 2018. Porém, uma mudança nos exames demora um pouco mais que isso. Provavelmente somente em 2019 teremos exames de ITIL atualizados. 
  • Os certificados emitidos pelo EXIN continuarão válidos, pois são emitidos em nome da AXELOS. Vale lembrar que a AXELOS é a mantenedora das certificações ITIL. Ela é quem cria os exames. Os institutos (por exemplo, o EXIN) apenas são intermediários na aplicação dos exames e emissão dos certificados.  Portanto, não se preocupe se você tem algum certificado de ITIL emitido pelo EXIN, pois ele continuará válido e seu nome continuará listado no diretório de profissionais certificados em https://www.axelos.com/successful-candidates-register
  • Se você for investir na formação ITIL Expert e prestar os exames intermediários de ITIL pela PEOPLECERT, então será necessário fazer upload do seu certificado de ITIL Foundation emitido por outro instituto. Por exemplo, para prestar o exame de ITIL Intermediate OSA, é necessário apresentar o certificado de ITIL Foundation emitido por qualquer instituto de exames. A TIEXAMES já está credenciada pela PEOPLECERT para os cursos de ITIL Foundation, RCV, SOA, PPO,  OSA e MALC.  Então, não haverá impedimento para prestar os exames intermediários usando os certificados de nossos cursos em 2018.

Como funcionam os exames remotos (online) da PEOPLECERT (PC)?

A PC possui um portal que permite comprar e agendar exames online acompanhados por um fiscal em tempo real. O processo de inscrição é bastante simplificado. E o fato de haver um fiscal acompanhando, há suporte em tempo real para qualquer dificuldade.

O exame remoto da PC tem as seguintes características:

  • Fazendo um cadastro de perfil em www.peoplecert.org é possível comprar qualquer exame em qualquer idioma disponível e fazer o agendamento. Lembre-se de que comprar o voucher conosco é mais barato. 
  • É obrigatório fazer o agendamento do dia e do horário em que deseja realizar o exame. É possível agendar o exame em qualquer dia da semana e em vários horários, os quais dependem da disponibilidade de fiscais. Mas, em geral, não é difícil encontrar vago o horário desejado. É também possível reagendar o exame e isso pode ser feito diretamente no portal do candidato.
  • No dia e horário agendados, o candidato faz o login no aplicativo do exame e será acompanhado por um fiscal. Dentro deste aplicativo, há uma conexão por voz com ele, que fará algumas solicitações simples, como a apresentação  de um documento de identidade e a verificação do seu local de realização do exame. Este fiscal, por padrão, fala inglês. Porém, é possível escolher no momento do agendamento o seu idioma nativo e automaticamente será designado um fiscal habilitado a falar neste idioma. É possível também, no início do exame, solicitar a troca por um fiscal habilitado a falar português ou espanhol.
  • Para realizar o exame remoto recomendamos uma internet estável com 1 MB de upload e pelo menos 5 MB de download. O aplicativo roda apenas em sistemas operacionais Windows e Mac. Não há plano para ter versão para Linux. Clique aqui para baixar o aplicativo que testa os requisitos técnicos. 

 

 

Tags:

Pesquisa

Categorias

Tags Mais Populares