Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Duvida - Departamento, Unidade, Grupos e Funções Categoria: Não informado - Módulo: Não informado
Enviado em 18/05/2017 14:35
Olá, sou analista de TI, e estou ficando um pouco confuso com a utilização dos termos Departamento, Unidade, Grupos e Funções. No geral, estou entendendo como se apresentassem sendo a mesma coisa. Mas, em cada momento, vocêo fala como se fossem diferentes. 

Com isso, peço um esclarecimento melhor sobre: (DE MANEIRA GROSSEIRA) O que é um departamento em um organização? O que é um grupo? Uma função não é a mesma coisa de departamento? 

Desde já, grato! 
Re: Duvida - Departamento, Unidade, Grupos e Funções Categoria: Não informado - Módulo: Não informado
Enviado em 18/05/2017 14:49
Boa tarde, Jean

Departamento de uma organização = uma área, setor, grupo de pessoas responsáveis por atividades de certa natureza. Exemplo: Departamento de marketing, financeiro, de TI, de pessoas, de produção, comercial, etc. Todo departamento tem uma estrutura de gerente e subordinados. 

Grupo = conjunto de pessoas, com ou sem subordinação.  

Função na ITIL = grupo de pessoas responsáveis por certas atividades em TI que facilitam a realização dos processos do ciclo de vida do serviço da ITIL. Funções que existem na ITIL: 
- Central de serviço  que presta suporte aos usuários em primeiro nível
- Gerenciamento técnico que inclui pessoas técnicas das diversas áreas de infraestrutura, como pessoal que cuida de redes, de mainframes, de servidores, de banco de dados, etc. 
- Gerenciamento de aplicativo que inclui pessoas que prestam suporte aos aplicativos. 
- Gerenciamento de operações que inclui pessoas que realizam atividades de rotina, como backup, monitoramento de eventos. 

Uma função na ITIL pode ser simplesmente representando por um grupo de pessoas ou um departamento. Pode existir um departamento de central de serviço, um departamento de infraestrutura. Sendo um departamento, inclui um gerente.  Mas isto não interessa para a ITIL. O que interessa é existirem pessoas para realizar certas atividades, se estas pessoas estão em um grupo ou departamento, não interessa, apenas tem que ter as pessoas para realizar as atividades para fazer os processos de TI funcionarem. 

xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso