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Dono do processo x Dono do serviço Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 04/04/2017 10:56
Olá, 

Sempre estou confundindo estes dois termos em nivel de responsabilidades.

Teria uma forma ou explicação que pudesse ajudar a gravar.

ex: Dono do processo é a pessoa responsável pelo processo como um todo. Seria a pessoa que quem quem criou o processo, e vendeu o \"produto de ti\" para a diretoria das empresas ?
Dono de processo geralmente seria o Gerente ou Diretor de TI ?


Grato, 
Re: Dono do processo x Dono do serviço Categoria: Dúvidas gerais - Módulo: Não informado
Enviado em 04/04/2017 11:03
Bom dia, Octávio

Dono do processo é quem define, estabelece o processo. É um papel, não é um cargo. Qualquer um pode assumir um papel na ITIL. Quem vai assumir este papel, depende do contexto, depende de quem está interessado em implantar o processo na área de TI. Não posso dizer que sempre vai ser o cargo X, mas em uma área de TI pequena, geralmente o gerente de TI acaba sendo dono de muitos processos porque ele é quem estabeleceu o processo e depois repassa para outra pessoa gerencia.  Ainda em uma área  de TI pequena, também é comum a pessoa que estabelece o processo também gerenciar o processo, então ela assume o papel de dona e gerente do processo. 

Dono de serviço é quem presta contas por um serviço de TI no mais alto nível da organização de TI. Novamente, numa área de TI pequena, quem vai prestar contas pela qualidade do serviço, se o serviço está atendendo bem as necessidades do cliente, pode ser o gerente de TI. Em organizações de TI que desenvolvem aplicativos, muitas vezes a pessoa que cuida do projeto de manutenção do aplicativo, também assume a propriedade do serviço baseado neste aplicativo. Então, o gestor de desenvolvimento também poderia cuidar da operação de um aplicativo em produção, ele seria dono de um serviço baseado neste aplicativo. Em outras organizações maiores, pode existir um gestor de contas para cada serviço de TI. 

Dizer quem vai ter que assumir cada papel em uma organização é uma tarefa difícil. Não tenho receita para isto. O importante é entender o que o papel na ITIL representa, entender o conceito do papel isoladamente.  O estabelecimento dos papéis é algo que é feito quando se implanta a ITIL na organização. Enquanto a ITIL não está implantada, não há definição clara destes papéis na organização e talvez não haja ninguém exercendo determinado papel. 

Editado 2x. Última edição em 04/04/2017 11:06

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