Blog

Certificações

Mudanças no exame PMP em 2016

Em julho de 2015 o Project Management Institute (PMI) liberou uma versão atualizada do currículo do exame PMP que entrou em vigor a partir do dia 12 de janeiro de 2016 conforme anunciado na página [www.pmi.org]

Neste artigo vou resumir as mudanças para que você possa entender o que vai acontecer e também se tranquilizar, pois não se tratam de mudanças radicais que irão impactar significativamente seus estudos e talvez nem os materiais que você já tenha adquirido. Vale lembrar que estas mudanças dizem respeito ao exame PMP e que não há mudanças previstas em relação ao exame CAPM.

Motivo para as mudanças

Geralmente a cada 4 ou 5 anos o PMI realiza um estudo de delineação de papel (Role Delineation Study – RDS em inglês), que basicamente consiste em uma revisão e uma consulta a profissionais no mercado em relação aos atributos esperados de quem assume o papel de gerente de projeto nas organizações. Na última revisão o PMI notou que os gerentes de projeto têm se envolvido mais em algumas questões, como o alinhamento estratégico e a comunicação com partes interessadas. Por isso o PMI implementou mudanças no currículo do exame PMP.

Considere que o PMBOK não está mudando. A 5ª edição de 2013 é a última disponível e o penúltimo currículo vigente foi de 2011. Portanto, o currículo era anterior ao Guia PMBOK e pode se imaginar que ele não estava alinhado à última atualização do guia. Embora o exame PMP não seja baseado apenas no Guia PMBOK, ele é a principal referência de estudos.

Quando as mudanças entraram em vigor

O exame PMP baseado no currículo de 2011 foi aplicado até dia 11 de janeiro de 2016. A partir do dia 12 de janeiro o exame pode conter novas questões alinhadas aos tópicos acrescentados no novo currículo. O novo exame está sendo oferecido com idioma de auxílio em português e o resultado é divulgado imediatamente no caso do exame via CBT. 

O que muda no currículo do exame PMP

1. Houve um ajuste de porcentagem de questões por domínio (veja o tópico seguinte).

2. Novos tópicos/tarefas foram adicionados a cada domínio, que basicamente se referem a assuntos/processos cobertos pela última edição do Guia PMBOK.

3. Reorganização e inclusão de novos tópicos de conhecimento e habilidades compartilhados entre os domínios, que em geral se referem a tópicos adicionais nem sempre cobertos pelo Guia PMBOK.


Mudanças nas questões por domínio

Os 5 domínios (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento & Controle e Encerramento) permanecem os mesmos na distribuição de questões. A única mudança foi na proporção de questões para cada domínio. Conforme você pode ver na tabela abaixo, a diferença é de 1% de aumento no domínio Execução e 1% de diminuição no domínio Encerramento. Isto não significa que diminuiu a quantidade de assunto ser estudado em Encerramento, apenas houve um balanceamento no número de questões por domínio.


Domínio
% antigo de questões Novo % de questões
Iniciação 13% 13%
Planejamento 24% 24%
Execução 30% 31%
Monitoramento e Controle 25% 25%
Encerramento 8% 7%


Mudanças nas tarefas por domínio

No novo currículo, para cada domínio existe um determinado número de novos tópicos/tarefas adicionados. Muitas tarefas também tiveram pequenos ajustes. As novas tarefas estão indicadas abaixo:


Domínio
Total de novas tarefas adicionadas ID das tarefas novas
Iniciação 2 7, 8
Planejamento 1 13
Execução 2 6, 7
Monitoramento e controle 2 6, 7
Encerramento Nenhuma nova tarefa Nenhuma nova tarefa

Baixe o novo currículo do exame PMP para visualizar as tarefas listadas acima:
[www.pmi.org]


Reorganização e inclusão de novos tópicos de conhecimento e habilidades compartilhados entre os domínios

Além das tarefas dentro de cada domínio (grupo de processo), houve também ajustes nos tópicos de conhecimento e habilidades compartilhados entre os domínios que se encontram no final do currículo. De forma geral, a maioria destes tópicos são bem cobertos pelo nosso curso atual e também pelo livro da Rita.

O que não mudou no exame PMP

1. O Guia PMBOK 5ª edição de 2013. Esta é a última edição. Uma nova edição deve ser esperada somente por volta de 2017.

2. O processo de inscrição do candidato.

3. Os critérios de elegibilidade para poder prestar ao exame PMP.

4. O formato do exame (total de questões, estilo das questões e nível de dificuldade).

5. O critério para aprovação (lembre que não é divulgado oficialmente o percentual de acerto necessário para passar).

O que mudou em relação ao material de estudos

Isto certamente é o que mais está preocupando os candidatos. Considere que todos os materiais que você adquiriu provavelmente continuam relevantes para o novo exame desde que sejam baseados no Guia PMBOK 5ª edição. Entendemos também que os conteúdos do curso e dos simulados da TI.exames continuam válidos para o novo exame visto que as novas tarefas adicionadas já eram abordadas nos slides. Ao longo do segundo semestre de 2015 foram adicionadas novas questões nos simulados e atualizamos as informações sobre o exame no módulo 1 como parte da nossa melhoria contínua. Apenas estas foram as alterações necessárias no nosso curso por enquanto.  Inclusive já tivemos alunos que prestaram o exame depois da mudança e não reportaram falta de conteúdo não coberto. 

Não é esperado que muitos livros e simulados preparatórios oferecidos no mercado sejam atualizados por conta destas mudanças. A RMC, mantenedora do livro da Rita Mulcahy, já publicou uma edição atualizada do livro em inglês e também disponibilizou um documento detalhando quais páginas contêm informações atualizadas para refletir o novo currículo. Se você observar pelo link abaixo, notará poucas alterações feitas em algumas páginas do livro. Estas alterações se referem a atualizações de informações sobre o exame e pequenas complementações em algumas partes dos textos. Sendo assim, se você já tem o livro da Rita na 8ª edição, não precisa comprar a nova edição atualizada, pois não há mudanças relevantes e nenhum assunto novo foi adicionado. Veja o documento de alterações do livro em [shop.rmcls.com].