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Classificação de tipos de serviço Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 20/10/2017 15:56
Boa tarde!

Sobre a classificação dos tipos de serviço, tenho algumas dúvidas:

1. Suporte, pode ser considerado um tipo de serviço? Ele poderia ser considerado um serviço intensificador de todos os outros uma vez que para todo serviço prestamos suporte?

2. Em algumas situações por exemplo, tenho dificuldades de identificar onde classificar. Por exemplo a parte de Internet, em muitos serviços o link de internet aparecerá como serviço de apoio como por exemplo email, mensagem instantânea, etc. E como ficaria a parte de acesso a sites? Consideraria como serviço principal o Acesso a sites e como serviço de apoio para isso o link de Internet? A parte do firewall entraria como serviço de apoio também?

3. No caso, somos um provedor de serviço interno mas que possuí alguns serviços administrados por um terceiro. Eu devo considerar esses serviços no meu catalógo de serviços uma vez que eu só repasso o problema para esse provedor fazendo a ponte entre o usuário e o provedor? Neste caso, essa ponte, seria considerado um serviço?

Valeu.

Re: Classificação de tipos de serviço Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 20/10/2017 16:07
Boa tarde, Diego

1. Se você trabalha em um departamento de TI interno, o "suporte" não é um serviço. O "suporte" existe para atender diversas questões que o usuário tem em relação ao serviço de TI que ele usa. Se o serviço for por exemplo, o e-mail, vai ter suporte para criar conta de e-mail, para resolver incidentes, para tirar dúvidas. O "suporte" na verdade são várias atividades que são feitas para atender estas questões que estão embutidas nos processos de cumprimento de requisição e gerenciamento de incidente, estudados no módulo 7.  Você só veria "suporte" como um serviço de TI se você trabalhar em um prestar de serviço comercial cujo o serviço principal é fornecer suporte para clientes externos. Por exemplo, uma empresa que fornece terceirização de suporte de primeiro nível. O serviço de TI deste prestador é o próprio suporte. 

2. Fica a seu critério. Não existe uma definição de como você tem que fazer no seu catálogo. Existe na ITIL apenas conceitos. Você adapta conforme o seu cenário. Você pode ver o "acesso a internet" como um serviço principal quando se referir a navegação em sites e você pode ver o "link de internet" como um serviço de apoio quando se referir a outros serviços precisam de internet para funcionar, como o serviço de e-mail. 

3. Deve considerar no seu catálogo todos os serviços que você entrega para os seus usuários, independente se parte destes serviços é entregue para um terceiro ou não. Pois sua área de TI é responsável por entregar os serviços aos usuários, independente se há envolvimento de terceiro ou não. Apenas terá que colocar no seu catálogo de TI técnico, que algo explicado no módulo 5, uma informação dizendo quem é responsável pela manutenção de cada serviço. 
Re: Classificação de tipos de serviço Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 20/10/2017 16:28
Perfeito Flavio. Ficaram claras pra mim as explicações.

Obrigado.
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