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Gerencimento de disponibilidade e continuidade. Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Desenho de Serviço - Parte 3
Enviado em 14/04/2018 16:39
Mais uma pergunta:

Vi que o Gerencimento de disponibilidade e de Continuidade são bem parecidos.
Posso levar como padrão que a principal diferenças dele são na potencialidade de impactos? 
EX: No caso de um servidor cair o time que gerencia é o de disponibilidade, se o datacenter cair seria o time de Continuidade.

obrigado desde já.
Re: Gerencimento de disponibilidade e continuidade. Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Desenho de Serviço - Parte 3
Enviado em 14/04/2018 17:05
Boa tarde, Tiago

Não são parecidos. 

Gerenciamento de disponibilidade se preocupa com todos os aspectos para que um serviço tenha disponibilidade no seu ambiente de produção, isto inclui ter pessoas treinadas para dar suporte rápido, equipamentos confiáveis para que não tenham tantas falhas ou tenham alta disponibilidade, um processo de tratamento de incidentes rápido, etc. 

Gerenciamento de continuidade se preocupa apenas em estratégias e planos para que quando acontecer uma interrupção maior o serviço possa ser recuperado rapidamente a partir de um plano de recuperação. Estamos falando de planos de recuperação, em ter estratégias de recuperação, em ter site backup, arranjos de contingências. Gerenciamento de continuidade faz um plano de recuperação que somente vai ser usado quando acontecer um desastre. Gerenciamento de disponibilidade não faz isso, gerenciamento de disponibilidade trabalha para que exista alta disponibilidade ou disponibilidade conforme acordada, mas não faz nenhum plano de recuperação.  Gerenciamento de disponibilidade trabalha para implementar medidas de disponibilidade agora e não pensando em um plano de contingência. 

Você pode ter um carro com qualidade boa, fazer manutenção preventiva frequentemente para que você nunca fique sem carro. Isso é gerenciamento do disponibilidade. E você pode ter uma plano caso o seu carro seja roubado ou sofra uma batida forte. Esse plano pode incluir ter um seguro com carro reserva, comprar um segundo carro, alugar um carro ou considerar usar o Uber. Esse plano é feito pelo gerenciamento de continuidade.

Editado 1x. Última edição em 14/04/2018 17:11

Re: Gerencimento de disponibilidade e continuidade. Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Desenho de Serviço - Parte 3
Enviado em 15/04/2018 23:30
Oi Flavio, baita explicação e exemplo.
Obrigado.
Re: Gerencimento de disponibilidade e continuidade. Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Desenho de Serviço - Parte 3
Enviado em 17/04/2018 22:22
Boa noite,

No modulo 2, definição de serviço, não concordo no item "Sem terem que assumir custos e riscos", no meu ponto de vista, ao receber um serviço, estamos assumindo o custo e o risco, mesmo que indiretamente, em um cenário que o cliente recebe a internet na sua empresa, você assume o custo quando assina o contrato com o provedor de serviços e assume o risco mediante uma parada desse serviço, muitas vezes arcando com prejuízos.


Re: Gerencimento de disponibilidade e continuidade. Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 5 - Desenho de Serviço - Parte 3
Enviado em 17/04/2018 22:38
Boa noite, Janderson

Sempre que você tiver uma dúvida que não houver nenhuma relação com a dúvida de outro aluno, recomendo que você crie um novo tópico no fórum. 

Você não postou uma dúvida, apenas fez um comentário não concordando com um conceito. De qualquer forma, vou responder. 

Os slides são baseados em textos dos livros da ITIL, não são invenções minha. Então quando você não concordar com alguma coisa escrita  pode ser que você não entendeu o conceito ou o analisou sob uma perspectiva limitada. Os livros da ITIL foram escritos e revisados por vários autores, teve participação de uma grande comunidade.  Não acredito que possa ter um equivoco para se não concordar com determinado conceito.  O meu papel aqui é esclarecer quando não houver entendimento sobre os conceitos da ITIL. Sendo assim, antes de não concordar com algo, recomendo questionar. 

Usando os seu exemplo, o cliente não assume o custo inteiro para receber o serviço de acesso à internet, pois o cliente não vai pagar pela infraestrutura toda do provedor de serviço. O cliente no máximo vai pagar um preço para usar o serviço, mas não assumirá o custo do provedor de serviço. Então assumir custos do serviço é diferente de pagar para usar um serviço.  É verdade que cliente pode ter alguns riscos com o recebimento do serviço, porém o cliente não assumir os riscos que o provedor de serviços tem para fornecer o serviço.  Por exemplo, o provedor de serviço pode ter como risco interrupção de energia elétrica, ausência de pessoal, ataque de hacker, etc. O provedor de serviço deve assumir e tratar todos esses riscos, qualquer consequência desdes riscos fica com  provedor de serviços e não com o cliente. Portanto, o cliente não assumi os riscos envolvidos no fornecimento do serviço. 
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