Fórum de discussão

Consulte abaixo todas as dúvidas e comentários relacionados a este curso. Se você tem alguma dúvida, utilize o botão CRIAR NOVO TÓPICO. Verifique antes se a sua dúvida já não foi enviada por outro aluno.


Aumento de espaço em File Server - Incidente ou Req ? Categoria: Não informado - Módulo: Módulo 7 - Operação de Serviço - Parte 1
Enviado em 27/02/2017 22:43
Boa noite.

Pegando um exemplo onde em um determinado File Server restam apenas 10% do volume total disponível para uso:

-> Se essa situação é pega pela monitoração, onde defino um gatilho ao chegar em 10%, entendo que esse evento abrirá um Incidente;
-> Se um usuário da TI abre um chamado vendo os 10% livre e pedindo expansão do File Server, entendo que será aberto um Service Request. 

Qual a correta classificação nestes dois casos ? Trataria-se de incidente ou Requisição ?

Obrigada
Re: Aumento de espaço em File Server - Incidente ou Req ? Categoria: Não informado - Módulo: Módulo 7 - Operação de Serviço - Parte 1
Enviado em 27/02/2017 23:01
Boa noite, Danielle

Incidente somente existe em caso de indisponibilidade não planejada ou redução da qualidade. Em nenhuma das suas situações é incidente.  Só seria se tivesse acabado o espaço, assim ocorrendo indisponibilidade.   Se a expansão requer trocar de disco, vai ser tratada como mudança. Se a expansão é feita de forma simplificada, como em virtualização, não tendo riscos, pode ser tratada como requisição de serviço. 
Re: Aumento de espaço em File Server - Incidente ou Req ? Categoria: Não informado - Módulo: Módulo 7 - Operação de Serviço - Parte 1
Enviado em 28/02/2017 09:31
Obrigada, Flavio.
Apenas para fechar o entendimento: no caso da monitoração, entendo que geraria um log(evento) para notificar o time responsável de que já atingiu 90% de utilização do storage. E então com base nesse evento que seria aberta manualmente uma Requisição ?
Re: Aumento de espaço em File Server - Incidente ou Req ? Categoria: Não informado - Módulo: Módulo 7 - Operação de Serviço - Parte 1
Enviado em 28/02/2017 10:00
Bom dia, Danielle

A ferramenta de monitoração , se tiver essa funcionalidade, pode ser parametrizada para gerar o registro de requisição de forma automática. Caso não tenha, então um alerta tem que ser gerado para a equipe responsável que então vai fazer o registro manual.
xÉ necessário estar logado no ambiente de ensino para poder enviar respostas. Fazer o login
Evite a pirataria

Para que continuemos desenvolvendo novos cursos com preços acessíveis, contamos com a sua colaboração. O conteúdo dos nossos cursos não pode ser redistribuído de qualquer forma ou por qualquer meio. Somente o aluno devidamente inscrito nos cursos poderá fazer uso dos nossos materiais. Se você identificar que alguém está usando indevidamente o conteúdo dos nossos cursos, ou distribuindo-o ilegalmente, por favor avise-nos imediatamente através do e-mail contato@tiexames.com.br. Veja as condições de uso dos nossos conteúdos.

Leia a licença de uso