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Processos gerenciamento estratégico para serviços de TI e gerenciamento de portifólio de serviços Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Estratégia de Serviço
Enviado em 24/05/2017 21:30
O processo gerenciamento estratégico para serviços de TI não faz parte do escopo do exame ITIL Foundation. Porém eu ao ler os dois processo, eu tive dificuldade em entender a diferença. 

De acordo com outras bibliografias estudadas, o processo gerenciamento estratégico para serviços de TI auxilia a definir critérios e mecanismos para estabelecer os serviços mais adequados para atender aos requisitos de negócio, assim como a forma mais efetiva de gerencia-los. Vai dar orientações gerais de como os serviços devem ser escolhidos para atingir as necessidades de negócio.

Ja o gerenciamento de portifólio de serviços, segundo o material do curso, tem como objetivos (dentre outros) fornecer um processo  e mecanismos para habilitar a organização a investigar e decidir sobre quais serviços oferecer, com base em uma análise de retorno potencial e um nível aceitável de risco. Fornecer um mecanismo para a organização avaliar comos os serviços a possibilitam a realizar sua estratégia e a responder às mudanças.

Poderia me explicar a diferença entre os dois?


Re: Processos gerenciamento estratégico para serviços de TI e gerenciamento de portifólio de serviços Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Módulo 4 - Estratégia de Serviço
Enviado em 24/05/2017 22:04
Boa noite, Débora

Em resumo, o processo de Gerenciamento Estratégico para Serviços de TI avalia estratégia geral, considerando ambiente interno e externo, define mercados em que irá atuar, estabelece objetivos estratégicos, que tipos de clientes irá atender, executa o seu plano estratégico  alinhando ativos com resultados a serem alcançados,  prioriza investimentos, entre outras coisas. Gerenciamento de Estratégico, define em linhas gerais, os tipos de serviços que podem ser oferecidos ao mercado, mas não os serviços específicos. O Gerenciamento de Portfólio, vai apoiar na execução da estratégia, definindo os serviços específicos que precisam ser criados, aprovando projetos e acompanhando os projetos destes serviços. 


Para entender a diferença com propriedade você teria que pegar o livro oficial de Service Strategy e comparar objetivos, escopo, atividades entre cada processo. Isto está fora da proposta do curso, já que o foco aqui é somente abordar o currículo do exame ITIL Foundation. 


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